05. #PapoÍntimo com Joel Jota

05. #Papo Íntimo com Joel Jota

Sandra Chayo recebeu no Podcast Papo Íntimo o influencer Joel Jota, ex-atleta, empresário, palestrante e o mais novo jurado do programa Shark Tank. Ele contou sobre sua relação com o esporte e como isso influenciou no sucesso dos negócios.

Quem é Joel Jota, o convidado de Sandra Chayo no Papo Íntimo?

Joel Jota é empresário, palestrante, treinador de alta performance e ex-atleta de natação pela Seleção Brasileira. No podcast de Sandra Chayo, ele contou um pouco sobre sua trajetória, sendo o filho do meio entre três irmãos.

Na infância, era um pouco tímido e tinha dificuldade na escola, mas conta que seu encontro com a natação foi uma virada em sua vida.

Ele começou no esporte aos 12 anos e aos 13 já participava de competições, chegando a ser campeão paulista.

Dedicação ao esporte

Sua relação com a natação fez com que escolhesse a faculdade de Educação Física. Após formado, ele atuou como professor e treinador também nas piscinas.

Ele chegou a concluir o mestrado na USP na área e quase chegou ao doutorado. Mas, desistiu de seguir com a carreira acadêmica diante da falta de perspectivas de ganhos financeiros relevantes.

05. #Papo Íntimo com Joel Jota
Joel Jota se formou em Educação Física e foi atleta de natação. Imagem do Instagram @joeljota 

Quais são as ambições de Joel Jota?

O empresário e influencer contou que seu sonho quando entrou na natação era se tornar um atleta olímpico. Como isso não aconteceu, se dedicou à carreira de treinador, na esperança de comandar uma equipe nas Olimpíadas.

Em paralelo, ele também sentia uma necessidade de empreender, para conquistar uma vida financeira mais confortável. Afinal, a atividade como professor e acadêmico ainda não era capaz de render esse retorno.

Primeiras tentativas como empreendedor

Antes de se tornar um empreendedor de sucesso, Joel Jota tentou alguns projetos que não seguiram adiante. Um deles foi prestar consultoria para atletas da natação, analisando seus movimentos para indicar melhorias. 

Quando Joel Jota se viu como influenciador?

Na entrevista com Sandra Chayo, Joel contou que desde a adolescência já tinha um certo nível de influência sobre os colegas, depois com seus alunos na faculdade e atletas que treinou ao longo da carreira.

Nesse contexto, quando começou a cogitar empreender, entendeu que poderia usar dessa influência positiva para os negócios.

Definiu, então, como primeiro objetivo, escrever um livro, que reunisse seus aprendizados no esporte, mas que não ficasse restrito a essa área.

Como não teve apoio de nenhuma editora, ele investiu na publicação, divulgação e venda de sua própria produção.

A partir disso, passou a procurar instituições para dar palestras e vender exemplares aos espectadores.

Quando a carreira de influencer de Joel Jota deslanchou?

Joel Jota já tinha um perfil nas redes sociais desde 2012 e sempre publicou conteúdos relacionados às suas atividades. Mas foi em 2019 que ele, de fato, viralizou e ganhou notoriedade com um público mais amplo.

Primeiro infoproduto

Sua primeira experiência em monetizar ocorreu em 2018. Na época, ele começou a fazer uma série de lives no Instagram, em que mostrava sua rotina matinal, que incluía acordar às 05h00 da manhã e sair para correr.

Depois de 21 dias nesse projeto, ele ofereceu à audiência a opção de comprar os conteúdos, que não ficaram salvos no perfil. Assim, conseguiu atingir uma receita de seis dígitos. 

Crescimento constante

Nos anos seguintes, Joel viu seu perfil crescer, batendo a marca de 1 milhão de seguidores.

Desse modo, passou a ser convidado para palestras, bem como, investiu na venda de cursos e mentorias, todos dentro da temática de performance.

05. #Papo Íntimo com Joel Jota
Joel Jota viu seu perfil de influencer crescer na internet com as lives matinais. Imagem do Instagram @joeljota 

Como Joel Jota e a mulher começaram a trabalhar juntos?

Joel Jota, casado há 10 anos, conta que a esposa decidiu apoiá-lo no empreendimento em 2017.

Então, ela se tornou sócia da empresa e para que a parceria fluísse bem, o ponto essencial foi definir de forma clara o papel de cada um.

Com isso, ele se dedicou à comunicação e atração de novos clientes, enquanto ela cuidava da parte operacional, para garantir a satisfação, além de manter a empresa em dia com suas obrigações.

Sandra Chayo, inclusive, comentou sobre a importância de ter sócios e parceiros com habilidades complementares. Dessa forma, a gestão se torna mais eficaz, além de evitar a competição interna.

Qual é a relação de Joel Jota com os investimentos?

Quando começou a ter um retorno financeiro melhor na carreira, o influencer quis diversificar suas fontes de renda e então, começou a estudar mais sobre investimentos. 

Em seguida, passou a aplicar em empresas e startups. Aliás, ele destacou que em algumas não obteve o retorno esperado, mas não desanimou em razão disso. Em 2022, surgiu a oportunidade de participar como convidado do programa Shark Tank Brasil.

Ele recebeu o convite após um amigo desistir em razão de agenda, mas aproveitou a oportunidade. Depois disso, então, ele se tornou jurado fixo na oitava temporada do programa.

Áreas de interesse

Para Sandra Chayo, ele elencou as áreas de negócios que mais lhe chamam a atenção na hora de investir, sendo elas, por exemplo:

  • educação;
  • internet;
  • refeição;
  • tecnologia;
  • saúde e bem-estar.

Ele conta que ao longo da temporada já investiu em sete projetos e que valoriza também o perfil do empreendedor, que se mostra preparado para crescer junto.

Qual é o propósito de vida de Joel Jota?

O entrevistado conta que descobriu seu propósito ao analisar a essência das atividades que realiza. Em resumo, ele treina as pessoas para se tornarem mais confiantes e com isso, conseguirem realizar seus projetos pessoais.

Como observou, sua experiência no esporte lhe trouxe a confiança que faltava para que pudesse ter sucesso nas demais áreas da vida. Por isso, um de seus objetivos é passar essa lição para os filhos.

Isso faz com que, nas palavras de Sandra Chayo, que conheceu Joel na bancada do Shark Tank, ele consiga gerar uma grande transformação na vida das pessoas. Isso, aliás, é um dos grandes motores do empreendedorismo.

Sucesso treinável

Joel acredita que a falta de confiança está ligada ao despreparo, ou seja, com estudo e treino, qualquer pessoa pode se desenvolver e se tornar mais confiante. E são essas as reflexões que propõe em seus cursos e mentorias.

Confira, então, a íntegra da entrevista no canal do YouTube clicando aqui, e siga também o perfil no Instagram @papointimo.podcast para saber dos novos episódios.

Produtos Relacionados

Gostou desse conteúdo? Leia também: