07. #PapoÍntimo com Tallis Gomes

07. #PapoÍntimo com Tallis Gomes

Tallis Gomes, empreendedor de sucesso, criador da Easy Taxi e do G4 Educação, é o convidado de Sandra Chayo no episódio 7 do podcast Papo Íntimo. Na conversa, ele contou um pouco mais sobre o início da carreira e os desafios que enfrentou.

Quem é Tallis Gomes, o convidado de Sandra Chayo no Papo Íntimo?

Tallis Gomes é um jovem empreendedor que, aliás, já esteve na lista da Forbes 30 Under 30.

Nascido no interior de Minas Gerais, em uma família com poucas condições financeiras, desde muito cedo entendeu a necessidade do trabalho para ter uma mudança de vida.

Ele se tornou conhecido como um empreendedor serial, uma vez que criou várias empresas de sucesso, como a plataforma Easy Taxi e o aplicativo de manicures Singu, comprado pela Natura. 

Atualmente, está à frente do G4 Educação, uma plataforma de formação em negócio, na qual Sandra Chayo é uma das mentoras.

07. #PapoÍntimo com Tallis Gomes
Sandra Chayo enxerga Talles Gomes com um perfil similar ao de seu pai para os negócios. Imagem do G4 Educação

Infância marcada por desafios

Os pais de Tallis se separaram quando ele tinha apenas 5 anos e então, ele foi morar com a avó, que trabalhava como doméstica e residia no emprego. 

O patrão de sua avó, que era também seu padrinho, foi uma das pessoas que mais o apoiaram nessa fase. Embora fosse um pouco severo, ele o ajudou nos estudos e o incentivava a começar a ganhar o seu próprio dinheiro.

Ainda adolescente, Tallis começou a tocar guitarra e montou uma banda, inclusive, o grupo fazia shows pela cidade. Eles precisaram de uma bateria nova, então, surgiu a primeira oportunidade de empreender.

Como o Mercado Livre ainda era um site pouco conhecido, ele passou a oferecer aparelhos celulares para venda, e então, comprava pela plataforma, com um acréscimo. Dessa forma, conseguiu obter o valor para comprar o novo instrumento.

Como foi o início da carreira de Tallis Gomes?

Tallis Gomes decidiu sair do interior de Minas Gerais para buscar novas oportunidades e, enfim, chegou ao Rio de Janeiro. Essa mudança foi impulsionada pela descoberta da gravidez de sua namorada.

Ele começou a faculdade de Publicidade e Propaganda na ESPM, porque ganhou uma bolsa de estudos. Mas, como não se identificou com o curso, trancou a matrícula e passou a se dedicar a outros projetos. 

Sua primeira empresa foi a E-Spartan, que oferecia serviços de mídias sociais, no entanto, devido à falta de planejamento, acabou quebrando.

Qual foi o momento de mudança na vida de Tallis Gomes?

Depois do fracasso na primeira empresa, Tallis se dedicou a aprender sobre programação, bem como, gestão de negócios. Mas, a grande mudança veio com um curso de SEO, que ainda era uma área nova.

A partir disso, ele começou a prestar serviços para a criação de anúncios para empresas e  isso lhe trouxe ganhos maiores. Também surgiu uma chance para trabalhar na área de marketing na empresa Ortobom.

Projeto audacioso

Na empresa de colchões, ele propôs à diretoria a criação de um e-commerce para a venda dos produtos. A ideia teve resistência interna, mas ele apostou o seu cargo de que conseguiria colocar em prática.

Mesmo com um orçamento menor do que o esperado, ele conseguiu criar o site de vendas, que em poucos meses já gerava R$ 500 mil por mês.

Isso o fez subir de status dentro da companhia, chegando à direção da área de marketing.

07. #PapoÍntimo com Tallis Gomes
Tallis Gomes é empreendedor e fundador da G4 Educação. Imagem do Instagram @tallisgomes

Como Tallis Gomes criou a Easy Taxi?

A ideia da Easy Taxi, um aplicativo que conecta taxistas e passageiros, surgiu em um desafio na Startup Weekend. O projeto ficou entre os primeiros colocados e, então, ele decidiu investir na ideia. 

A empresa cresceu de forma rápida e atingiu a marca de R$ 1 bilhão, até que foi vendida em 2017 para a Cabify. 

Singu

Com base na ideia da plataforma de táxi, Tallis Gomes viu a chance de replicar o serviço para a área de beleza. Dessa forma, surgiu a Singu, um aplicativo que conecta manicures a clientes.

Um de seus diferenciais era a taxa de 30% cobrada das parcerias, menor do que a praticada em salões de beleza.

Além disso, ele enxergou uma forma de impactar a vida de mais pessoas, que cresciam com a empresa e atingiam a autonomia financeira.

Função social da empresa

No ano de 2020, com a pandemia de Covid-19, a empresa sofreu uma queda brusca de receita, uma vez que os serviços não essenciais ficaram suspensos em razão dos decretos de isolamento social.

Mesmo assim, Tallis tomou uma decisão corajosa, e ofereceu uma ajuda mensal para as mulheres que ficaram sem poder trabalhar.

Para ele, ainda que isso levasse à quebra da empresa, era seu dever moral auxiliar os parceiros.

Na época, a negociação com a Natura já estava em curso e com isso, foi possível manter a operação e preservar a fonte de renda para milhares de mulheres.

Quais semelhanças Sandra Chayo aponta entre Tallis e seu pai?

Na conversa, Sandra Chayo destacou que conheceu Tallis logo após o falecimento de seu pai e que enxerga várias semelhanças entre os dois.

Afinal, ambos começaram do zero e contaram com o apoio de um familiar, sempre sendo gratos.

Ela também pontuou que os dois nunca se deixaram abater pelas dificuldades, tampouco se vitimizaram pelas suas condições. Além disso, se mantém firmes em suas convicções e buscam impactar todos ao seu redor.

Como surgiu a ideia do G4 Educação?

A G4 Educação é o mais recente projeto de Tallis, uma plataforma de formação de empreendedores.

Ele contou que sofreu um acidente grave, que o deixou imobilizado por mais de um mês e usou esse período para estudar sobre gestão de negócios.

A ideia inicial era lançar um livro sobre o tema, mas em uma conversa com amigos, lhe sugeriram fazer algo mais prático.

A fim de testar a viabilidade, ele lançou uma mentoria e divulgou em seu perfil no Instagram.

Já nessa primeira tentativa, conseguiu mais de 500 inscrições e dividiu os alunos em turmas menores, para maior interação. 

Criação da plataforma

A partir do sucesso do empreendimento, o G4 se tornou uma empresa e expandiu os treinamentos também para os funcionários, focando em pontos-chave para o sucesso dos negócios.

Um de seus principais pilares é ter como professores pessoas que, de fato, têm experiência prática com cases de sucesso em sua área de atuação.

Confira na íntegra a entrevista com Tallis Gomes neste link e siga também o perfil no Instagram @papointimo.podcast para ficar sabendo dos próximos episódios.

Produtos Relacionados

Gostou desse conteúdo? Leia também: