16. #PapoÍntimo com Georgios Frangulis

Sandra Chayo recebeu Georgios Frangulis no episódio 16 do podcast Papo Íntimo para uma conversa sobre a sua trajetória de sucesso com a marca Oakberry, bem como sobre os desafios do empreendedorismo. Veja mais detalhes sobre esse papo no texto a seguir.

Por que Sandra Chayo convidou Georgios Frangulis para o Papo Íntimo?

Sandra Chayo explica que a história de Georgios Frangulis é inspiradora, por isso, ela o convidou para falar sobre o sucesso da marca Oakberry, que virou orgulho nacional.

Ela contou também que ficou impressionada com a história de superação do empresário e, assim, o vê como um exemplo para as futuras gerações de empreendedores.

História da Oakberry

A história da marca começa com o início da vida acadêmica de Georgios, que se formou em direito, uma vez que sempre teve vontade de empreender e sabia que essa área seria muito útil em qualquer frente que ele fosse escolher.

16. #PapoIntimo com Georgios Frangulis
Georgios Frangulis é o fundador da marca multinacional Oakberry. Imagem da Forbes

Início no mundo dos investimentos

Após se formar, sem saber o que fazer, mudou-se para os Estados Unidos e tentou investir no mercado de imóveis em sociedade com um amigo.

Os planos não deram certo e, então, mudou-se para a Califórnia, onde viu uma oportunidade nos costumes saudáveis da cidade.

Desse modo, ele notou que havia uma busca muito grande por açaí, o qual é muito consumido no Brasil. Embora houvesse uma alta demanda, ele conta que os vendedores locais não sabiam comercializar o produto, seja por falta de qualidade ou pela demora no atendimento.

Sendo assim, pensando em criar um padrão de vendas e se destacar nesse mercado, ele idealizou a empresa, mas não tinha condições de alugar um imóvel no local.

Criação da Oakberry

Frangulis contou que resolveu iniciar o negócio no Brasil, mas passou por alguns desafios até abrir a primeira loja da Oakberry. Antes de tudo, ele não tinha verba o suficiente para tirar o plano do papel e estava de casamento marcado dentro de alguns meses.

Em agosto de 2016, ele descobriu um câncer na tireoide e isso pôs como um empecilho a mais para ele não conseguir abrir o negócio. Para poupar dinheiro, resolveu cancelar todos os seguros que tinha, mas descobriu que um deles tinha cobertura para câncer.

Assim, recebeu 75% do prêmio do seguro e com esse dinheiro, abriu a primeira loja Oak em dezembro de 2016. Ele destaca, então, que de uma situação delicada veio a oportunidade da sua vida.

Por que Georgios Frangulis começou com franquias?

Sandra Chayo perguntou a Georgios Frangulis por que ele optou começar com franquias e a resposta foi que esse modelo ajuda o negócio a crescer nessa fase inicial. Desse modo, a empresa obteve um crescimento alto e até superou as suas expectativas.

Ele explicou que a franquia permite focar no negócio e em fazê-lo tomar forma, para que as pessoas conheçam o produto ou serviço que a marca oferece.

O resultado disso foi um negócio rentável e mais de 130 lojas abertas nos primeiros 2 anos, o que superou uma projeção de 30 lojas. Hoje, a marca está presente em mais de 40 países e se tornou referência no mercado de açaí.

Oakberry no mercado internacional

Como foi pensada para ser criada nos Estados Unidos, Frangulis contou que sempre quis que a Oakberry chegasse ao mercado internacional. Então, quando viu que a demanda existia fora do Brasil, ele expandiu o negócio para fora.

A vantagem que ele teve de criar a marca pensando na internacionalização, foi que estava preparado para isso e já sabia como operar no mercado americano.

Como começou a expansão internacional da Oakberry?

Georgios Frangulis conta para Sandra Chayo que a expansão internacional da Oakberry começou na Austrália, com uma loja em Sydney, em janeiro de 2019. Em seguida, no mês de agosto do mesmo ano, abriu uma loja em Dubai, nos Emirados Árabes.

16. #PapoIntimo com Georgios Frangulis
Georgios Frangulis levou a marca Oakberry para mais de 40 países. Imagem da Forbes

Primeira loja nos Estados Unidos

A primeira loja da marca nos Estados Unidos foi aberta em dezembro de 2019 e Georgios explicou que, embora o país tenha o melhor mercado do mundo, é também o mais difícil e competitivo. Hoje, tem um total de 52 lojas na América do Norte, sendo:

  • 30 nos EUA;
  • 13 no México;
  • 9 no Canadá.

Por que Georgios Frangulis escolheu o nome Oakberry?

Georgios Frangulis explicou que, por pensar em criar uma marca grande, não poderia ter um nome óbvio. Assim, ele pensou no nome Oakberry, que não tem um significado, mas que tinha um diferencial dos demais.

Ele contou também que o seu sócio não tinha certeza se esse era um bom nome para a marca, mas teve um insight com um texto bíblico que o fez ter certeza que era a escolha ideal.

Quais dificuldades Georgios Frangulis enfrentou na trajetória com a Oakberry?

Georgios Frangulis disse a Sandra Chayo que a maior dificuldade com a Oakberry foi a digitalização repentina em 2020, por conta da pandemia da Covid-19. Porém, foi um desafio vencido pela marca, que hoje tem 35% do faturamento do delivery.

Além disso, quanto mais lojas passou a abrir fora do Brasil, teve que me manter um padrão de qualidade e entrega, para que o público se mantivesse fiel.

Choque de culturas

Georgios explicou que um grande desafio foi popularizar o açaí em alguns países, como, por exemplo, em Dubai. O ideal, segundo ele, é se adaptar à cultura local e respeitar certos costumes da região.

Do mesmo modo, ele contou que é difícil fazer negócio com pessoas de diferentes países, pois cada um tem as suas formas de comercializar. Portanto, a empresa conta um time de colaboradores que entendem a cultura local e sabem como se comunicar com eles.

O que Georgios Frangulis contou sobre o açaí como matéria-prima?

Georgios Frangulis contou que desde a colheita até os baldes de açaí há uma produção sustentável, feita, aliás, em uma fábrica no município de Santa Isabel do Pará. 

Sendo assim, um produto que antes era usado apenas para subsistência local, movimenta uma economia que cresce cada vez mais e gera empregos.

Qual mensagem Georgios Frangulis deixou para os jovens empreendedores?

Georgios Frangulis disse que o mais importante é acreditar na sua ideia e, assim, bater o pé em uma decisão e levar adiante com foco e determinação pode ser a fórmula para o sucesso.

Confira na íntegra a entrevista com o empresário clicando neste link e também siga o perfil @papointimo.podcast no Instagram para ficar sabendo sobre os próximos episódios do canal.

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