lançamentos
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

17. #PapoÍntimo com Camila Coutinho

No episódio 17 do Papo Íntimo, Sandra Chayo recebeu a designer de moda e influencer Camila Coutinho. A criadora do blog Garotas Estúpidas falou como foi o início da carreira na internet e sua trajetória como empreendedora no ramo da beleza.

Por que Sandra Chayo considera Camila Coutinho uma das primeiras influencers?

Sandra Chayo destacou que antes mesmo de surgir o termo influencer, Camila Coutinho já exercia esse papel em seu blog.

O portal, que ela criou ainda muito jovem, aos 18 anos, tratava de assuntos diversos, como comportamento, beleza e celebridades.

Nessa época ela já criava posts com inspirações de looks do dia, bem como, sugestões de produtos de beleza, como esmaltes e cosméticos.

Embora o blog tenha levado cerca de dois anos para ganhar relevância, começou a chamar a atenção das marcas.

Contratos de publicidade

Camila contou que as primeiras publicidades pagas que fez no blog foram para um curso do Senac e para uma marca de moda estrangeira.

Desde então, surgiram novas parcerias e ela tornou o negócio mais profissional, fazendo contratos e criando a própria empresa.

Atualmente, o Garotas Estúpidas tem uma gestão editorial autônoma e fecha suas próprias parcerias para campanhas e divulgação.

O que Camila Coutinho considera que foi essencial para empreender?

Camila contou que teve muito apoio do pai, desde a decisão em se formar como designer de moda, uma carreira menos tradicional, até a criação do seu blog. Ele, aliás, foi quem a incentivou a dedicar mais tempo para esse projeto, porque via potencial para crescer.

Como a autoestima ajuda a incentivar o empreendedorismo?

Para ela, essa segurança foi essencial para alimentar a coragem de inovar e assumir riscos na carreira. Inclusive, o próprio nome do blog, que ela insistiu em manter, apesar de muitas sugestões para mudar.

17. #PapoÍntimo com Camila Coutinho
Camila Coutinho começou na internet com o Blog Garotas Estúpidas e possui a própria linha de produtos. Imagem do Instagram @camilacoutinho 

Como Camila Coutinho se adaptou às novas redes sociais?

Com a chegada das novas redes sociais, como o Instagram e o TikTok, por exemplo, Camila Coutinho criou sua marca pessoal. Ela destaca que a partir daí passou a ter mais cuidado com a construção da imagem em eventos em que participa.

Ela também se coloca na posição de aprendiz, uma vez que precisou entender como funciona cada plataforma e qual a maneira como o público consome o conteúdo.

Sua experiência com o blog, no entanto, foi um diferencial para se sentir mais confortável no papel de comunicadora também nestes canais.

Quando surgiu a marca de beleza de Camila Coutinho?

Camila contou para Sandra Chayo que criou a marca GE Beauty após descobrir um caso de plágio. Em resumo, outra empresa havia lançado uma linha de produtos para cabelos que levava o nome Garotas Estúpidas, marca que ela criou com o blog.

Apesar do transtorno, ela viu ali uma oportunidade de criar algo próprio, ao invés de apenas trabalhar e indicar produtos de terceiros. Além disso, queria diversificar suas formas de negócio, que até então, ficavam apenas no digital.

A escolha por uma linha de cuidados capilares veio diante da escassez de produtos que atendam os diversos tipos de fios em um país tão miscigenado. 

Quais são as metas para a GE Beauty?

Camila contou na entrevista que a marca já conta com algumas lojas físicas em shoppings, no formato de quiosques. No entanto, seu objetivo é expandir e chegar a pelo menos 27 pontos de venda no país.

O que Camila Coutinho e Sandra Chayo têm em comum?

Sandra Chayo destacou os pontos comuns na trajetória de ambas, em especial a inspiração vinda da figura paterna. Os pais delas foram sempre incentivadores e criaram a autoestima que precisavam para ter convicção nos próprios projetos.

Outra semelhança é a ideia de criar algo com sua própria personalidade, mesmo no caso de Sandra, que assumiu uma empresa familiar, mas imprimiu o seu modo de ver o negócio.

As duas também buscam sair da zona de conforto e se arriscar em novos projetos. Camila, por exemplo, apesar de se comunicar bem, sempre teve medo de se estar sozinha nos palcos.

Para vencer esse problema, ela contou com ajuda de um mentor e logo em seguida surgiu o convite para um TED Talk. Hoje, ela faz palestras e realiza eventos para marcas parceiras.

Do mesmo modo, Sandra venceu a timidez, e criou seu próprio podcast, uma iniciativa para dividir lições sobre empreendedorismo.

O que Camila Coutinho faz para estimular a criatividade?

Na entrevista, Sandra Chayo destacou que Camila sempre tem indicações de livros em suas redes sociais. De fato, a influenciadora contou que tem o hábito da leitura, além de ouvir podcasts sobre assuntos diversos, como forma de aumentar seu repertório.

Para ela, apesar de sempre ser preciso se atualizar e estudar sobre o ramo que atua, ter essa variedade a ajuda a ser mais criativa e enxergar as situações de outro ângulo.

17. #PapoÍntimo com Camila Coutinho
Camila Coutinho foi uma das primeiras a monetizar a influência na internet. Imagem do Instagram @camilacoutinho

Como Camila Coutinho se vê no futuro?

Camila Coutinho contou que pensa em desacelerar a produção de conteúdo no futuro, mas sem sair da comunicação. Embora ela ame o que faz, conta que as redes sociais geram uma ansiedade em estar sempre presente. 

Por conta disso, ela quer investir cada vez mais nos seus negócios, como a GE Beauty, que lhe permite ter mais autonomia e tirar um tempo longe das redes para descansar e aproveitar momentos com os amigos e família.

Sandra dividiu que tem o mesmo sentimento às vezes, com a sensação de não ser produtiva, mesmo que esteja ocupada em outras frentes. 

Como Sandra Chayo enxerga o papel da influência?

Mesmo com os desafios em torno do trabalho nas redes, Sandra Chayo vê o papel de pessoas como Camila Coutinho como uma forma de devolver para a sociedade um pouco daquilo que ela construiu.

Para ela, esses casos de sucesso têm o potencial de inspirar mais pessoas para criarem seus negócios e investirem nos seus sonhos. 

Você confere o episódio completo do podcast no canal do YouTube clicando aqui. Além disso, siga o perfil @papointimo.podcast no Instagram para ficar sabendo dos novos convidados.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: