18. #PapoÍntimo com Alexandre Zolko

Sandra Chayo recebeu Alexandre Zolko, fundador da CRM&Bônus no 18º episódio do podcast Papo Íntimo. Ele contou como foi o seu início nos negócios, bem como, o que aprendeu a partir dos sucessos e também dos fracassos.

Quem é Alexandre Zolko?

Alexandre Zolko é um empresário e investidor brasileiro, criador de empresas como a My Shoes e a mais recente, a CRM&Bônus. Ele nasceu em uma família com tradição no varejo, dona da rede TVZ, no ramo da moda.

Desde muito pequeno, ele conviveu em um lar que teve contato com o dia a dia de lojas em shoppings e chegou à posição de CEO na empresa da família. 

Como Alexandre começou a empreender?

Mesmo dentro da TVZ, Alexandre via possibilidades de expansão no negócio e sempre acreditou muito no modelo de franquias para alcançar esse objetivo. Como seu pai, à época, não aceitou a proposta, ele criou seu próprio negócio.

Nesse contexto, nasceu a My Shoes, no ramo de calçados, que teve um crescimento exponencial e chegou à marca de 80 lojas em apenas 3 anos. A rede, inclusive, superou os resultados de marcas já consolidadas no mercado como a Arezzo. 

Por fim, ele vendeu a marca para a concorrente Arezzo & Co, porque já estava envolvido em outros projetos.

18. #PapoÍntimo com Alexandre Zolko
Sandra Chayo entrevistou Alexandre Zolko, que também é seu parceiro de negócios. Imagem do Instagram @papointimo.podcast

Como Alexandre Zolko analisou o fracasso de alguns empreendimentos?

Alexandre conta que achou que poderia replicar o sucesso da My Shoes em qualquer área, por isso, investiu em diversos outros empreendimentos. Mas, esses novos negócios, com um breve momento de crescimento, não duraram muito.

Ao olhar para trás, Alexandre Zolko diz que entende agora que faltava foco para fazer com que esses negócios pudessem crescer. Por isso, a decisão de vender a My Shoes veio no momento em que a empresa estava em baixa, para evitar um prejuízo maior.

Nesse momento, ele decidiu focar apenas em sua atividade dentro da TVZ, sem se dedicar a uma série de projetos paralelos.

Como surgiu a CRM&Bônus?

Alexandre contou que a CRM&Bônus surgiu não como a ideia de ser um negócio independente, mas sim de uma necessidade interna na TVZ.

O sistema funciona como uma plataforma de gift back, ou seja, quando um cliente faz uma compra na loja, ganha um bônus para gastar em uma nova compra, dentro do prazo de 30 dias. 

O grande diferencial desse sistema, no entanto, é que faz a validação do telefone do cliente no momento em que está no caixa. Dessa forma, a empresa passou a ter dados confiáveis sobre quantos clientes receberam o benefício e quantos retornavam.

Qual foi o primeiro contato entre Alexandre Zolko e Sandra Chayo?

A ideia da CRM&Bônus deu tão certo que Alexandre viu a possibilidade de criar um negócio a partir dela e oferecer essa solução a outras lojas do ramo de varejo. A Hope, empresa liderada por Sandra Chayo, foi uma das primeiras a aderir ao sistema.

Nesse contexto, para evitar o mesmo erro que cometeu nos empreendimentos anteriores, Alexandre saiu da TVZ e decidiu se dedicar de forma integral ao novo projeto.

Expansão para além do varejo

A empresa de Alexandre Zolko teve um enorme sucesso e passou a atender grandes marcas do varejo, além da Hope, como Vivara e Chili Beans, por exemplo. Além disso, atende também pequenos negócios, que buscam aumentar as receitas ao fidelizar clientes.

Além de atender a mais de 30 mil lojas físicas em todo o país, a empresa passou a prestar o serviço em outros segmentos. Entre os clientes estão marcas como Azul Linhas Aéreas e Mastercard.

Quais são os diferenciais da CRM&Bônus?

Alexandre conta que a CRM&Bônus tem como principal diferencial não impor um prazo mínimo para vigência do contrato. Assim, ele conta que o foco é gerar a satisfação pelos resultados, o que faz com que as parcerias comerciais sejam duráveis.

Fora isso, ele também conta que oferece um trabalho de consultoria, para que os clientes tenham um retorno positivo. 

Quais ferramentas Alexandre Zolko criou além da CRM&Bônus?

Alexandre agregou novos serviços para ampliar o leque de soluções que oferece aos clientes. Um deles é o CRM 360, uma ferramenta de gestão de leads, que permite estreitar o relacionamento com esse grupo.

A partir dela, é possível usar os dados coletados no programa de gift bônus para o envio de campanhas de e-mail marketing, por exemplo.

Vale Bônus

Outro serviço agregado ao ecossistema da empresa foi o Vale Bônus, um sistema que gera bônus por compras para usar em lojas parceiras de diversos segmentos, como:

  • moda;
  • beleza;
  • entretenimento.

Como Alexandre Zolko vê o sucesso da CRM&Bônus?

Alexandre Zolko atribui o sucesso da empresa primeiro ao foco que dedicou desde o início ao projeto. Ainda, destaca que está sempre em busca de melhorias e de expandir os serviços que oferece. 

Para ele, não existe espaço para se manter inerte em uma posição de conforto no mercado. Por isso, ele investiu na aquisição de empresas que poderiam agregar novas soluções, mas manteve os criadores desses sistemas na estrutura do negócio.

Como Sandra Chayo vê a importância de ter um conselho na empresa?

Sandra Chayo comentou que assim como Alexandre, ela também criou um conselho interno na empresa, composto por pessoas com experiência no mercado. Para ela, isso é essencial para aprender e ter novas visões sobre o mercado.

18. #PapoÍntimo com Alexandre Zolko
Alexandre Zolko criou a CRM&Bônus a partir de uma necessidade interna quando trabalhava na TVZ. Imagem do jornal Estadão

Quais são as semelhanças entre Alexandre Zolko e Sandra Chayo?

Sandra e Alexandre Zolko têm uma ligação quase familiar, uma vez que seus primos são casados. Além disso, eles também têm origem judaica e inclusive frequentaram a mesma escola, mas não na mesma época.

Alexandre destacou que sua raiz judaica foi essencial para a formação de sua visão de mundo e de negócios.

Como destacou, aliás, o judaísmo não condena a geração de riquezas, e sim incentiva a obtenção do seu próprio sustento, para também ajudar o próximo.

Nesse contexto, ele se diz realizado com a CRM e acredita que é preciso criar um negócio que vise sim o lucro e não apenas o crescimento rápido para vendê-lo mais tarde.

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