Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

23. #PapoÍntimo com Alcione Albanesi

Sandra Chayo recebe Alcione Albanesi, criadora do Amigos do Bem, no episódio 23 do podcast Papo Íntimo. Ela contou sobre sua trajetória nos negócios e como iniciou com seu projeto social que ajuda milhares de pessoas que vivem no sertão do Brasil.

Quem é Alcione Albanesi, a convidada de Sandra Chayo no Papo Íntimo?

Alcione Albanesi é uma empreendedora que iniciou desde cedo no mundo dos negócios e teve que vencer muitas barreiras. Mas, encontrou seu real propósito de vida com o trabalho social que realiza com a ONG Amigos do Bem.

Trajetória como empreendedora

Alcione revelou a Sandra Chayo que desde pequena ela já tinha um espírito empreendedor. Inclusive, com 7 anos, fazia rifas dos presentes que ganhava no aniversário e vendia para amigos e vizinhos. 

Ainda muito jovem, ela abriu sua primeira confecção aos 17 anos. Nesse negócio, ela produzia peças para grandes marcas e já contava com 80 colaboradores. 

Anos mais tarde, ela decidiu vender a empresa, porque o ramo tinha muitas oscilações, além da necessidade de estar em constante atualização. Então, por indicação de um amigo, ela investiu em uma loja de materiais elétricos.

Como Alcione Albanesi lidou com o preconceito no ramo dos negócios?

Na entrevista, Alcione Albanesi contou que ao iniciar em um ramo muito masculino, enfrentou resistência e teve que lidar com brincadeiras inconvenientes.

Mas, ela não se deixou abater e conquistou o público, bem como, os parceiros por ter uma postura confiante.

Embora ela não tivesse experiência naquele ramo, conseguia enxergar o seu valor como empreendedora, além de sua experiência em vendas. 

Inovação no setor e expansão

Alcione destacou que foi pioneira em muitos aspectos com a loja, que foi uma das primeiras com o sistema de autosserviço, ou seja, aquele em que o cliente escolhe seus produtos de forma autônoma. 

A grande virada de chave no negócio, no entanto, ocorreu quando ela fez uma viagem para os Estados Unidos e encontrou produtos por preços muito baixos vindos da China. Então, decidiu viajar para o país e iniciar a importação desses itens. 

A primeira tentativa não deu certo, porque os produtos que trouxe não funcionavam. Mas, ela insistiu e retornou inúmeras vezes à China, e conseguiu trazer para o mercado nacional vários produtos, como lâmpadas econômicas e a primeira fábrica de LED.

23. #PapoÍntimo com Alcione Albanesi
Alcione Albanesi, além de empresária, é fundadora da ONG Amigos do Bem. Imagem de Projeto Draft

Quais lições Alcione Albanesi tirou de sua experiência nos negócios?

Na conversa com Sandra Chayo, Alcione destacou que sua vivência nos negócios lhe ensinou a encarar os erros como algo natural. Para ela, o grande diferencial está na forma como você reage diante dessas situações.

Ela ressaltou que sua segurança se deve muito à influência da mãe, que sempre motivou ela e os irmãos. Por isso, considera essencial o papel dos pais para criar adultos confiantes no futuro.

Como surgiu a iniciativa Amigos do Bem?

Alcione Albanesi sempre fez parte de ações sociais, porque sua mãe era ativa nessas causas e atuava em creches e comunidades carentes. Nesse contexto, ela conheceu histórias sobre as dificuldades de se viver no sertão.

Ela decidiu, então, reunir um grupo de amigos e partiu em uma viagem para a região. Foi daí, aliás, que surgiu o nome Amigos do Bem.

Ao verem diante de seus olhos uma situação tão difícil, de pessoas sem o mínimo para comer, em moradias precárias, eles se uniram para levar alimento e auxílio para essas comunidades.

Como foi a decisão de Alcione de se dedicar em tempo integral ao projeto?

À medida que o projeto crescia, a empresa que Alcione iniciou também já tinha várias filiais. Por isso, ela tinha que se dividir entre:

  • gestão;
  • viagens ao sertão;
  • negócios com a China.

Foi assim que, em 2014, ela tomou a decisão de vender a empresa e se dedicar apenas à ONG Amigos do Bem

Quais são as ações dos Amigos do Bem?

O Amigos do Bem iniciou apenas com o envio de alimentos, remédios, cadeiras de rodas e outros itens para a população do sertão. Mas, Alcione via que isso não era o bastante e ampliou o projeto para atender de forma completa as pessoas.

Para isso, se formaram as Vilas do Bem, que têm ações em cinco áreas-base, vistas como os pilares, os quais são:

  • alimentar, com envio de 200 a 300 toneladas de alimentos por mês;
  • educação, com escolas locais para crianças de todas as idades;
  • geração de renda, com cursos para formar a população;
  • infraestrutura: construção de casas em alvenaria, cisternas e poços;
  • por fim, saúde, com consultas de médicos e envio de remédios.

Esse conjunto de ações tem o potencial para, de fato, transformar a vida das pessoas que vivem nessa região. Dessa forma, a nova geração já tem uma formação para ter acesso à renda e mudar a realidade do local onde vivem.

Sandra Chayo lembrou do impacto de um projeto similar da Hope, quando abriu a fábrica no Ceará para capacitar pessoas para atuar nas confecções. Inclusive, ressaltou que quer visitar a Vila do Bem e quem sabe, fechar uma parceria.

O que Alcione aprendeu com o projeto Amigos do Bem?

Alcione contou para Sandra Chayo que aprendeu muito com a fé das pessoas que vivem em situações precárias.

Isso porque, para ela, crer em Deus ao ter uma vida confortável é muito mais fácil do que quando se enfrenta a fome e a falta de esperança.

Como Alcione vê a responsabilidade no projeto?

Ela também falou sobre o compromisso que tem em usar os recursos e doações que a ONG recebe da melhor forma, uma noção que também passa para os voluntários. 

Como explicou, quando alguém faz uma doação, seja qual for o projeto, ela já fez a parte dela. Por isso, entende como um dever pessoal dar o destino correto a esses recursos para poder impactar a vida de mais pessoas.

23. #PapoÍntimo com Alcione Albanesi
O Amigos do Bem, iniciativa de Alcione Albanesi, já construiu moradias e levou alimento para o sertão. Imagem do acervo de Amigos do Bem 

Quais são as formas de arrecadação dos Amigos do Bem?

O Amigos do Bem recebe doações de pessoas físicas ou jurídicas, tanto em dinheiro como em produtos, bem como, mão-de-obra com as equipes voluntárias que atuam na região.

Para ajudar, basta acessar o site da ONG e escolher uma das formas de colaboração.

O bate papo completo do podcast você confere no canal do YouTube. Além disso, não deixe de seguir o perfil @papointimo.podcast no Instagram, para saber em primeira mão dos próximos episódios.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: