Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

25. #PapoÍntimo com Isabela Matte

Está no ar o episódio 25 do Papo Íntimo, no qual Sandra Chayo recebeu Isabela Matte. A convidada da semana é mãe, mentora, escritora, influenciadora digital e tem uma história de vida muito valiosa, tendo criado seu primeiro negócio aos 12 anos de idade.

Influência da maternidade

Isabela conta que a maternidade mudou tudo em sua vida, e principalmente quanto ao questionamento sobre o que ela seria de exemplo para o seu filho, de valores, princípios, o lado profissional, como mãe e como mulher também. E ressalta a importância sobre não só falar e orientar, mas também agir nesse sentido.

Como o empreendedorismo se encaixou nessa história?

Sobre empreender, ao relacionar essa questão com a maternidade, Isabela contou que pensou como seus negócios poderiam fazer parte de seu propósito de ser um exemplo para seus filhos.

Tecnicamente, ela conta que foi muito difícil conciliar a maternidade com os estudos com sua pós graduação e sua profissão. E isso, para ela, inspira coragem tomar as atitudes que queremos, mesmo diante as dificuldades.

O poder da maternidade

Sandra Chayo conta como a maternidade a deixou mais forte e disposta a encarar todos os desafios da vida. Isabela conta que, apesar de ter tido seu primeiro filho muito jovem, ela se descobriu nesse momento como mulher.

O medo durante a gravidez e a maternidade também foi um sentimento muito presente, e que gerava certa ansiedade, mas que ela aprendeu a lidar com esses sentimentos e a ser mais forte.

E isso, principalmente, para conseguir abrir espaço dentro dos padrões de segurança para que seu filho não crescesse insegurança. Sandra e Isabela compartilharam seus sentimentos durante esse momento e dessa força que ganharam na vida após a maternidade.

Como foi a adolescência de Isabela Matte?

Isabela conta como foi o início do seu empreendimento no ramo da moda. E ela conta que não sabia muita coisa, mas foi motivada pela vontade de pertencer. Isso porque, ela se considerava muito diferente das meninas da escola dela.

Assim, no momento de formar sua identidade, ela se sentia deslocava e não sentia muito esse sentimento de pertencimento. E ressalta, que nessa época, não era muito legal ser diferente.

Assim, surgiu sua primeira marca. Da vontade de encontrar roupas para eventos sociais de adolescentes. E ainda conta que perdeu uma parte de seu público, conforme ela foi crescendo.

O negócio surgiu, a princípio, pedindo para uma costureira produzir as próprias roupas, e depois ela começou a enxergar que poderia vender para elas, mas além disso, sentiu pela primeira vez esse pertencimento.

A importância do apoio familiar

Isabela diz que sua mãe e seu pai embarcaram em seu projeto e isso foi muito importante, por mais que eles trabalhassem em outras áreas, não eram empreendedores mas a ajudaram com o que podia.

E transformaram isso em um negócio viável. Então, com a dica de seu pai, apostaram no e-commerce, quando surgiu essa onda, em 2011. Matte ressalta que a importância e apoio, inclusive depois que se tornou adulta, de seu parceiro e sua família, e que isso muda tudo.

Inovação e e-commerce

Sandra ainda contou sobre a dificuldade que teve na HOPE também, em 2006, quando ainda não existiam plataformas e-commerce adaptadas para conseguir suprir as necessidade de lojas de modas, devido a variedade de cores e tamanhos.

Além disso, ela conta que houve uma adaptação interna para conseguir tornar esse avanço viável. Elas comentam então, que hoje, essas plataformas são totalmente customizáveis e que permitem muitas outras atividades.

Qual foi o papel do instagram na vida de Isabela Matte?

Quanto a sua presença no instagram, Isabela conta que sua loja surgiu logo como o inicio do instagram. E então, ela fazia fotos das roupas e postava para divulgar, e isso não era muito comum.

E essa foi uma postura bem disruptiva dela, que apesar de trazer diversos benefícios e ser considerada uma pessoa inovadora, ela voltou a se sentir diferente frente ao seu grupo social.

Então, apesar dos méritos, ela sentiu muito a força do bullying. E hoje, ela conta que da risada disso, mas orienta aos adolescentes a fazerem aquilo que acreditam, porque hoje vale muito a pena. Quando você começa a ter resultados as pessoas passam a te reconhecer e a te valorizar.

Sandra destacou que, não podemos pagar o preço de não irmos atrás de nossos objetivos por medo do que os outros irão pensar. Ser leal aos seus princípios e cultivar o seu potencial, pode ser o seu diferencial. Sandra também fala sobre a importância de ao menos tentar realizar seus sonhos e ir atrás das nossas vontades.

Como Isabela Matte se apaixonou por estudar e se desenvolver?

Ela conta que se apaixonou por filosofia aos 14 anos e sempre amou refletir e pensar sobre a vida. Isabela conta que sempre teve o desejo pelo progresso e de evoluir em várias áreas de sua vida. Assim como a humildade de entender que não sabemos tudo.

Matte conta que fez terapia aos 21 anos e sente que isso é muito importante, trazendo muito repertório para que ela lide com seus problemas. E isso, no empreendedorismo também a ajudou muito.

Isabela e Sandra compartilham da mesma opinião sobre aprender com todo o conteúdo que nós temos disponíveis, sobre os benefícios de aprender com os erros e acertos de quem já passou por essas mesmas situações.

Sobre essa se responsabilizar e ter autodisciplina, Isabela fala o quanto ir atrás de saber e estudar mais sobre vários assuntos mudou totalmente a vida dela, tanto na área profissional, quanto na área pessoal.

Como a Isabela Matte começou a ensinar?

Hoje, Isabela Matte construiu seus negócios e atua como empreendedora e exerce sua paixão de ensinar, criando exercícios e metodologias para ensinar outras pessoas a alcançarem também os seus objetivos.

Assim, ela conta que ela sempre foi movida por essa sede por conhecimento. E essa didática por ensinar, sempre foi uma característica natural dela que apenas aflorou conforme ela cresceu.

E ela ressalta que isso é o que realmente ela gosta de fazer, e reconhece o seu desenvolvimento ao longo dos anos, se posicionando com estratégia e se estabilizando como autoridade no mercado.

Usando a tecnologia a seu favor

Além disso, a conversa vai para o lado da tecnologia, e a convidada fala sobre a importância red usarmos a tecnologia a nosso favor, inclusive para buscar conhecimento, facilitando ainda mais o acesso e tornando a busca por conhecimento mais prática.

Forbes under 30

Isabela conta que, a princípio, quando recebeu o convite e fez a entrevista, esse não era o seu objetivo red vida. Mas a partir do momento que saiu, virou uma grande conquista. Ela ressalta e valoriza o poder que uma marca tem, e o quanto a Forbes é capaz de impulsionar e transformar tantas vidas. Sendo, portanto, um feito muito valioso pra ela. Isabela se tornou a colunista mais jovem da Forbes e se revela muito grata pela confiança desses veículos.

Em qual momento profissional e pessoal está Isabela Matte atulmente?

Hoje o principal empreendimento de Isabela é o Imatize. Que é, resumidamente, uma plataforma de ensino on-line, que também está se desenvolvendo para um produto físico, cujo principal objetivo é ensinar como as pessoas pode de forma prática e eficiente aplicar os conhecimentos e ter sucesso no empreendedorismo digital.

Outra coisa que ela se dedica é a produção de conteúdo. Isabela cria conteúdo em 5 plataformas e ela considera a criação do conteúdo grande parte de seu trabalho. Já que hoje se posiciona também como influenciadora digital.

Mas ela conta que recentemente encerrou um ciclo, que foi o seu primeiro negócio, sua loja de roupas. E hoje ela tem algumas frentes de negócios e quer se dedicar exclusivamente à eles.

Ao falar sobre o futuro das redes sociais e as ondas da produção de conteúdo, sobre como esse processo tem mudado e como a vida real e pessoas comuns tem tido muito mais possibilidades de dar certo no digital com a criação, pois isso tem sido muito valorizado.

Você confere o episódio completo do podcast no canal do YouTube clicando aqui. Além disso, siga o perfil @papointimo.podcast no Instagram para ficar sabendo dos novos convidados.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: