28. #PapoÍntimo com Luiza Trajano
Postado 3 de junho de 2024 em Papo Íntimo por Júlia Miranda
O episódio do Papo Íntimo dessa semana é com Luiza Trajano, Sandra Chayo recebe essa convidada especial para mais um episódio cheio de revelações pessoais e profissionais da vida da presidente do conselho do Magazine Luiza e sobrinha da fundadora da rede. Nesse episódio ela conta suas principais motivações para ter realizado grandes conquistas e ser inspiração para tantas pessoas no mundo.
Sandra lembra de seus primeiros encontros de Luiza Trajano e sobre o conselho que ela deu sobre o conteúdo postado por influenciadores, isso em um primeiro encontro que elas tiveram quando Luiza foi dar uma palestra para o Grupo HOPE.
Qual a realidade sobre o Shark Tank Brasil?
Luiza e Sandra comentam nesse episódio sobre a participação de ambas no programa Shark Tank Brasil, Sandra relata que a sua participação no programa foi muito importante para ela aplicar de fato todo o seu conhecimento, e com a visibilidade alcançada agora consegue despertar em outras pessoas essa visão amadurecida para negócios.
Luiza lembra que, muitas pessoas a perguntam sobre como ocorre o programa na realidade, e que as pessoas ficam se perguntando se o programa é combinado, mas que é totalmente real o que é passado, e eles não conhecem as pessoas antes, somente depois que esse conhecimento se aprofunda.
Então, o assunto se funde com a explicação das motivações de Sandra para criação do Papo Íntimo e a vontade de levar o seu conhecimento sobre esses assuntos para cada vez mais gente.
Como foi a infância de Luiza Trajano?
Luiza diz que foi criada com uma mente direcionada à solução, contando que sua mãe, sempre que ela a questionava com algum problema, a orientava a encontrar uma solução.
E isso, inclusive na infância, então da pra perceber que esse posicionamento foi muito importante para moldar a mente de Luiza. Uma vez que ela aprendeu a pensar com uma cabeça de quem resolve os problemas e faz as coisas acontecerem.
Ela conta que amava presentear as pessoas, e com 12 anos ele trabalhava para juntar dinheiro para comprar os presentes e conseguiu, inclusive, juntar dinheiro para uma poupança.
Como foi a expansão do Magazine Luiza?
Luiza conta também sobre o começo da empresa. Ela conta que assumiu a empresa com 17 anos, sendo que, na época, a empresa tinha 2 lojas. Esse processo ocorreu primeiro através da expansão para Minas, depois no interior de São Paulo, depois Paraná, Santa Catarina, para depois inaugurar as lojas nas capital de São Paulo.
Além disso, ela diz que sempre teve consciência, apesar de ser audaciosa e corajosa, sempre teve a cabeça no lugar e tinha uma visão ampliada do negócio. A princípio, ela relata que um passo importante para ela foi a auditoria, em 2005, que fez com que ela pudesse realizar outros grandes feitos para a empresa, possibilitando um fundo de investimento.
Inovações nos negócios
Sandra fala sobre como essas ideias de Luiza são inovadoras,e Luiza fala que seu sistema de administração é muito caótico. Sempre se considerou uma mulher fora da caixa, e por vezes, tem dificuldade de explicar esse sistema.
Ela conta que, para ela, primeiro ela faz aquilo que pensa e depois valida, para depois conseguir explicar e passar para os outros. Luiza diz muito sobre os seus valores e como aquilo está enraizado nela, que ela não perde esses valores e a sua cultura.
Ela ainda fala que se propõe a dar o seu melhor e estar completamente presente em todos os momentos. Ou seja, que ela quer estar inteira nas tarefas que se propõe a fazer no dia a dia, e que isso é muito importante.
Luiza também fala conta a maternidade, e que aprendeu com sua mãe desde sempre a lidar com a culpa, já que trabalhava muito quando teve seus filhos. Luiza diz que não disse para nenhum de seus filhos para trabalhar no Magazine Luiza e Sandra compartilha do mesmo posicionamento.
E conta que seu filho naturalmente sentiu vontade de trabalhar na área do site e aplicar os seus conhecimentos. Luiza fala sobre o fato de o Magazine Luiza ser forte não apenas no digital, mas continuar mantendo a constância nas lojas físicas também.
Durante o episódio, Luiza conta como foi o processo de passar para o digital. Já que, na época, ainda eram poucas lojas que tinham dado esse passo. Ainda era chamado de loja eletrônica, e que deu os primeiros passos trazendo essa inovação porque já pediam isso, apesar de ser algo muito novo.
Sandra fala também sobre a importância de seguir mantendo as lojas físicas e fazer elas caminharem junto com o digital. Isso porque, ambas precisam andar de mãos dadas para garantir uma boa estruturação. Aproveitando esse posicionamento, Luiza diz que a loja passa a ser um ponto de confiança também.
Qual a influência familiar na vida de Luiza Trajano?
Quanto ao papel de sua tia, ela diz que ela criou uma empresa que funcionaria durante anos. Então, percebe que o fato de ser uma empresa familiar ajuda a preservar esses valores e acaba durando mais. Ela fala que essas normas são apresentadas desde criança, e que isso ajuda muito com a governança.
Luiza fala, no episódio, sobre como os valores familiares fazem diferença na hora de estruturar a empresa e fazer com que ela dure mais. E também, sobre o papel de seus familiares em sua trajetória e suas conquistas.
O episódio foi uma aula sobre empreendedorismo e sobre como dar conta de várias atividades. Luiza fala sobre como consegue conciliar tantas atividades e ainda conseguir realizá-las com primazia.
O episódio completo está disponível no canal do YouTube e você assiste clicando aqui. E já aproveite para seguir o perfil do @papointimo.podcast no Instagram para saber sobre os próximos episódios e convidados.