32. #PapoÍntimo com Paulo Muzy
Postado 2 de setembro de 2024 em Papo Íntimo por Júlia Miranda
No Papo Íntimo de hoje, Sandra Chayo recebe o ilustre convidado Paulo Muzy, ele é um médico especializado na área esportiva. Muito conhecido pelo trabalho que realiza com atletas, Paulo Suzy tem grande alcance em suas redes sociais, onde compartilha dicas de saúde, dicas e nutrição onde busca promover um estilo de vida mais saudável! Além de tudo, ele também é empresário!
Ele veio para compartilhar um pouco dessa jornada e compartilhar no Papo Íntimo e também sobre sua história e seus aprendizados.
Qual o papel da Internet para Paulo Muzy?
Desde o início do episódio esse assunto já surgiu, isso porque, ele conta com quase 8 milhões de seguidores em sua conta. Sandra compartilhou sua opinião sobre o trabalho realizado, “você devolve para a sociedade através das redes sociais, sem cobrar nada por isso”. Paulo diz que acredita que esse seja mesmo o objetivo das redes sociais. E diz que se pudesse fazer a mesma coisa sem ser famoso, ele faria.
Ainda sobre esse assunto, Muzy fala sobre como a fama pode não ser tão benéfica, atrelando o sucesso muitas vezes a coisas, e não valores. E ainda destacou alguns pontos negativos da fama. Sandra destaca que também existem pontos positivos, como usar o seu alcance para trazer informação, educação, passar os seus valores e lutar pela melhoria da vida de alguém.
Além disso, em outro trecho do episódio Sandra faz um alerta sobre a importância de ter um cuidado em relação a quem você segue nas redes sociais. Isso porque, da forma que existe muito conhecimento fundamentado, opiniões diferentes que podem ampliar o seu repertório e sua capacidade reflexiva, existe também muito conhecimento que não alimenta nossa mente e podem ser negativos. Então, é preciso ter cuidado!
Paulo Muzy sempre quis ser médico?
Quando Sandra pergunta para Muzy, se desde pequeno o sonho dele era se tornar médico, ele diz que pensava em duas opções: ser mecânico ou médico. E brinca, dizendo que hoje ele é “mecânico de gente”.
Sobre o surgimento de seu sonho de estudar medicina, ele conta um pouco sobre a história de seus pais. O pai dele é professor de física, e sua mãe era artista plástica. Seus pais se separaram muito jovens, e seu pai se casou novamente com uma mulher que ele também considera como sua mãe. E dela recebia muitos conselhos que considera como muito valiosos para sua formação.
Ele conta que se esforçou muito para conseguir passar no vestibular de medicina, que não passou de primeira, fez cursinho, e quando realmente se dedicou a estudar e quando sentiu que era realmente capaz de conseguir, as coisas deram certo, a partir de seu esforço.
Paulo se emociona ao contar a história da sua aprovação e ao dizer que realmente era um sonho, e que para ele é muito importante ser reconhecido pelo que ele faz e estar presente nas pequenas coisas, e ele diz que seleciona as pessoas que vão estar com ele, a partir do propósito que essa pessoa tem com a medicina. Ele diz que é muito importante sentir que a pessoa realmente gosta, e ama fazer aquilo que ela faz.
Como Paulo Muzy soube qual área da medicina seguir?
Ainda sobre sua jornada com a medicina, Muzy conta que entrou na faculdade com o sonho de fazer pediatria. Com o passar do tempo ele percebeu que essa era uma área que trazia a ele muito sofrimento, e que aquilo começou a fazer mal pra ele. Então, ele acabou se interessando pela área da psiquiatria e ele percebeu que adora ler sobre, adora a área, mas que não sente que seria um bom psiquiatra.
A paixão pela ortopedia surgiu quando o chefe dele na época que era residente de ortopedia e treinava jiu-jitsu com ele, o convidou para ajudar. Ele conta que estava no terceiro ano de faculdade e que aprendeu muito com ele. E que após duas semanas com ele, já o deixava auxiliar em suas cirurgias. Muzy diz que na ortopedia você vê o resultado na hora e que é muito gratificante.
Sua segunda especialidade é medicina esportiva, e ele conta o quanto é importante médicos especializados nessa área. Ele também ficou um ano no exército e diz que foi um dos primeiros momentos que realmente se sentiu como médico. Destacando que foi um período muito importante para ele.
Qual o papel da iniciativa individual?
Ao falar sobre como a escolha pela profissão de médico e os grandes avanços da medicina estarem ligados, muitas vezes, a eventos pessoais que geram uma iniciativa de transformar uma situação, Paulo Muzy dá o exemplo do surgimento da luva de látex.
Sandra aproveitou para refletir sobre como isso também acontece no empreendedorismo, assim, destacando que a iniciativa pessoal muda o mundo, buscando resolver um problema ou uma dor do mercado. Sandra diz que Paulo, através do compartilhamento de seu conhecimento consegue transformar vidas, não somente das pessoas que ele conhece, mas também daquelas que ele não conhece.
Você confere a íntegra da entrevista no canal do YouTube ou nos principais aplicativos de músicas. Além disso, não esqueça também de seguir o perfil do @papointimo.podcast no Instagram para receber as atualizações sobre os novos episódios.