33. #PapoÍntimo com Tatiana Monteiro
Postado 9 de setembro de 2024 em Papo Íntimo por Júlia Miranda
A convidada do Papo Íntimo dessa semana é uma empreendedora que tem uma jornada profissional muito parecida com a de Sandra Chayo. Ela iniciou sua trajetória na Daslu, depois assumiu a direção da LaPerla, grife espanhola de lingeries. Hoje é sócia da Multicase, uma agência de life marketing e empreendedora do terceiro setor pelo movimento União BR. Estamos falando de Tatiana Monteiro.
Como Tatiana Monteiro iniciou sua jornada no mundo da moda?
Tatiana conta que desde cedo esteve muito ligada ao terceiro setor, crescendo com valores em que era considerado muito mais importante ser do que ter. Ela conta que a moda sempre foi uma paixão dela e que com 12 ela começou sua jornada nesta área. Ela aprendeu sobre corte e costura até os 16 anos. Então, ela percebeu que gostaria de trabalhar na área da moda de uma forma diferente. Então, conseguiu o seu primeiro emprego na Daslu.
A partir desse momento, a Daslu iria mudar de lugar e estavam procurando parceiros. Tatiana aproveitou o momento para compartilhar sua opinião de que a Daslu poderia pensar na possibilidade de trabalhar com marcas de lingeries. Então teve a coragem de pedir por um espaço nessa área, caso fosse possível a abertura da loja.
Com isso, Tatiana conseguiu trazer a LaPerla para o Brasil. Ela passou 1 ano estudando e fazendo cursos sobre a marca até efetivamente abrir a primeira loja, aos 21 anos. Tatiana ficou 15 anos à frente da marca, chegando a ter 3 lojas e distribuição.
Quais são as funções da lingerie?
Um fato curioso sobre a marca, é que Sandra compartilha que fazia pesquisas em relação ao que as pessoas estavam usando na Daslu. Isso porque não existiam provadores na loja, e as mulheres precisavam provar as roupas ali mesmo no centro da loja.
E Sandra conta que isso chamou muito sua atenção. Porque via pessoas com roupas, bolsas e sapatos muito elegantes, mas ao se despirem, estavam com lingeries que não acompanhavam toda a elegância e o glamour das roupas e acessórios. Então refletiu sobre como as pessoas às vezes não dão valor para o que está por baixo das roupas.
E isso gera um ponto muito importante que merece esse olhar. Nós usamos lingeries para nós mesmas, então é um auto cuidado, que envolve muito mais do que o valor em dinheiro das peças, estando totalmente ligada à autoestima.
Dito isso, Sandra observa que a lingerie possui seu papel funcional, como proteção, valorização e equilíbrio das formas do corpo, sustentação, higiene, mas além dessa parte, tem o papel de nos fazer sentir mais bonitas e poderosas, mudando nosso jeito de nos posicionar.
Ainda sobre esse assunto, Tatiana cita a lingerie no OutWear, que até pouco tempo atrás as pessoas tinham uma certa resistência a essa tendência, e hoje já é algo super comum.
Qual o papel do apoio familiar na vida de Tatiana Monteiro?
Tatiana contou no episódio que foi seu avô quem abriu essa porta para ela, por ser conselheiro de várias marcas internacionais como advogado. Isso possibilitou o contato com o advogado da LaPerla.
Apesar disso, ninguém de sua família tinha nenhuma relação com comércio. Ela conta que recebeu muito apoio de seus pais, assim como suas irmãs também recebem. Destacando que eles sempre a impulsionam a fazer o que ela se considerava boa e o que ela gostava e que isso fortaleceu muito sua autoestima.
Tatiana considera que quando temos esse apoio em nosso lar, isso faz toda a diferença no desenvolvimento profissional. Dando coragem para avançar em outras etapas e conquistar coisas diferentes.
A importância da coragem de Tatiana Monteiro para apresentar novas ideias
O modelo de calcinha tanga, não era fabricado pela LaPerla. Tatiana conta que através de explicações sobre quais tipos de calcinhas eram usados aqui no Brasil, eles começaram a produzir e posteriormente a vender em outros países.
Sandra contribui com uma explicação e curiosidade sobre esse assunto, ressaltando que no resto do mundo, existem aqueles cortes de calcinha que cobrem todo o bumbum, e o corte fio dental. Mas não existia o modelo “brasileiro” que seriam as tangas.
Tatiana também fala como auxiliou a marca com as colaborações, que há 20 anos atrás não eram tão comuns, mas ela já tinha esse olhar e conseguiu fazer boas colaborações para eventos da marca.
Sua agência de marketing surgiu enquanto ela trabalhava na LaPerla, e Tatiana conta que não trabalhava na agência todos os dias, e que tem 3 sócios há 12 anos e que a auxiliam enquanto a agência era o seu segundo negócio.
A partir da venda da LaPerla, Tatiana se dedicou por 2 anos à agência e logo após esse momento, começou a pandemia. Como foi um momento de
Como surgiu a União BR?
Tatiana conta que o projeto surgiu na época da pandemia com grupos para ajudar durante esse período, e assim idealizaram a União BR. No início ela pedia para os parceiros e clientes para fazerem doações caso tivessem alimentos perto da data de vencimento, e redistribuia em um curto período esses alimentos.
Ela conta que no início não tinha CNPJ. Começaram esse trabalho através de grupos. E a partir disso foi crescendo, e com causa do pantanal houve uma estruturação maior do projeto. Mas ela conta que desde o início eles seguem com os mesmos valores: ser uma causa apartidária, colocar os holofotes em quem já está fazendo um trabalho legal nesse setor, ter recursos 100% da iniciativa privada e não doar dinheiro, apenas recursos.
E nesse caminho e com credibilidade, eles começaram a crescer ainda mais e arrecadaram cada vez mais recursos para fazer a diferença, com uma busca do que cada causa estava precisando. Além disso, ela ganhou o prêmio de empreendedora social do ano em 2020.
Tatiana conta que agora a União BR tem investido muito em deixar legados, tendo frente em educação, saúde, itens que a defesa civil e centros de acolhimento, habitação entre outras frentes em que eles atuam. Tatiana diz que acredita que as empresas confiem e auxiliem em seu trabalho pela transparência e parceria que ela transmite.
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