41. #PapoÍntimo com Marcelo Cherto
Postado 4 de novembro de 2024 em Papo Íntimo por Júlia Miranda

O convidado desta semana é o maior especialista de franquias do Brasil, fundou a ABF que é Associação Brasileira de Franchising: Marcelo Cherto! Ele nos contou ao longo do episódio como foi esse processo de trazer as franquias para o Brasil e deu muitos insights que vão te ajudar a escalar o seu negócio!
Como começou a trajetória profissional de Marcelo Cherto?
Marcelo conta que no início de sua jornada, aos 17 anos, ele ficou em dúvida ao escolher entre estudar psicologia, arqueologia, e por fim, decidiu fazer direito, seguindo o aspecto familiar, já que seu irmão já tinha um escritório.
Ao se formar, ele conseguiu um estágio em São Paulo e neste escritório o incentivaram a fazer um mestrado nos Estados Unidos, mas Marcelo conta que o direito não era sua paixão e gostava muito de marketing e publicidade.
Ele seguiu por esse caminho e ficou 2 anos fora fazendo um mestrado. A partir desse momento ele percebeu que precisaria encontrar um nicho onde ele fosse destaque, já que já haviam muitos advogados e escritórios. Dessa forma, ele refletiu sobre ser especializado em franquias.
A partir disso, ele percebeu que poderia unir seus conhecimentos e sua paixão em relação ao marketing e propaganda, e ainda exercer sua profissão na área do direito. Marcelo relata que acredita na importância do acaso, e que as melhores coisas da vida acontecem por acaso. E assim começou a jornada de trazer as franquias para o Brasil.
Marcelo também conta como foi a oportunidade de escrever um livro sobre franchising, e enquanto ele escrevia, precisava conversar com várias pessoas sobre o tema, e a partir disso, fundou-se a associação brasileira de franchising, e eles se reuniam através de almoços.
Qual a importância de trabalhar com aquilo que você ama?
Durante essa conversa, Marcelo ainda compartilha um pouco do seu sentimento em relação a ter construído tudo que construiu, e conta que nunca foi movido pelo dinheiro em suas ações, e acredita que seja muito mais pela paixão.
Ele conta que todos os dias são uma chance de causar uma boa impressão, e ele acredita que o sucesso é fruto de dedicação, esforço e empenho.
O que é importante para fazer uma boa venda para Marcelo Cherto?
Ao ser questionado por Sandra sobre os fatores que são importantes para executar uma boa venda, Marcelo conta que saber ouvir é um fator indispensável. Porque o cliente compra pelas suas próprias razões e não pelas nossas.
Então, é importante entender aquilo que o cliente realmente deseja, entender o porquê. Assim, fazer perguntas estratégicas que irão ser respondidas por como a empresa pode trazer o resultado que o cliente busca.
Além disso, fazer com que todos da empresa saibam viver e praticar os valores. Uma empresa tem que ter o seu fundamento naquilo que realmente expressa. Marcelo considera que ter essa essência transparente ajuda a consolidar vendas.
E ainda relata que hoje em dia, quando vão contratar novas pessoas, relembram esses valores para decidir a contratação. Marcelo ainda diz que também escolhe seus clientes em cima desses valores.
Quais as vantagens que Marcelo Cherto enxerga nas franquias?
Essa conversa começa com o papel do sistema tributário no Brasil. Sandra fala sobre as leis que beneficiam os pequenos empreendedores. Marcelo também acredita que o sucesso das franquias tenha a ver com a legislação tributária.
Apesar de o sistema tributário ser contra o progresso, segundo ele, caso a empresa cresça será penalizada, essa é a ideia que a legislação passa. Mas já que é assim, a franquia surge como uma solução. Já que o franqueado tem uma ou duas lojas, se enquadra no sistema simples de tributação.
A franquia permite que marcas e negócios interessantes, consigam chegar em cidades menores de uma forma viável, ele diz.
Marcelo critica a mentalidade negativa do empresário no Brasil, por acreditar que os empresários exploram, enganam, mas ele diz que na verdade, não existe emprego sem o empresário. O empresário abre novas portas, novas oportunidades. Quem cria valor, de fato no Brasil, são as empresas.
Sandra questiona porque Marcelo acredita que uma empresa deveria contratar a Cherto para estruturar os seus negócios. Primeiro, Marcelo fundamenta seu trabalho na experiência, já que tem 38 anos no mercado, com vários tipos de projetos.
Além disso, ele conta que eles têm a cabeça aberta e não ficam refém da proposta, eles querem entregar valor. E eles acreditam, todos na empresa, que quando o tema é franquia, a forma de lidar com franqueados é muito parecida. Então todos os ramos tem algo a aprender um com o outro.
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