43. #PapoÍntimo com Sérgio Zimerman

O convidado da semana do Podcast Papo Íntimo é um empreender que já quebrou um negócio, mas foi muito assertivo ao investir no mercado pet, fundando a Petz, vocês precisam conhecer a trajetória de Sérgio Zimerman!

Quais foram os primeiros passos de Sérgio Zimerman no empreendedorismo?

Sérgio já nasceu em meio ao comércio, como ele diz. Isso porque em sua casa havia uma loja no lugar da sala. Seu pai tinha uma loja de confecção de roupas infantis.

Então, desde muito cedo ele já se acostumou com os termos e responsabilidades do comércio. Ele até conta que quando ele tinha 10 anos ajudou seus pais em um final de ano.

Nessa ocasião específica ele conta como deu seu primeiro passo ao fazer uma proposta para o seu pai, já visando obter um lucro próprio. Ou seja, ele já tinha uma mentalidade empreendedora.

Sérgio conta que fez um curso de edificações, porém nunca se viu trabalhando em uma construtura e sim sendo dono de uma. Apesar disso, fez estágio e foi buscar um emprego na área. 

Ele tinha uma certa relutância para trabalhar com comércio, isso porque acompanhou de perto o sofrimento de seu pai com a inadimplência de alguns clientes.

O primeiro negócio de Sérgio foi aos 18 anos, quando, junto com sua namorada da época que trabalhava com animação de festa, investiu também em uma fantasia para ele e começou a ajudá-la.

E Sérgio conta que isso começou a dar muito certo, fazendo mais de 4 mil festas. Para isso abriram uma empresa e começaram a trazer também barraquinhas de pipoca e cachorro quente para as festas.

Na mesma época, Sérgio decidiu montar uma adega, unindo os dois negócios, e ele conta que foi uma boa escolha, pois na época ele enxergou uma carência nos mercados.

Com isso, 10 anos depois ele já tinha um atacado com 600 funcionários e 3 depósitos. Com a expansão as margens começaram a ficar mais difíceis e os preços aumentaram muito e percebeu que começou a dar prejuízo.

Em 2001, sua empresa ia super mal e procurou um advogado falencista, e fez o contrário do que o advogado indicou. Então, Sérgio acabou quebrando por ausência de fornecimento.

Essa foi a única falência de uma empresa de Sérgio. E no episódio ele conta com detalhes sobre como ficou sua situação frente à isso.

Como Sergio Zimerman lidou com a falência?

Sérgio conta que tomou duas decisões apos esse momento profissional, o primeiro foi decidir voltar a estudar. Ele fez administração e MBA em varejo na USP. E depois fez uma extensão nos Estados Unidos e uma extensão na Europa. A segunda decisão que ele tomou, foi não deixar o fato de ter falido o derrubar.

Ele enxergou esse momento com gratidão. Uma oportunidade aprender e de fazer melhor. Um dos aprendizados que ele teve foi observar a diferença entre culpa e responsabilidade. Sérgio refletiu por muito tempo sobre isso, entendendo que ele não quis que isso acontecesse, mas ele precisava entender sua responsabilidade em relação à isso.

Outro aprendizado que ele teve foi com sua resistência ao demitir algumas pessoas quando seu negócio começou a dar errado. Ao escolher não demitir 25 pessoas, algum tempo depois precisou demitir 600. Então ele conta que as vezes empreender exige sacrifícios.

Porque Sérgio Zimerman escolheu o segmento pet?

Ele diz que sua primeira ideia era ter uma perfumaria de varejo, mas ouvindo algumas pessoas entendeu que a marginal não era um local ideal para perfumaria. Depois pensou em uma loja de brinquedos, e também foi desaconselhado por conta da grande concorrência já consolidada.

Então, seu cunhado perguntou porque ele não seguia no ramo pet? E Sérgio achava essa área um pouco sem sentido. Mas então passou a buscar conhecimento, conheceu a Cobasi. 

Depois disso tomou a decisão assertiva de abrir um pet shop. Ele não sabia nem por onde começar, porque tinha uma noção muito superficial sobre o assunto. Então pensou em oferecer para a Cobasi se aceitavam ser franqueados. Quando falou com o gerente percebeu que essa ideia não iria dar certo. 

E também não conseguiu desconto. Assim começou a ir por vários dias na Cobasi para analisar o público, o que eles procuravam e o que não faltava para a loja. Assim Sérgio agiu em tudo que ele achava que faltava nas grandes redes do seguimento, criando uma empresa muito completa: a Petz.

Sérgio inovou e investiu em eventos, experiências que fizeram seu negócio lotar. A princípio, não aconteciam muitas vendas, mas essas pessoas que visitavam passaram a voltar! A partir do desenvolvimento da empresa, Sérgio começou a pensar sobre a possibilidade de ser a primeira loja 24h do segmento pet do mundo.

Sérgio diz que conseguiria viver tranquilo apenas com essa loja, mas se envolveu muito e quis abrir uma segunda loja. E assim foi indo, em 11 anos ele abriu 27 lojas.

Participação no Shark Tank Brasil

Sandra conta um pouco sobre sua participação no Shark Tank e Sérgio também compartilha sobre sua experiência. Sandra relata que a diversidade de perfis dos empreendedores é uma troca muito rica, porque é possível tirar insights incríveis.

Sérgio também fala sobre a imprevisibilidade do programa, e diz que tem sido um grande aprendizado para ele e que o ajuda muito a sair fora da caixa.


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