5 dicas para melhorar suas noites de sono na gravidez

mulher gravida com mão na barriga em campo para representar o tema sono na gravidez

Você está grávida e não lembra quando foi a última vez que teve uma boa noite de sono? Isso é mais comum do que se imagina! A redução da qualidade do sono na gravidez é normal e uma das consequências das diversas mudanças que o corpo enfrenta.

Enjoos, xixis mais frequentes, alterações hormonais, aumento de peso e crescimento da barriga influenciam a hora de dormir. Por um lado, há quem sinta muito sono na gravidez, o que também é comum, devido ao aumento da concentração de progesterona no organismo. 

Por outro, há quem sofra de insônia por conta da ansiedade em torno da gestação. Mas a falta de sono na gravidez prejudica o bebê? A resposta é não, então, pode ficar tranquila! De qualquer forma, dormir bem é sempre bom, ainda mais nessa fase, né?

Por isso, preparamos um conteúdo superinteressante, com dicas para melhorar as suas noites de sono na gravidez. Roupas para dormir, lingeries confortáveis e uma rotina de relaxamento estão entre as nossas sugestões. Confira!

1. Escolha um travesseiro ideal para gestantes

Contar com um travesseiro para gestante é uma das dicas mais importantes sobre como melhorar o sono na gravidez. Além de proporcionar mais conforto, ele possui design específico para dar apoio à barriga e garantir a melhor posição para dormir ou simplesmente descansar.

Existem diferentes tipos de travesseiro para gestante no mercado. O modelo em “C” é ótimo para quem gosta de deitar de bruços. Com ele, a barriga fica bem encaixada, com segurança e sem pressão.

Também há o travesseiro em formato de “U”, que oferece apoio ao pescoço, às laterais do corpo e às pernas. É uma boa opção para quem gosta de dormir de lado. Já o rolo ou a fatia é ideal para encaixar entre as pernas ou a parte de baixo da barriga, proporcionando maior conforto para dormir de lado.

2. Aposte em lingeries confortáveis para seu sono

Com o travesseiro em mãos, é hora de pensar na sua lingerie. Sim, as peças íntimas fazem toda a diferença no sono na gravidez. Afinal, para ter uma noite tranquila, é preciso estar se sentindo confortável, não só na cama, mas em sua roupa.

A melhor lingerie para gestante é justamente aquela que ressalta o bem-estar. Entre as calcinhas, os modelos que possuem laterais largas são boas opções. É o caso da cintura alta, da hot pants e da tanga brasileira. Itens sem costura oferecem ainda mais conforto, como os da coleção Nude.

Calcinhas absorventes também são excelentes alternativas porque absorvem outros fluidos além do sangue, como suor e corrimento. Além disso, elas serão boas companheiras do pós-parto, período em que é comum ter sangramentos. Elas ainda são superconfortáveis e feitas em fibras naturais.

Entre os sutiãs, vale a pena apostar em modelos que ofereçam boa sustentação, já que os seios costumam ficar mais sensíveis durante a gravidez. Na nossa coleção Maternity, por exemplo, há peças com alças reforçadas e reguláveis, além de fecho com click, bem prático para a hora de amamentar também.

3. Opte por pijamas macios e leves

Quando o assunto é dormir bem, não podem faltar os pijamas, não é mesmo? Apostar em modelos levinhos, feitos em tecidos macios à pele e com design pensado na gestação é a melhor forma de garantir uma boa noite de sono na gravidez.

Uma opção de pijama para gestante para o verão é o short doll, conjunto formado por um short e uma regata ou uma camiseta curta. O modelo da coleção Flora, por exemplo, é feito em viscose macia e ainda conta com abotoamento frontal na blusa, bem prático para a amamentação.

A camisola para gestante também é uma ótima alternativa. Dê uma olhadinha na peça da coleção Maternity: com alças finas e reguláveis, além de modelagem ideal para a gravidez e o pós-parto, ela tem um excelente ajuste ao corpo. O camisão, como o Dreams, também oferece conforto, além de ser estiloso, com o abotoamento frontal e a viscose estampada.

Quando o clima esfriar, é só apostar em um pijama longo. Com mangas e calças compridas, ele te aquece enquanto proporciona bem-estar. Também há modelos com abotoamento frontal e design pensado para as futuras mamães, como o da coleção Maternity.

4. Pratique a higiene do sono

Além de escolher a melhor roupa de dormir para gestante, mudar alguns hábitos antes de anoitecer pode ajudar a prevenir a insônia. Já ouviu falar em higiene do sono? Esse conceito engloba um conjunto de técnicas aplicadas antes do momento de se deitar.

Uma delas é tentar manter um horário para dormir e para acordar. Assim, seu corpo já se adapta a essa rotina e, quando chegar a hora de descansar, o sono virá. Antes de se deitar, procure não mexer no celular ou no computador. A luz azul emitida pelos eletrônicos reduz a produção de melatonina, o hormônio do sono.

Em vez de se atualizar nas redes sociais, experimente ler algum livro ou tomar um chá relaxante, como o de camomila. A aromaterapia também pode ser útil. Óleos essenciais, como o de lavanda e o de bergamota, ajudam a tranquilizar a mente e o corpo.

5. Se puder, faça atividades físicas

A prática de atividade física também pode ser uma aliada do sono mais saudável. Isso porque os exercícios físicos melhoram a qualidade do sono, além de trazer benefícios para o pós-parto. 

Atividades leves, como uma caminhada, são ótimas opções. A hidroginástica também costuma ser indicada, já que oferece baixo impacto nas articulações, reduzindo o risco de lesões, e ajuda a melhorar o inchaço natural da gravidez. Consulte seu médico para saber se você está apta e quais são as melhores opções.

Leia também: 7 tipos de lingerie para gestante

Gostou do nosso conteúdo sobre sono na gravidez? Esperamos que ele te ajude a ter noites tranquilas e maravilhosas. Aproveite para conferir nosso post com sete tipos de lingerie para gestante que vale a pena ter em seu closet nessa fase tão especial.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: