A história do Corset
Postado 15 de fevereiro de 2024 em Universo Hope por Júlia Miranda
Se você ama descobrir curiosidades sobre moda, você está no post certo! Hoje vamos falar sobre essa peça bem estruturada, sensual e capaz de promover looks bem estilosos, e que é muito querida pelas mulheres, o corset.
Quando surgiu o corset?
Essa peça teve sua origem no século XVI e era usado para uma determinada funcionalidade: moldar o corpo da mulher. Por ser ajustável ao corpo, mas ao mesmo tempo trazendo essa sustentação, faz com que a postura fique mais elegante. O corset também pode ser chamado de espartilho, uma vez que, sendo uma palavra francesa, sua tradução significa espartilho.
Essa peça causou muitas polêmicas e foi um dos primeiros instrumentos que possibilitaram a remodelação do corpo feminino. A aparência dele quando surgiu era totalmente diferente do que é visto hoje.
O formato do corset era parecido com um colete e possuía cordas para ajustar no corpo, a fim de que ficasse bem justo para afinar a cintura e elevar o busto, também existiam modelos que adicionavam ferro ou madeira em sua confecção, para que a estruturação fosse maior.
O corset é uma peça polêmica pois trouxe muitos debates a respeito de vários temas. Primeiro, foi visto como forma de dominação às mulheres, era associado ao controle, por restringir sua liberdade de movimentação e servir para modificar o corpo feminino, na época Vitoriana, ativistas lutaram contra o uso dessa peça por esses motivos.
Em contrapartida, nem todas as mulheres enxergavam o corset dessa forma, sendo também visto como objeto da sexualidade feminina, por trazer essa sensualidade, destacando as formas femininas. Madonna representou bem essa forma neste sentido ajudando também a transformar seu significado.
Como o corset é usado hoje?
Hoje em dia é comum ver essa peça sendo usada de forma aparente. Ainda é utilizado para melhorar a postura e afinar a cintura das mulheres. Mas agora de uma forma totalmente diferente, garantindo autoestima e amor-próprio, sem ser um peso estético.
Como escolher o corset perfeito?
O ideal na hora de escolher um corset é optar pela peça que faça você se sentir bem e confortável. Analisar as informações da peça, como por exemplo, as medidas e o tecido que foi fabricado, é muito importante.
Se a sua intenção for simplesmente combinar looks, o modelo não interfere tanto, pode escolher qual te agrada. Mas se sua intenção for reduzir medidas ou melhorar a postura, deve procurar um produto que seja para essas finalidades.
Podemos encontrar essa peça de várias cores, formatos, tamanhos e detalhes diferentes. Da para utilizar o corset para compor looks incríveis e estilosos, trazendo uma estética única.
Falando nisso, devemos nos atentar para práticas exageradas do uso do corset. O uso por muito tempo daqueles modelos que comprimem muito a região do abdômen, não devem ser usados por um longo período de tempo e nem em qualquer atividade, pois podem prejudicar tanto a respiração quanto a circulação, então fiquem atentas.
A partir disso da para entender a complexidade da história do corset. Primeiro usado por necessidade pelas mulheres para manter a postura e sustentação com os vestidos pesados que utilizavam.
Depois, criticado por sua restrição aos movimentos femininos, se tornando símbolo de opressão das mulheres, e por fim, seu uso atual ressoa sua história, trazendo mulheres seguras de si que se sentem bem e poderosas vestindo essa peça, mostrando que tem propriedade para usar o que quiserem, sem que ninguém o que isso significa.
E você, aderiu ao uso do corset? Vale a pena se inspirar em alguns looks e experimentar essa peça que é cheia de estilo e personalidade.
Foto de capa: Nataliia Vladimirova na Unsplash /Reprodução.