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Alimentos funcionais que você precisa incluir na dieta para ter mais saúde

Alimentos funcionais

Muito se fala sobre alimentos funcionais para lá e para cá, mas você sabe o que realmente eles são, para que servem e por que trazem muitos benefícios para a saúde?

Foto: Juan José Valencia Antía na Unsplash/Reprodução.

Também conhecidos como ingredientes funcionais, eles possuem alguns componentes ativos que são capazes de prevenir ou reduzir o risco de algumas doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes.

Além disso, podem também contribuir para o desempenho físico, atuando na construção de músculos e, também, para o seu bem-estar mental, ajudando na diminuição de problemas como ansiedade e depressão.

O que são alimentos funcionais?

Como já falamos um pouquinho aqui em cima, os alimentos funcionais são aqueles que, além de fornecerem nutrientes essenciais para o nosso corpo, também oferecem benefícios adicionais para a nossa saúde.

Eles podem ajudar a prevenir doenças, fortalecer o sistema imunológico, melhorar a digestão e até mesmo contribuir para o controle do peso.

Mas afinal, quais são esses alimentos e como podemos incluir eles no nosso dia a dia?

Quais são os melhores alimentos funcionais?

Já aproveita para anotar a nossa listinha com dicas de bons alimentos funcionais, para correr no mercado e garantir os seus:

Frutas vermelhas

Morangos, amoras, framboesas e mirtilos são ricos em antioxidantes, como as antocianinas, que combatem os radicais livres e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce das células.

Frutas cítricas

As frutas cítricas possuem altas concentrações de vitamina C e trazem diversos benefícios para a saúde. Além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico, elas combatem gripes e resfriados, previnem o envelhecimento das células e exercem ação antioxidante. Além disso, comer frutas cítricas alivia o seu estresse!

Peixes oleosos

Salmão, sardinha e atum são fontes de ácidos graxos ômega-3, importantes para a saúde cardiovascular e cerebral. Esses ácidos graxos também têm propriedades anti-inflamatórias.

Vegetais de folhas verdes

Espinafre, couve e rúcula, por exemplo, são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. Eles ajudam a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a saúde dos ossos e proteger contra doenças crônicas.

Castanhas e sementes

Nozes, amêndoas, chia e linhaça são exemplos de alimentos funcionais que fornecem gorduras saudáveis, fibras e proteínas. Eles ajudam a regular o colesterol, promover a saciedade e manter a saúde do seu intestino.

Cúrcuma

Esta especiaria perfeita sem defeitos, também conhecida como o famoso açafrão, possui um composto ativo chamado curcumina, que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Adicionar cúrcuma às refeições pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e combater a inflamação.

Soja

Importante fonte de proteínas, a soja traz benefícios para a mulher na menopausa, pois apresenta uma estrutura química semelhante ao hormônio estrógeno, que costuma reduzir neste período. O alimento auxilia no combate de dores de cabeça, ganho de peso, náuseas e retenção de líquidos e, ainda, previne a TPM e o câncer.

Cranberry

O cranberry é um alimento funcional que não engorda e previne infecções no organismo, principalmente as urinárias, pois a fruta inibe a aderência das bactérias na região. Cranberry também é antioxidante, fonte de vitaminas e ajuda a retardar o envelhecimento.

Gengibre

Poderoso alimento termogênico, o gengibre auxilia na eliminação de toxinas, ajuda a combater enjoo, diminui os gases e, ainda, ajuda a acelerar o metabolismo, reduzir celulites e previnir contra gripes.

Aveia

A aveia é uma poderosa fonte de minerais como cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e E, fibras e proteínas. O alimento auxilia no bom funcionamento do intestino, promove sensação de saciedade, controla pressão arterial e facilita a digestão. Além disso, comer três colheres de aveia todo dia reduz o seu colesterol e ajuda na dieta.

Canela

Se você não conhece os benefícios da canela, saiba que ela atua no organismo com ação termogênica, antioxidante e anti-inflamatória, auxiliando no emagrecimento, no combate às celulites e na manutenção da saúde, pois controla diabetes e inibe a proliferação de fungos, vírus e bactérias no organismo.

Azeite de oliva

O azeite é fonte de gorduras do bem e protege o coração. Ele também reduz níveis de colesterol e é rico em antioxidantes, ajudando a combater a formação dos radicais livres, que danificam as células e estão associados ao envelhecimento e doenças degenerativas, como o câncer.

Como incluir os alimentos funcionais na dieta?

Uma maneira simples de incluir alimentos funcionais na sua dieta é planejar refeições práticas que incorporem esses ingredientes.

Por exemplo: você pode preparar uma salada com vegetais de folhas verdes, frutas vermelhas e sementes, regada com azeite de oliva (um fiozinho, não vale exagerar). Ou ainda, preparar um prato de peixe assado com cúrcuma e ervas aromáticas.

Além disso, é importante variar a sua alimentação e experimentar novos alimentos regularmente. Dessa forma, você garante uma dieta equilibrada e diversificada, que contribui para a sua saúde e bem-estar geral.

Então, que tal começar a incluir mais alimentos funcionais na sua dieta hoje mesmo? Seu corpo e a sua saúde agradecem! 😉

Foto de Capa: Luke Michael na Unsplash/Reprodução.

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