Qual é a importância de consumir alimentos orgânicos no dia a dia?
Postado 11 de junho de 2024 em Bem-estar por Ana Beatriz Cardo
Os alimentos orgânicos têm ganhado cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermercados e na mesa das pessoas preocupadas com a saúde e o meio ambiente. Afinal, eles cuidam da gente por dentro e ainda fazem um bem enorme para o nosso querido planeta.
Quem diria que uma simples escolha na hora das compras poderia fazer tanta diferença, não é mesmo?
Mas, afinal, você sabe os reais motivos do porquê devemos dar preferência a eles e qual a importância de incluir ao máximo na nossa alimentação? É o que a gente vai descobrir juntas agora!
Por que escolher alimentos orgânicos no mercado?
A primeira pergunta que vem na nossa cabeça quando se fala em alimentos orgânicos é: por que eles são tão importantes, e por que são mais caros?
A resposta está na forma como eles são cultivados e produzidos, ou seja, sem uso de pesticidas, herbicidas, fertilizantes sintéticos ou organismos geneticamente modificados (OGMs). Esses componentes costumam estar presentes em alimentos tradicionais, e acredite, prejudicam muuuito a sua saúde.
Sendo assim, isso significa que com os orgânicos, você vai estar livre de resíduos químicos, investindo em uma dieta bem mais saudável para o seu corpinho.
Como os alimentos orgânicos ajudam na nossa saúde?
Os alimentos orgânicos oferecem ainda muitos benefícios para a saúde, tanto a curto quanto a longo prazo:
Eles são muito mais nutritivos
Alguns estudos já mostraram que eles tendem a ter níveis mais altos de vitaminas, minerais e antioxidantes, se comparados com os outros alimentos.
Dessa forma, isso acontece porque os métodos de cultivo orgânicos ajudam a promover solos mais saudáveis e ricos em nutrientes, o que automaticamente resulta em alimentos mais nutritivos.
Menor exposição a substâncias que são tóxicas
Os alimentos orgânicos são cultivados sem o uso de pesticidas e herbicidas sintéticos, o que diminui bastante a exposição do nosso corpo a resíduos químicos tóxicos.
Além disso, essas substâncias podem estar associadas a muitos problemas de saúde, como distúrbios hormonais, problemas de desenvolvimento e até mesmo câncer. Acho que podemos evitar, né?
Reduz os riscos de você ter alergias ou intolerâncias
Quando você faz uma “transição” para uma dieta mais orgânica, é muito comum que sinta uma boa melhora em probleminhas como alergias e intolerâncias.
Nesse sentido, o motivo disso pode ser a diminuição de produtos químicos nos alimentos orgânicos, que causam reações alérgicas em algumas pessoas.
Como os alimentos orgânicos contribuem para o planeta?
Além dos benefícios para a saúde, os alimentos orgânicos também são os queridinhos do meio ambiente. Afinal, a sua produção contribui para a preservação da natureza e garante um futuro mais verde para todos nós.
Então, bora conferir como a produção deles pode impactar positivamente nas nossas vidas:
Preservação da biodiversidade
Esse cultivo promove a diversidade de culturas e espécies, o que ajuda a preservar a biodiversidade do solo. Mas, como? Isso é alcançado através do uso de práticas agrícolas sustentáveis, como rotação de culturas e policultura.
Proteção do solo e da água
A produção deles diminui a erosão do solo, a contaminação da água e a degradação do ecossistema. Portanto, os agricultores ajudam a proteger a qualidade do solo e dos recursos hídricos, garantindo um ambiente saudável para as gerações futuras.
Redução da emissão de gases de efeito estufa
A agricultura orgânica tende a gastar menos energia e liberar menos gases de efeito estufa em comparação com a agricultura convencional.
Então, já deu para entender por que os alimentos orgânicos são tão especiais, não é mesmo? Além de serem mais nutritivos e saborosos, eles são uma escolha consciente e sustentável para você, para a sua família e para o nosso planeta.
Foto de Capa: Maddi Bazzocco na Unsplash/Reprodução.