Alongamento de unhas: principais tipos e como funciona
Postado 8 de agosto de 2024 em Beleza por Ana Beatriz Cardo
Manter as unhas bonitas e bem cuidadas é uma preocupação para muitas mulheres, e o alongamento de unhas é uma solução prática e eficaz para quem busca ter elas longas e fortes. Afinal, com uma boa variedade de técnicas disponíveis, é possível escolher a que melhor se adapta ao seu estilo e necessidades! Então, bora descobrir como cada uma delas funciona?
O que é o alongamento de unhas?
O alongamento de unhas é uma forma de aumentar o comprimento e melhorar a aparência das unhas naturais, usando materiais que oferecem durabilidade e resistência.
Sendo assim, esse “truque de beleza” é bastante popular, principalmente, entre quem tem unhas roídas, que quebram com muita facilidade ou que demoram para crescer. Além disso, é uma solução prática e rápida para melhorar a aparência das mãos em ocasiões especiais.
Outra grande vantagem é a possibilidade de personalização. Afinal, você pode escolher o formato, o tamanho e o design que mais te agradarem e combinarem com seu estilo.
Quais são os principais tipos de alongamento de unhas?
Existem diversos tipos de alongamento de unhas, cada um com suas características e técnicas específicas. Então, vamos trazer aqui abaixo os três principais:
Unhas de gel
A técnica das unhas de gel é uma das mais populares e oferece um resultado bem natural. Nesse método, aplica-se um gel especial sobre as unhas ou sobre tips (extensões de unhas artificiais).
Em seguida, é curado (endurecido) sob uma luz UV ou LED. Dessa forma, o processo geralmente envolve várias camadas de gel, que são moldadas e niveladas para criar uma superfície lisa e uniforme.
Portanto, elas são flexíveis, menos propensas a quebrar e têm uma aparência mais natural comparada a outros tipos de alongamento de unhas. Ah, vale dizer que é um método menos agressivo para as unhas naturais. Porém, faça com uma profissional experiente, viu?
Unhas em acrílico
As unhas acrílicas são feitas com uma combinação de pó acrílico e líquido monômero, que formam uma pasta moldável. Então, essa mistura é aplicada sobre as unhas naturais ou sobre tips (extensões) e moldada no formato desejado. Em seguida, o gel endurece ao ar livre – dispensando a luz LED.
Além disso, é uma técnica que oferece resistência, flexibilidade e espessura para as unhas, que ainda por cima tem um ótimo custo-benefício. E mais, elas duram bem e são perfeitas para quem tem unhas fracas ou roídas.
Por fim, as unhas acrílicas duram cerca de seis a oito semanas e, assim como a de gel, precisa fazer manutenção a cada 15 dias, ou conforme a unha natural crescer.
Unhas de fibra de vidro
Outro famoso tipo de alongamento de unhas é o feito com fios de fibra de vidro ou seda. Mas, como funciona? É aplicado um adesivo especial sobre as unhas naturais. Depois, cobertos com camadas de gel para garantir a durabilidade.
Sendo assim, é um método conhecido por proporcionar um acabamento natural e leve, sendo uma boa opção para quem prefere unhas mais discretas. Além disso, as unhas de fibra de vidro são flexíveis e menos propensas a quebrar, o que pode ser uma vantagem para quem tem um estilo de vida ativo.
Então, mesmo com bastante durabilidade, é importante fazer a manutenção a cada três meses, em média, para que a aparência natural permaneça.
Como cuidar do alongamento de unhas?
Independente do tipo de alongamento de unhas escolhido, é importante que você tenha alguns cuidados para manter as suas unhas bonitas e saudáveis, como:
- Hidratação: Mantenha as cutículas e unhas sempre hidratadas para evitar ressecamento e rachaduras.
- Manutenção: Faça as manutenções regulares com um profissional (não, nada de se arriscar sozinha) para evitar que as unhas cresçam demais, quebrem ou te machuquem.
- Evitar impactos: Proteja as unhas de impactos fortes e use luvas ao fazer tarefas de casa, como lavar roupas na mão ou louças. Assim, vai prolongar a durabilidade do alongamento.
Portanto, o alongamento de unhas é uma excelente opção para quem deseja unhas longas, fortes e bonitas! Porém, antes de tomar a sua decisão, que tal conversar com uma manicure profissional para entender melhor todas as vantagens e desvantagens de cada método?
Foto de Capa: DESIGNECOLOGIST na Unsplash/Reprodução.