Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Animal de estimação: será que está na hora de ter um pet?

Animal de estimação

Ter um animal de estimação pode trazer muuuitas alegrias e benefícios para a vida de uma pessoa, mas também é uma responsabilidade importante que requer todo cuidado e consideração. Por isso, se você está em dúvida se é a hora certa de ter um pet em casa, é fundamental levar alguns pontos em consideração.

Foto: Anoir Chafik na Unsplash/Reprodução.

Como saber se estou pronta para ter um animal de estimação?

Só gostar de brincar com os bichinhos não adianta. Para ter um pet em casa, é preciso antes que você esteja disposta a assumir grandes responsabilidades.

Afinal, estamos falando de uma vida, certo? Então, para tomar a melhor decisão sem ser impulsiva e se arrepender depois, vale você se questionar com algumas perguntas básicas, como:

Você tem tempo e disposição para cuidar de um pet?

Ter um animal de estimação requer tempo e dedicação para cuidar das suas necessidades básicas, como alimentação, higiene e exercícios diários.

Sendo assim, se você tem uma rotina agitada e não pode dedicar tempo suficiente para o seu pet, pode ser melhor esperar até que a sua situação mude. Afinal, de nada vale ter um cachorro, por exemplo, se ele vai passar o dia inteirinho sozinho sem atenção e os cuidados necessários.

Porém, é claro que isso pode variar a cada pessoa e situação, já que algumas podem contar com a ajuda de terceiros em casa, seja de familiares ou funcionários.

Além disso, outras opções são encontrar uma creche de confiança para passarem o dia ou até mesmo contratar um passeador, que possa levar eles para os exercícios e necessidades ao longo do dia na sua ausência.  

Você pode arcar com os custos que um animal exige?

Ter um animal de estimação não é baratinho, já que você vai ter despesas como alimentação, cuidados veterinários, vacinas e acessórios diversos, como potes, brinquedos e caminha (e olha que estamos falando só do básico aqui – o céu é o limite no universo pet, rs).

Portanto, reflita se você está financeiramente preparada para arcar com esses custos antes de trazer um pet para casa. Vale lembrar que, assim como nós seres humanos, os bichinhos (infelizmente) também correm riscos de contrair doenças ou necessidades de cirurgias, por exemplo.

Inclusive, hoje em dia existem até mesmo ótimos planos de saúde para pets, que podem ser uma mão na roda para quem não pretende passar aperto em emergências. Ou seja, mais um boletinho mensal aí na conta, mas que vale cada centavo!

Você está preparada para um compromisso de longo prazo?

A maioria dos animais de estimação vive muitos anos. Por isso, ter um pet em casa é um compromisso de longo prazo, que pode durar até mesmo 20 anos.

Então, se você não sabe se está pronta para cuidar do seu animal durante toda a sua vida com todo o amor e carinho, enfrentando os desafios que possam surgir ao longo do caminho, repense – muito – a sua decisão.

Além disso, não se esqueça de que eles não são “brinquedo” e nem “descartáveis” e, assim como nós, têm sentimentos e emoções. Portanto, não vale pegar o pet no impulso para poucos anos depois “descartar” ele da sua vida por motivos como “vou me mudar de casa” ou “não tenho tempo para cuidar”.

Todas as pessoas que moram na casa concordam em ter um animal de estimação?

É muito importante também que todas as pessoas que moram na sua casa estejam de acordo com a decisão de ter um animal de estimação.

Afinal, ter um pet afeta não apenas você, mas também todos os membros da família e até mesmo outros animais que já vivem na residência.

Sendo assim, antes de trazer um novo animal para casa, tenha uma conversa aberta e honesta com todos os envolvidos para garantir que estejam confortáveis e preparados para receber o novo membro da família. Sim, é isso mesmo, os pets são família.

Agora, se você já tiver as respostas para todas essas perguntas e achar que realmente chegou o momento de ter um pet em casa, saiba que não poderia tomar uma decisão melhor!

Lembre-se todos os dias de cuidar do seu animalzinho com muito amor, respeito e dedicação, e assim você terá um companheiro fiel e amoroso ao seu lado por muitos anos!

Ah, e por último, mas não menos importante. Sempre que possível, adote. Tem muitos bichinhos pelas ruas ou em ONGs esperando a oportunidade de amar e serem amados <3

Foto de Capa: Veronika Jorjobert na Unsplash/Reprodução.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: