Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Importância da atividade física para a saúde

Importância da atividade física para a saúde

A atividade física faz muito bem tanto para a saúde física como para a mental, uma vez que tem o poder de reduzir o risco de doenças e trazer a sensação de bem-estar. Por isso, é essencial incluir algum tipo de prática na rotina para ter mais qualidade de vida.

Qual é a importância da atividade física para a saúde?

A atividade física traz vários benefícios para a saúde, como, por exemplo, redução do risco de doenças no coração e controle da diabetes. Certos tipos, como a musculação, ajudam também a:

  • fortalecer a musculatura;
  • prevenir problemas nas articulações;
  • correção da postura;
  • aumento da massa magra.

Sob o aspecto emocional, a prática de exercícios de forma regular também pode melhorar a autoestima, além de permitir a interação com outras pessoas, ampliando o círculo social. Além disso, reduz os níveis de cortisol no corpo, o que pode aliviar o estresse.

Saúde da mulher

Para as mulheres, a prática de atividades físicas é capaz de aliviar os sintomas da TPM, uma vez que libera endorfina, o hormônio do bem-estar. Também pode ser útil para prevenir ou controlar outras doenças, como:

  • câncer de mama;
  • síndrome do ovário policístico.

Vale destacar ainda que os exercícios na gestação ajudam a manter o corpo da mulher saudável na gravidez. Assim, evitam fatores de risco, como a pressão alta e diabetes.

Importância da atividade física para a saúde

Link do produto dessa imagem: Top com bojo removível

Quais são os melhores tipos de atividade física para a saúde?

Todo o tipo de atividade física faz bem para a saúde, mas algumas, como a natação, caminhadas e treinos de força, se destacam. Isso porque, são mais completas, além de acessíveis para a maioria das pessoas.

Natação

A natação é uma atividade que trabalha todo o corpo, uma vez que exige muito dos músculos dos braços e pernas, além da respiração. Além disso, é uma ótima opção para quem tem problemas nas articulações, pois tem baixo impacto.

Os exercícios na água são ideais para todas as idades, desde crianças até idosos, e há opções com menor esforço, como a hidroginástica.

Caminhadas

Essa é uma opção acessível, uma vez que não requer aparelhos, basta colocar um calçado adequado e começar. Aliás, com apenas 15 minutos por dia, já é possível ter benefícios, como:

  • controle do colesterol;
  • melhoria do humor;
  • músculos mais fortes.

Mesmo para quem tem uma rotina corrida, pode incluir pequenos trechos a pé durante o dia, ao deixar de usar o elevador e usar as escadas, descer um pouco antes do transporte coletivo ou andar um pouco depois do almoço.

Treinos de força

Há muitas opções para fortalecer o corpo, que vão além da musculação com aparelhos na academia.

Por exemplo, os treinos funcionais, que usam movimentos que simulam situações do dia a dia, como levantar bags, agachar ou correr.

Esse tipo de atividade ajuda no controle de peso, bem como, dá mais suporte para as articulações, o que evita dores e melhora o desempenho em várias tarefas diárias.

Importância da atividade física para a saúde

Link do produto dessa imagem: Sutiã top invisível com bojo em microfibra

Como escolher a melhor atividade física?

Para escolher uma atividade física para incluir na rotina, o ideal é testar modalidades diferentes até encontrar uma que traga bem-estar. Afinal, além das mais comuns, há muitas opções que combinam exercícios e diversão, como:

  • dança, que inclui ritmos como zumba, samba, entre outros;
  • artes marciais, como judô, jiu-jitsu, muay thai;
  • pilates.

Como praticar uma atividade física de forma segura?

Ao começar uma atividade física é essencial respeitar os sinais do próprio corpo e estar atento a dores nas articulações e fadiga excessiva, por exemplo.

Sempre que possível, o melhor é contar com auxílio de um educador físico, que pode auxiliar na:

  • execução;
  • prescrição de treinos conforme a evolução;
  • corrigir a postura.

Também é importante fazer exames médicos regulares, a fim de verificar se possui alguma condição que requeira mais cuidados, como cardiopatias ou doenças crônicas.

Qual é a frequência ideal para a prática de exercícios?

A constância é essencial para se beneficiar com os exercícios, por isso, o ideal é manter pelo menos duas vezes na semana algum tipo de treino.

Mas, à medida que evolui e ganha mais resistência, pode aumentar a frequência ou incluir estímulos diferentes.

Como se preparar para a atividade física?

Para melhorar o desempenho na atividade física, é preciso investir em uma alimentação saudável, que vai dar energia e fornecer os nutrientes que o corpo precisa para construir músculos.

Por isso, vale a pena incluir na rotina alimentos como:

  • frutas;
  • carnes magras e ovos, ricos em proteínas;
  • fontes de carboidratos, que dão energia.

O momento de comer depende muito da rotina de cada pessoa, bem como, da atividade que vai realizar.

Há aqueles que preferem treinar em jejum, por exemplo, ou fazer um lanche leve, que não cause mal-estar durante sessões de exercícios mais intensas.

Outro ponto que merece atenção é o descanso, que inclui momentos de relaxamento e, em especial, uma boa noite de sono. Isso garante que a pessoa tenha mais disposição no dia seguinte.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: