Autocuidado possível: como encontrar o equilíbrio

autocuidado

Rotinas repletas de atividades, vida saudável, cuidados com a pele, corpo, cabelo… está tudo bem se cuidar, e é ótimo que você busque por isso, mas você sabe o que é um autocuidado possível?

Fonte: Unsplash/Reprodução. Foto de: Toa Heftiba

Se você percebeu que recentemente as pessoas tem se empenhado mais em mostrar em suas redes sociais suas rotinas em vários aspectos, como: alimentação, skincare e exercícios físicos, você notou certo!

As pessoas tem se sentido muito mais abertas a compartilhar sua vida e a forma como fazem as coisas no decorrer dos dias. E é ótimo que isso esteja acontecendo, porque é bem satisfatório ver rotinas diferentes e se inspirar, não é?

Mas, para quem se sente insatisfeito com a rotina que tem seguido, ou então se sente bem, mas tem vontade de mudar, ver esse tipo de conteúdo pode ser um pouco sufocante.

Então, hoje resolvemos falar sobre um assunto muito importante e necessário para o momento, que é o autocuidado possível.

O que é autocuidado possível?

O autocuidado se define pelo cuidado e tratamento que temos por nós mesmos. Ou seja, a forma que nos relacionamos conosco.

A definição de autocuidado mudou muito ao longo do tempo, e hoje, vemos que, principalmente para as mulheres, tornou-se uma pauta muito importante e um cuidado necessário para viver bem a vida.

Vemos que atualmente a preocupação em ter um tempo para cuidar de si é frequente e que estamos realmente valorizando a diferença que isso faz. Porque, antes, o autocuidado era visto como atividades fúteis e desnecessárias.

Assim, as mulheres se sentiam desencorajadas ao buscar esse tempo, ao querer cuidar de se mesmas e culpadas ao perceberem que se sentem bem com isso.

Mas como queremos uma discussão mais aprofundada sobre o assunto, vamos aos fatos: a realidade que cada mulher vivencia é muito diferente. E porque saber disso é importante?

Quando a inspiração nos outros pode se tornar um problema?

Com essas busca crescente por conteúdos de rotinas que parecem ser a vida correta a ser seguida, por vezes podemos nos sentir incapazes. Isso porque, por mais que você queira ter uma rotina assim, talvez ela não se encaixe em sua realidade.

Por exemplo: você tem uma rotina muito atarefada e sente que seria muito importante treinar mais. Ao abrir o instagram se depara com conteúdos que te agradam, como: minha rotina de treino.

Ao acompanhar essa rotina, isso pode fazer com que sinta que fazer o que você faz, ou começar aos poucos, não é o bastante. E esse é o maior erro. Acreditar que todos tem a vida que desejam e fazem tudo que querem.

Veja, se nesse quesito da atividade física, aquela pessoa consegue cumprir muito bem suas atividades, pode ser que em outras áreas ela não consiga desenvolver.

As vezes você tem filho, a pessoa não. As vezes você trabalha em um cargo mais alto que exija mais de você, a pessoa não. Pode ser que você tenha outros hobbies que também gostaria de desenvolver, e a pessoa não.

Entende que todas essas coisas faladas, são conquistas também? Cada um tem a sua realidade e atividades que precisa cumprir diariamente. Então, buscar inspiração, é positivo, mas se frustrar por não conseguir acompanhar outras realidades, só vai atrasar seu processo.

O mesmo vale para pessoas que cuidam da pele, do corpo, com produtos que possuem preços elevados. Se essa não é a sua realidade, não se sinta impedido de começar com menos, ou com outras marcas.

Você não precisa fazer exatamente o que os outros estão fazendo para cuidar de si mesma e preservar o autocuidado. O verdadeiro autocuidado é aquele que é possível para você, que te nutre, que pode ser adaptado a sua rotina e te faz sentir bem, e não incapaz.

Lembre-se disso na próxima vez que ver algum desses vídeos para se inspirar e se preocupe em construir uma relação de autocuidado baseada em suas próprias necessidades, não dos outros!

Foto de capa: Unsplash/Reprodução. Foto de: Fleur Kaan

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: