Autoestima em dia: fuja da pressão estética no carnaval

Hoje o assunto é muito importante e garante profundas reflexões. Então sente-se em um lugar confortável, pega aquele cafezinho e vem fazer parte de mais um texto feito especialmente para essa época de carnaval, e vamos falar sobre um assunto sério: autoestima

Confira nesse post algumas dicas de como garantir que sua autoestima seja preservada, inclusive, no carnaval.

O que é autoestima e por que esse assunto está em alta?

Autoestima é a palavra que define o valor que uma pessoa dá a si mesmo pela sua capacidade, suas conquistas pessoais, emoções e comportamentos. Falar de autoestima está em alta, pois percebe-se uma atenção atual para assuntos que antes não eram considerados relevantes, como a saúde mental feminina.

Preservar sua autoestima é garantir que em uma realidade repleta de julgamentos, seja mantida a visão de amor que você tem de si mesma.

Mas é simples dizer que não devemos ligar para o que os outros dizem sobre o nosso corpo, quando na realidade em que a mulher se encontra hoje, onde qualquer pessoa pode comentar qualquer coisa sem qualquer responsabilidade na internet, às vezes fica difícil se sentir em um ambiente seguro, livre de ataques e ofensas.

Perder muito tempo nas redes, imersa em um sentimento de comparação, também não é boa ideia. A realidade do instagram é perfeita. Corpos perfeitos, casais perfeitos, vidas perfeitas, e fora da tela muitas vezes você se encontra em uma realidade onde nada é perfeito e está longe de ser. 

Então, como parar de se sabotar e se colocar em um espaço tão pequeno que te define pela quantidade de estrias que você tem?

A grande verdade é que esse processo é longo. É preciso muito autoconhecimento para garantir que o que os outros acham sobre o seu corpo, não te afete. E de garantir que sua forma de pensar no seu corpo seja com muito amor. Para que entenda e viva isso, de verdade, é necessário enxergar onde está o início do problema. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar a reforçar positivamente a imagem que você tem sobre si mesma e fugir dos gatilhos da pressão estética

1. Exercício Físico:

Estar bem com o seu corpo é reflexo de estar bem com a sua mente. Fazer exercícios físicos para se sentir bem, e não para alcançar metas de uma forma obsessiva que mais te faz mal do que bem, pode ajudar. 

Não tem nada que aumente mais nossa autoestima do que realizar uma tarefa simples que nos comprometemos a fazer. Procure cumprir o básico e assim ir aumentando suas metas, uma caminhada ao ar livre já pode te ajudar a encontrar esse equilíbrio. 

2. Terapia em dia:

A terapia também é um dos pilares para se manter com o amor-próprio em dia. Aprender mais sobre si e como reage a certas situações pode te ajudar a aprender a filtrar o que você ouve e o que você lê. 

Às vezes uma ofensa disfarçada de conselho sobre o seu peso, pode ser facilmente percebida se você estiver com a mente saudável. Ninguém sabe melhor do que você mesma o que é o melhor para você.

3. Use a internet com sabedoria:

Gaste seu tempo na internet de forma saudável. Ao invés de passar horas invejando outra vida, busque agregar na sua. Acompanhe conteúdos reais, de pessoas que mostram as coisas da forma que elas realmente são. Siga pessoas que genuinamente te inspiram, que se assemelham ao seu estilo de vida.

4. Encontre hobbies e atividades:

Sabe aquela aula que você enrola a meses para começar? Agora é o momento. Quando você se sente útil e cumprindo seu propósito na vida, fica difícil qualquer opinião supérflua em relação ao seu corpo, ou características físicas suas, te abalar. Aos poucos você vai perceber que tudo isso é muito pequeno, perto da imensidão que você tem dentro de si para contribuir com o mundo. 

Como se preservar e manter a autoestima em dia no carnaval?

O carnaval é um momento de curtição onde tudo que não queremos escutar são comentários negativos sobre a forma que nos vestimos e nosso corpos, e geralmente, esses dois assuntos andam juntos.

Lembre-se que neste carnaval, o que importa mesmo, é estar feliz com seu corpo, com você mesma e curtir bons momentos de alegria! Se alguém está insatisfeito com a forma que você está sendo feliz – e se essa forma não ofende ninguém – não há porque escutar.

E se não der para cumprir todas essas dicas agora, a gente entende 😂 mas leve essa mensagem e curta seu carnaval com a consciência de que comentários negativos sobre o seu corpo não te definem! 

Investe aquele look com muito brilho, uma make que você gosta e o mais importante: se vista com amor-próprio, porque isso só você pode fazer por você. 

Foto de capa: Marcos Paulo Prado na Unsplash /Reprodução.

Produtos Relacionados

Gostou desse conteúdo? Leia também: