Ayurveda: aprenda o que é e como funciona

Temas sobre mente, bem-estar, saúde emocional e equilíbrio tem sido muito debatidos atualmente e alvo de uma grande tendência que valorizam estilo de vida como um dos pilares da integridade do ser humano. Se você se interessa por estes assuntos, eu te pergunto, você já ouviu falar sobre Ayurveda?

O que é Ayurveda?

Definir o que é Ayurveda pode trazer posicionamentos polêmicos por parte de quem não conhece as práticas.

Isso porque, para quem tem uma visão holística dessa forma de vida, relaciona essas práticas com algo mítico e sem fundamentos comprovados.

Mas a Ayurveda é uma terapia milenar de origem indiana, e é um dos sistemas de saúdes mais antigos. A Ayurveda tem como base retornar o ser humano ao estado de equilíbrio, tratando as coisas que o retiram dessa centro.

Sendo assim, a Ayurveda pretende que o ser humano, através do autoconhecimento, busque de volta sua harmonia e equilíbrio natural, tendo assim uma vida mais saudável.

Quem segue essas práticas acredita muito na cura preventiva e interior, acreditando que esse cuidado e essa busca por equilíbrio possa evitar doenças e problemas futuros.

Então, para quem é adepto, funciona assim: na Ayurveda, cada ser humano é visto de forma individual com sua energia e capacidades únicas. E quando existe alguma coisa na vida da pessoa, que atrapalha a forma como essa energia flui, o ser humano fica em estados e desequilíbrio. Assim, esse desequilíbrio causa as possíveis doenças que ele poderá vivenciar durante a vida.

Isso porque causaria um desequilíbrio energético, e um acúmulo de toxinas no corpo. Então, a busca seria por um estado de reequilíbrio em que seu funcionamento natural fosse restaurado. Alinhando assim corpo e mente de forma individual e em conjunto.

Quais as práticas mais comuns?

A Ayurveda possui várias frentes e pode ser expressada de várias formas. Possui práticas, por exemplo, de massagens, aromaterapia, nutrição e fitoterapia, yoga e meditação.

Através dessas práticas é possível construir um equilíbrio entre mente e corpo, e também tratar as duas área separadamente. Assim possível que o ser humano, através desses cuidados e dessa rotina, consiga viver de forma mais feliz e saudável.

Os tratamentos Ayurvedicos funcionam assim: primeiro o paciente é analisado e preenche uma ficha, pela qual é possível conhecer melhor as características e o modo de vida.

Depois disso, o profissional da saúde, pensando no que irá contribuir e auxiliar o paciente, o orienta em direção a quais atividades seguir.

Quais os benefícios da Ayurveda?

Para quem pratica, vários benefícios são relatados, como por exemplo: nutrição saudável e bem equilibrada, hidratação da pele, sistema imunológica mais fortalecido, ou seja, aumento da imunidade.

Também são relatados outros benefícios como a melhora da circulação e do sistema linfático, e aumento da força muscular.

Mas, acredita-se que a Ayurveda trata muitos outros aspectos do ser humano. Existem várias outras questões em que esse sistema pode ajudar, como o estresse, a ansiedade, nervosismo, e até problemas respiratórios como asma, bronquite e alergias respiratórias.

Esse processo de conhecimento se dá através de definir que o ser humano é definido por 3 combinações de elementos diferentes. Dosha é o nome dado para essas combinações. E são elas: Vatta, Pista e Kappa.

Acredita-se então que as pessoas são regidas por esses três Doshas, e quando existe desequilíbrio entre eles, surgem as doenças.

Foto de capa: Unsplash/Reprodução. Foto de: Calum Lewis.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: