Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Café em excesso faz mal para a saúde?

Café

Hello, hoper! Esse post é para você não abre mão do café assim que acorda, e também depois do almoço… e quando vai chegando o fim do dia 🤣

Mas será que o hábito de consumir café em excesso pode prejudicar a saúde? É sobre isso que iremos falar hoje. Então se você é daquelas que toma café o dia todo, acompanha até o fim para saber mais informações sobre os efeitos do consumo em excesso do café.

Café faz mal para a saúde?

Indo direto ao ponto, o consumo excessivo pode fazer mal para a sua saúde, sim. E vale lembrar que tudo que é consumido em excesso, na maioria das vezes pode ter algum efeito prejudicial, é importante lembrar que equilíbrio é tudo.

Mas agora vamos falar sobre como isso acontece e quais os reais motivos do excesso de café prejudicar sua saúde. O problema de consumir muito café, está na cafeína.

Isso acontece porque os principais componentes do café, é ela. A cafeína consumida em excesso pode fazer muito mal para o seu corpo, causando sintomas físicos e mentais.

Os sintomas vão desde agitação, tremores, sensação de tontura, aumento dos batimentos cardíacos, dores no estômago e até convulsões. Isso se consumida em doses elevadas, maiores do que as indicadas.

Qual a quantidade correta para o consumo do café?

Então, você deve estar se perguntando: mas quanto eu posso tomar de café sem que isso afete minha saúde? E a quantidade recomendada é de até 400mg por dia, e isso equivale a 600 ml de café, ou então 3 expressos.

Mas é muito importante você se atentar para alguns fatos, como por exemplo: não é só o café que possui cafeína. Então não se engane consumindo esse máximo por dia. Isso porque, alguns suplementos contém cafeína, energéticos, entre outros.

Outro fator importante que você precisa considerar, é que para quem sofre com problemas de ansiedade, o café consumido em excesso pode ser um grande gatilho. Podendo causar esse sentimento de agitação, angustia, tremores, e tudo que quem sofre com esse problema já conhece.

Então preciso cortar completamente o consumo de café?

Não precisa. A não ser que esse consumo esteja te causando problemas que você já vem observando. Mas o certo é que esse consumo seja equilibrado, e também evitar a bebida depois das 17h, uma vez que ela pode causa insônia e prejudicar a qualidade do seu sono.

Se você toma muito café, pode ser difícil diminuir o ritmo, porque a cafeína é uma substância que pode gerar um leve vício. Então ao diminuir, ou parar de consumir, pode ser que você sinta falta por alguns dias.

O ideal é ir diminuindo o ritmo devagar para que o seu corpo não sinta tanto e esse processo possa ser bem tranquilo para você. Mas não deixe que a rotina e o excesso de trabalho te leve ao consumo excessivo, é importante olhar para a sua saúde e cuidar de você todos os dias. Lembre-se: você não é uma máquina que precisa dar conta de tudo.

Então observe se esse consumo de café não está sendo por conta do excesso de atividades no dia, para garantir que você tenha energia para cumprir todas. Nesse caso, existem outras alternativas que podem ser menos agressivas, como por exemplo o chá verde.

E também, o descanso é importante. Então se sentir necessidade, descanse, faça uma pausa, e não obrigue seu corpo a trabalhar sobre o efeito da cafeína 😓

Foto de capa: Unsplash/Reprodução. Foto de: Nathan Dumlao.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: