Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Dicas para caminhada: como melhorar o seu desempenho

Caminhada

Muitas pessoas não costumam dar para a caminhada o verdadeiro valor que ela merece. Mas ela merece, sim, toda a atenção do mundo!

Foto: Arek Adeoye na Unsplash/Reprodução.

Afinal, é considerada um dos melhores exercícios físicos para emagrecer e para manter a saúde em dia, mesmo sendo uma atividade de baixo impacto. E é isso que a torna tão maravilhosa!

Por que a caminhada é um dos melhores exercícios físicos?

A atividade é recomendada por médicos para pessoas de, literalmente, todas as idades. Além disso, super prática e fácil, é um exercício que dá para ser feito em qualquer hora e lugar, sem precisar pagar 1 real por isso.

Pode ser na rua, na praia, na academia, na esteira do prédio, em parques… você é quem decide! E o melhor, também é você quem vai determinar a intensidade e dificuldade do seu treino, seja uma caminhada mais leve ou mais rápida.

Quais são os benefícios da caminhada para a saúde?

Além de ajudar na perda de peso, caminhar regularmente pode contribuir com a eliminação de vícios, como cigarro e doces. Tem como amar menos?

Isso acontece porque o exercício pode provocar uma sensação de bem-estar parecida com a que o açúcar libera no organismo. Pote de Nutella que se cuide! E os benefícios não param por aí:

  • Melhora a qualidade do sono
  • Trabalha no combate à ansiedade
  • Ajuda a queimar calorias e diminuir celulites
  • Diminui o colesterol ruim
  • Traz benefícios para o seu coração
  • Melhora a capacidade pulmonar
  • Elimina toxinas acumuladas no organismo
  • Combate diabetes e problemas como osteoporose
  • Regula o funcionamento do intestino

Como melhorar o meu desempenho na caminhada?

Para obter os incríveis benefícios da caminhada, é importante saber como turbinar o exercício e melhorar o seu desempenho. Vem conferir algumas dicas simples, mas que valem ouro:

Use roupas confortáveis

Quem já caminha ou deseja começar, o primeiro passo é investir na compra de um tênis confortável e roupas leves. Afinal, usar equipamentos inadequados pode levar a lesões e dificultar o seu exercício. Essa é a hora da desculpa perfeita para arrasar nos lookinhos fitness novos!

Se mantenha hidratada

Para cada uma hora de atividade, é essencial beber pelo menos um copo de água ou outros líquidos, como isotônicos. Eles são uma boa opção porque ajudam a repor os sais minerais perdidos e hidratam o seu corpo durante o exercício. Além disso, vale lembrar que beber água gelada ajuda ainda a acelerar o seu metabolismo!

Tenha planos alternativos

Tenha sempre o seu plano B quando o tempo não estiver bom. Você pode ir para a esteira do prédio, pra academia ou até mesmo dar uma andada pelo shopping. Quem nunca? Rs. Além disso, se você costuma fazer ao ar livre, não se esqueça de utilizar protetor solar, óculos escuros e boné.

Crie processos graduais

Se você é iniciante, comece a atividade aos poucos, partindo de dez minutos e aumentando gradualmente, até chegar em pelo menos 40 minutos de caminhada. Sendo assim, o ideal é fazer o exercício pelo menos três vezes na semana, combinado?

Priorize as superfícies planas

Para deixar o seu treino com melhor desempenho, o ideal é fazer caminhadas sobre superfícies planas. Dessa forma, os músculos dos membros inferiores, como glúteos e panturrilhas, reagem mais rapidamente aos movimentos feitos.

Se alimente bem antes da caminhada

Alimentos leves como pão integral com queijo branco ou barras de cereais são boas opções. Porém, se você é do time que não consegue comer antes de fazer exercício físico, a dica é consumir um copo de suco de uva integral. Acredite, ele é superpoderoso e considerado um excelente pré-treino!

Faça alongamentos

O óbvio precisa ser dito: é essencial alongar o corpo antes e depois do seu treino. Caso contrário, os seus músculos podem ficar extremamente doloridos nos dias seguintes e prejudicar o seu desempenho na caminhada.

E aí, bora chamar as amigas ou o cachorro para caminhar? 😉

Foto de Capa: Emma Simpson na Unsplash/Reprodução.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: