Carnaval com saúde: dicas para você curtir sem prejudicar o corpo

Carnaval com saúde

O Carnaval é uma época de muita celebração e alegria, mas também requer cuidados especiais para garantir que você aproveite a festa de forma saudável e segura. Além de se preparar e ficar toda maravilhosa para os blocos, festas e desfiles, é fundamental também cuidar da sua alimentação, hidratação, saúde e bem-estar no geral. Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para você curtir o Carnaval com saúde:

Como aproveitar o Carnaval com saúde?

Confira abaixo as 7 melhores dicas para você se jogar na folia sem deixar a vida saudável de lado!

1. Proteja a sua pele do sol com muuuito protetor solar!

Durante o Carnaval, é muito comum a gente passar longas horas sob o sol forte, o que aumenta o risco de queimaduras, manchas e danos à nossa pele.

Portanto, use protetor solar com fator de proteção adequado e reaplique ele a cada duas horas, especialmente se você estiver suando muito ou entrando na água do mar ou piscina.

Além disso, tente sempre usar chapéus, bonés e roupas leves para proteger as áreas expostas. Ah, e não se esqueça do protetor de lábios também, hein!

2. Utilize repelente para se proteger dos insetos

O Carnaval também é uma época de maior incidência de insetos, como mosquitos e pernilongos, que podem transmitir doenças como dengue, zika e chikungunya.

Então, quando for sair de casa, passe antes um bom repelente de insetos para proteger toda a sua pele contra picadas, principalmente durante a noite e em locais com grande concentração de pessoas.

3. Faça da garrafinha de água a sua maior aliada

Com o calor e a agitação das festas, é muito fácil a gente se esquecer de beber água, porém a desidratação pode prejudicar (e muito) a sua saúde e bem-estar.

Por isso, beba pelo menos de 2 a 3 litros de água por dia, além de sucos naturais, água de coco e isotônicos para repor os eletrólitos perdidos com o suor, principalmente se você estiver ingerindo bebida alcoólicas.

4. Evite o excesso de álcool e substâncias tóxicas

E falando em bebidas alcoólicas, embora seja super comum fazer o consumo delas durante as festas de Carnaval, é importante que você tenha muita moderação.

Além da famosa e temida ressaca do dia seguinte, que agora não dura mais só um dia, e sim um mês (rindo de nevoso), o excesso de álcool pode levar à desidratação, desequilíbrio eletrolítico e comprometer a sua segurança.

Evite também o consumo de substâncias tóxicas e ilegais, que podem colocar a sua saúde em risco.

5. Não exagere em bebidas energéticas

Ainda sobre o tema bebidas, aquelas que são energéticas possuem alto teor de cafeína, substância que pode causar insônia e comprometer o descanso do corpo para enfrentar um novo dia de festa.

Vale dizer ainda que cafeína e bebida alcóolica juntas podem ser uma mistura um tanto quanto perigosa, principalmente se consumida em excesso, podendo aumentar o risco de arritmias e palpitações cardíacas, além de piorar sintomas de gastrite.

6. Cuidado com a sua alimentação durante o feriado

Pode até parecer uma dica óbvia, mas durante a curtição ela sempre acaba sendo jogada para escanteio. Então não se esqueça: manter uma alimentação equilibrada para garantir energia e disposição também é outro cuidado essencial para um Carnaval com saúde.

Faça pelo menos 4 refeições por dia (podem ser lanches também), priorizando opções leves e nutritivas. Uma boa estratégia é iniciar o dia com um café da manhã equilibrado, fornecendo os nutrientes necessários para encarar a maratona de folia.

Opções como frutas, cereais integrais e proteínas magras são ideais. Que tal uma vitamina de frutas com aveia e um pãozinho com uma fatia de queijo branco?

Além disso, evite tantos alimentos gordurosos e frituras (ou ao menos compartilhe eles com as suas amigas para comerem em menores porções), e opte por carnes magras, frutas, verduras, legumes e sobremesas refrescantes, pelo menos em uma refeição grande por dia, como o almoço ou jantar pré-festa, por exemplo.

Outra dica é fazer lanches saudáveis entre as principais refeições para manter os níveis de energia estáveis. Frutas, barrinhas de proteína, iogurtes e oleaginosas são excelentes escolhas para os intervalos entre os bloquinhos.

7. Cuide da sua saúde mental

O Carnaval pode ser uma época de grande euforia, mas também pode desencadear estresse, palpitações, ansiedade e outros problemas emocionais. Cuide da sua saúde mental, reserve momentos de descanso, pratique atividades relaxantes, como respirações, e esteja atenta aos sinais de sobrecarga emocional.

Agora sim! Com esse manual em mãos, você vai estar prontíssima para um Carnaval com saúde e segurança. Lembre-se sempre de cuidar do seu corpo, da sua mente e de respeitar os seus próprios limites. Afinal, ninguém conhece você tão bem quanto você mesma, não é?

Bom Carnaval! 🙂

Foto de Capa: Unsplash/Reprodução.

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