Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Casamento civil: tudo que você precisa saber sobre a celebração

Decidiu marcar o seu casamento civil e não sabe por onde começar? Reunimos informações que podem te salvar e tornar esse momento muito mais leve!

Afinal, essa é uma decisão tão importante, e geralmente vem atrelada a um momento bem emotivo para o casal, e com a cabeça nas nuvens, pode parecer difícil dar conta de tudo para o momento tão sonhado.

Qual o primeiro passo para um casamento civil?

O primeiro que você deve pensar, deve ser a escolha da data e o local em que você deseja casar. Isso porque, existem algumas opções e algumas regras para cada uma delas.

Por exemplo, você pode optar por fazer o casamento civil em outro local que não seja o cartório, sabia disso? Basta fazer junto com o requerimento do casamento, o anúncio de que irá ser realizado dessa forma. A partir daí, você paga uma taxa para o juiz de paz se deslocar até o local.

Essa é um oportunidade legal para quem deseja fazer uma decoração diferente e guardar muitas fotos desse momento. Principalmente, para quem opta por não fazer festa, mas não quer abrir mão de celebrar e guardar registros desse momento tão especial.

Mas caso você decida fazer o casamento civil no cartório, nada te impede de realizar um almoço e chamar algumas pessoas próximas e queridas para comemorar esse momento com você.

Na realidade, essas decisões devem ser resolvidas em casal, que devem escolher a opção que mais os deixar a vontade, confortáveis e realizados neste momento, Porque, acredite, vão ter muitos palpites!

Qual o prazo para marcar o casamento civil?

A legislação recentemente sofreu uma alteração nesse sentido. Antes, era necessário requerer ao menos 30 dias antes do casamento e no máximo 90 dias. Hoje, esse requerimento é mais prático e pode ser feito com no mínimo 5 dias.

Mas a grande dica é que você não espere os últimos dias do prazo para cumprir-los. Isso porque, além de te deixar ansiosa, esperar o último momento pode ser perigoso e acabar fazendo com que você não consiga casar na data desejada. Então, é melhor se antecipar, certo?

Qual a documentação necessária para marcar o casamento?

Para agendar o casamento é necessário comparecer ao cartório com as duas testemunhas escolhidas para presenciar esse momento. Todos devem contar com o CPF original. os noivos, se forem solteiros, precisam levar a certidão de nascimento original.

O problema de deixar para a última hora é no último momento não encontrar alguns desses documentos e ter que ir atrás para resolver. E isso não é nada rápido. Então, melhor conferir a documentação e agendar o casamento com antecedência.

Apesar de serem apenas 2 as testemunhas, você pode escolher outras pessoas para assinar no dia também. Como os padrinhos, por exemplo. Na maioria dos cartórios não há limites de pessoas que podem acompanhar a cerimônia, mas é sempre bom se certificar.

Além disso, caso você escolha casar em um cartório que não é da sua cidade, você consegue fazer esse requerimento on-line, e juntar a documentação das testemunhas com as assinaturas digitais delas. Mas o processo é um pouco trabalhoso, e ainda sim você terá que apresentar as certidões de nascimento dos noivos antes de agendar.

Espero que esse post te ajude a ficar mais tranquila quanto a esses assuntos mais burocráticos e que as dicas sejam úteis para garantir que tudo saia conforme o planejado!

Foto de capa: Unsplash/Reprodução. Foto de: Sir Manuel.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: