Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Como evitar o chulé: dicas para acabar com o mau cheiro nos pés

Evitar o chulé

Você já se viu em situações bem embaraçosas por causa do temido chulé? Aquele cheirinho desagradável que parece não querer desaparecer pode ser motivo de constrangimento e muuuito desconforto. Porém, você pode ficar tranquila, porque hoje a nossa missão aqui é compartilhar algumas dicas infalíveis para você se livrar desse problema e evitar o chulé de uma vez por todas. Pezinho de princesa? Queremos! Rs.

Foto: WC So na Unsplash/Reprodução.

Por que os pés podem desenvolver chulé?

Afinal, por que os pés têm a tristíssima tendência a ficar com chulé?

A resposta está no ambiente úmido e quente criado dentro dos sapatos, que proporciona o cenário ideal para a proliferação de bactérias e fungos – responsáveis pelo mau cheiro.

Além disso, o suor excessivo dos pés, especialmente durante atividades físicas ou em dias mais quentes, também contribui para a formação do chulé. Portanto, para evitar o chulé, é essencial adotar hábitos de higiene adequados e cuidar da saúde dos seus pés.

Vale dizer que esse mau cheiro também pode surgir devido a alterações no seu organismo, como problemas de tireoide, estresse ou menopausa. Então, é importante ficar ligada em qual pode ser a verdadeira causa do seu problema, combinado?

Quais são as melhores estratégias para evitar o chulé?

Vamos de diquinhas simples, mas que vão fazer toda a diferença no seu dia a dia:

Higiene diária dos pés

Não precisa nem dizer que lavar os pés – diariamente e com muito carinho – com água morna e sabonete neutro, é fundamental, né?

Além disso, dê atenção especial entre os dedos e na sola dos seus pés. Depois, seque o pé completamente após o banho, especialmente entre os dedos, onde a umidade pode ficar retida.

Escolha de sapatos adequados

Evite sapatos de borracha, plástico ou materiais sintéticos. Sendo assim, dê preferência para usar os feitos com materiais respiráveis, como couro ou tecidos naturais, que permitem a melhor circulação de ar.

Ah, e evitar usar os mesmos sapatos todos os dias, dando um tempo para eles arejarem por pelo menos 24 horas antes de usar eles novamente, também é uma excelente dica para evitar o chulé.

Uso de meias de algodão

As meias de algodão absorvem melhor o seu suor e podem ajudar bastante a manter os seus pés secos.

Sendo assim, prefira elas às sintéticas e, principalmente, mantenha elas sempre limpas. O certo é trocar de meias todos os dias para evitar a proliferação de bactérias.

Aplicação de talco ou antitranspirante

Outra boa dica para evitar o chulé é usar talco para os pés ou spray antitranspirante após o banho, que vão reduzir a transpiração e controlar o odor. Aplique o produto nos pés e, ainda, dentro dos sapatos antes de sair de casa.

Ventilação dos pés

Tirar os sapatos e as meias sempre que possível para permitir que os pés respirem e a umidade evapore também é essencial. Afinal, essas pausas ajudam a reduzir o suor e evitam o desenvolvimento de bactérias que causam o mau cheiro.

Quais são as dicas caseiras para evitar o chulé?

Para as apaixonadas por tratamentos caseiros, temos mais algumas dicas de ouro!

Lavar os pés com sal diariamente, por exemplo, é uma boa forma de eliminar o chulé, pois isso ajuda a diminuir o suor. Para isso, basta você adicionar quatro colheres de sal em uma bacia com água morna e deixar os pezinhos de molho por até vinte minutos.

Além disso, deixar os pés mergulhados em bacia com chá verde ou chá preto por alguns minutos também é uma boa alternativa.

Outra forma natural para cuidar dos seus pés e evitar o chulé é fazer escalda pés com óleos essenciais. Eles podem diminuir o suor e atuar como antissépticos, diminuindo o mau cheiro. E mais: fazer esfoliação semanal também é uma ótima pedida!

Então, bora colocar essas dicas em prática para acabar com o chulé e manter os pés limpos, cheirosos e saudáveis todos os dias?

Foto de Capa: Rune Enstad na Unsplash/Reprodução.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: