Como lidar com o ciúmes de uma forma saudável

ciúmes no relacionamento

O ciúmes pode ser um sentimento que surge em diversos tipos de relacionamentos. Em um relacionamento amoroso, entre amigos, na família.

Mas, o que fazer quando esse sentimento ultrapassa a normalidade e acaba se tornando prejudicial para si mesma ou para os outros? É isso que vamos falar no post de hoje!

É normal sentir ciúmes?

Esse sentimento é muito comum, e pode surgir em vários tipos de relação. E na maioria das vezes está muito ligado ao sentimento de posse e medo de perder, ou ter reduzida a presença, companhia, ou preferência de alguém.

O ciúmes está muito ligado à segurança, e mesmo que o desejo seja preservar aquela relação, ou aquele vínculo, o ciúmes excessivo pode ser destrutivo e atrapalhar o fortalecimento dos laços e desenvolvimento das relações.

Então, podemos considerar que o ciúmes pode sim ser considerado um sentimento normal em vários relacionamentos, dependendo do seu nível e da forma com que lidamos com ele.

Como saber se o ciúmes está sendo prejudicial para a relação?

As vezes, pode ser muito difícil reconhecer quando o ciúmes está sendo nocivo para a relação. Principalmente quando não existe um olhar atento à saúde do relacionamento e autoconhecimento de ambas as partes.

Mas, existem alguns sinais que podem te ajudar a perceber que o ciúmes está passando dos limites e se tornando algo negativo para a relação. Um dos grandes sinais de que o ciúmes está sendo excessivo, pode ser perceber se ele tem privado as pessoas de fazer aquilo que elas querem.

O ciúme excessivo se torna desproporcional e acaba privando um das partes, ou ambas, de viver a vida tranquilamente, ter independência e autonomia para fazer suas próprias escolhas.

Outra dica, é perceber que existem brigas frequentes em torno desse assunto! O ciúmes precisa ser visto como um sentimento que precisa ser trabalhado, para que não impeça que o relacionamento siga o fluxo normal.

Como lidar com esse sentimento de forma saudável?

Para aprender a lidar com esse sentimento de forma saudável, o primeiro passo é buscar conhecer a si mesmo. Isso vale tanto se você for a pessoa que sofre com esse sentimento, ou então, que acaba estando em uma relação com uma pessoa ciumenta.

As vezes, pode ser necessário o acompanhamento de um profissional, como uma terapeuta, para contribuir com esse processo. Fazer uma terapia de casal, também pode ajudar a alinhar a forma com que esse sentimento está sendo expressado e recebido, e ajudar o casal a reconhecer uma forma mais saudável de lidar com ele.

Estar atenta aos sinais de ciúme excessivo é muito importante para conseguir perceber nos primeiros sinais, se perceber você tem presenciado brigas, discussões e manipulações a respeito desse tema, fique de olhos bem abertos!

Fonte: Unsplash/reprodução. Foto de: Taylor Hernandez.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: