Descubra para que serve e como usar um corpete

O corpete é uma peça clássica e muito versátil do armário porque funciona tanto na parte externa quanto interna no look. Desse modo, para quem busca algo único, que agregue charme e sofisticação looks do dia a dia ou ocasiões especiais, vale a pena conhecer.

O que é o corpete?

Corpete feminino é um estilo de roupa usada como íntima ou externa e que se ajusta ao tronco. Além disso, em geral, ele tem uma estrutura rígida para dar suporte e modelar o corpo.

De forma original, ele foi feito para ser uma peça do vestuário feminino. Isso porque, a sua intenção é modelar a cintura e sustentar os seios. Desse modo, ele é muito visto em filmes e séries de época, onde as mulheres usavam vestidos longos e acinturados. 

Ele machuca a pele?

Os modelos atuais não machucam a pele, porque, ao contrário do passado, essa peça é usada apenas para valorizar a cintura e os seios. Ou seja, ela não tem mais a meta de forçar a estrutura natural do corpo da mulher. Ainda assim, na hora de usar evite:

  • pressão excessiva;
  • modelos de baixa qualidade;
  • uso quando há lesão.

Apertar a peça de forma demasiada pode machucar a pele, e até mesmo interromper o fluxo sanguíneo na região, ainda mais se ele não foi feito para esse objetivo. Ou seja, se vier com rendas e laços, que quando apertados, causam danos. 

Por que não usar quando há lesões?

Ao usar essa peça em uma região que já está com lesões, você piora ainda mais a situação. Inclusive, no caso de feridas abertas, essa ação pode inflamar a região e acabar resultando em danos maiores. 

A realidade é que o citado acontece com qualquer peça de roupa justa. Aliás, é bom saber que caso isso aconteça, invista em peças mais folgadas como a calcinha de algodão.

Link do produto dessa foto: Calcinha Modeladora Fio Dental Alta Em Renda E Microfibra Bege Ballet.

Quais são os principais tipos de corpete?

Existem vários tipos de corpete preto, como o de espartilho que, inclusive, é clássico e tem como principal característica ser de amarrar. Além disso, há outros relevantes que você precisa conhecer, como:

  • underbust corset, ou seja, a peça termina abaixo dos seios;
  • overbust corset, que cobre também o busto e não requer sutiã;
  • waist trainer, usado apenas na cintura;
  • corset fashion.

Todos esses tipos têm traços únicos que podem se adaptar a diversas situações e estilos. Desse modo, para descobrir o ideal para você de forma precisa, veja mais sobre eles logo abaixo. 

 Underbust Corset

O underbust corset cobre apenas a área abaixo dos seios. Assim, ele oferece suporte e modelagem para a região da cintura. Além disso, eles costumam ficar por cima da roupa e não substituem o sutiã.

Na realidade, ele faz quase um papel estético de cinto. Mas, ao invés de ficar na cintura, ele fica próximo ao busto. Desse modo, ele gera uma sensação de poder e elegância ao look.

Overbust corset

Cobrindo toda área do busto, o overbust corset oferece um suporte adicional aos seios. Além disso, ele consegue modelar a cintura, o que deixa a roupa mais bonita sem perder a delicadeza. 

Como a peça é muito versátil, ela se encaixa de forma externa e interna. Mas, se você for usá-lo debaixo da roupa, é essencial escolher os modelos mais finos para não gerar volume. Além disso, ele não dispensa a calcinha cintura alta.

Corset waist trainer 

De todos, o corset waist trainer é o mais incomum. Isso porque, ele foi projetado para ser usado durante os exercícios físicos ou atividades diárias. Assim, ele consegue afinar a cintura ao longo do tempo. 

Este tipo é um dos mais perigosos porque devido a sua função, as pessoas costumam usá-los muito apertados. Contudo, isso não é saudável, por isso o ideal é apostar naqueles que se adequam ao seu corpo de forma confortável e segura. 

Corset Fashion

O Corset Fashion é moderno e estilizado. Aliás, muitas vezes eles são de tecidos flexíveis como rendas, cetim ou algodão porque é possível usá-lo como parte externa do vestuário. 

Todos os modelos citados podem ser utilizados de forma externa. Mas, a realidade é que esse é o mais difícil de errar. Isso porque, ele parece muito com uma blusa, rica em detalhes e justa. 

Link do produto dessa foto: Cinta Modeladora Preto

Como usar o corpete?

As formas de usar o corpete branco, preto ou de outras cores, vai depender muito do seu estilo. Mas, tenha ciência que quando usado de forma externa, ele vem para enriquecer o look. Além disso, tente sempre respeitar a harmonização nas estampas e:

  • busque modelos confortáveis; 
  • mantenha a boa postura durante o uso.

Para ter certeza de que vai encontrar uma peça que vai modelar o seu corpo e agregar charme em seu visual, conheça as opções da HOPE de corselet e mini corselet que são bem mais confortáveis.

Desse modo, você terá a liberdade de escolher aquele que se adequa melhor ao seu estilo e que vai tornar a sua experiência de uso incrível.

Produtos Relacionados

Gostou desse conteúdo? Leia também: