Cuidados com lingeries: como prolongar a vida útil das peças
Postado 13 de julho de 2024 em Universo Hope por Ana Beatriz Cardo
As lingeries são, sem dúvidas, as peças mais delicadas e essenciais no nosso guarda-roupa, não é? E chega a doer no coração quando vemos que elas não sobreviveram na sua vida tanto tempo assim. Por isso, alguns cuidados com lingeries são essenciais para garantir que elas durem mais tempo e mantenham sua beleza e funcionalidade. Bora conferir?
Qual é a forma correta de lavar as lingeries?
Para começar do começo, a lavagem correta é um dos principais cuidados com lingeries. Olha só essas dicas para não errar mais:
- Lave à mão: o ideal é lavar suas lingeries sempre à mão, usando sabão neutro e água fria. Assim, isso ajuda a preservar as fibras e a elasticidade das peças.
- Use saquinhos protetores: se precisar usar a máquina de lavar, coloque as lingeries naqueles saquinhos protetores para evitar os danos causados pelo atrito com outras roupas. Além disso, veja se na sua máquina tem aquele modo “lavar à mão”, que vai trabalhar as peças de forma mais leve. Ah, e claro: nunquinha misture peças brancas com peças coloridas.
- Evite amaciante: sim, apesar do cheirinho delicioso que todo mundo ama, o amaciante pode danificar as fibras elásticas das suas lingeries.
Quais são os cuidados com lingeries essenciais no momento de secar as peças?
A forma que você vai secar suas calcinhas e sutiãs também é essencial para prolongar a vida útil das peças. Dessa forma, aqui vão mais algumas dicas:
- Deixe secar na sombra: a exposição ao sol pode desbotar as cores, além de enfraquecer as fibras das lingeries. Portanto, prefira secar as peças sempre na sombra.
- Evite torcer: torcer as lingeries pode deformar as peças e danificar os tecidos. Após lavar, aperte suavemente para remover o excesso de água e deixe secar naturalmente.
- Não use secadora: o calor da secadora pode comprometer a elasticidade e a forma das lingeries. Então, sempre seque as peças ao ar livre.
- Use toalhas: para secar as peças de renda, por exemplo, uma boa dica é colocar a peça entre duas toalhas e pressionar suavemente, para remover o excesso de água.
Como devemos guardar as lingeries para que durem mais?
Guardar as peças da maneira correta é outro dos cuidados com lingeries que garantem uma durabilidade muito maior para elas. Então, vem conferir como fazer:
Use divisórias
Mantenha as suas lingeries organizadas em gavetas com divisórias, para evitar que se enrosquem ou amassem.
Não dobre os sutiãs
Para preservar a forma dos sutiãs com bojo, por exemplo, guarde eles sempre abertos, um dentro do outro, em vez de dobrar ao meio.
Evite lugares úmidos
A umidade pode favorecer o surgimento de mofo e danificar as suas tão amadas peças. Por isso, guarde as lingeries em locais secos, limpos e o mais arejados possível.
Quais são os melhores cuidados com lingeries para remover manchas?
Para manchas de suor, você pode misturar bicarbonato de sódio com água até formar uma pasta e aplicar na área manchada. Depois, deixe agir por alguns minutos antes de lavar.
Já as manchas de sangue, por exemplo, você pode enxaguar primeiro com água fria e aplicar um pouco de sabão neutro, esfregando suavemente.
Além disso, para as manchas de óleo ou gordura, uma boa dica é usar talco ou amido de milho, que vão ajudar a absorver o excesso de óleo. Por fim, é só lavar a peça com detergente neutro.
Outros cuidados com lingeries que você precisa saber
Para manter as suas pelas sempre em boas condições, alguns cuidados com lingeries básicos são fundamentais no dia a dia.
Em primeiro lugar, evite produtos químicos, como alvejantes ou amaciantes, como já falamos ali em cima. Além disso, é muito importante lavar as peças após o uso, já que o suor e os óleos naturais do corpo também podem estragar as peças mais rápido.
Por fim, evite usar a mesma lingerie (no caso, os sutiãs, né, rs) por vários dias seguidos e dê um tempo para que as fibras elásticas voltem ao normal. Afinal, o uso contínuo também pode prejudicar a durabilidade das peças.
Essas dicas simples vão fazer toda a diferença, viu? Aproveite!
Foto de Capa: Huha Inc. na Unsplash/Reprodução.