Como cultivar a gratidão no dia a dia: práticas simples

Cultivar a gratidão

Cultivar a gratidão é uma prática que pode transformar a maneira como enxergamos a vida, trazendo mais leveza e felicidade para o nosso dia a dia. Quando adotamos uma postura de sermos mais gratas, passamos a valorizar mais os pequenos momentos, as conquistas e até mesmo os desafios, que muitas vezes nos fazem crescer.

Foto: Gabrielle Henderson na Unsplash/Reprodução.

Mas afinal, o que é cultivar a gratidão?

Para começar, ao contrário do que muitos pensam, cultivar a gratidão vai muuuuito além de simplesmente dizer “obrigada”. Afinal, é sobre reconhecer e valorizar as coisas boas que acontecem, mesmo quando a vida não está exatamente do jeitinho que planejamos.

Sendo assim, essa prática envolve um esforço consciente para focar nas coisas positivas, o que pode melhorar nosso humor, reduzir o estresse e até fortalecer nossas relações.

Até porque, quem não quer se sentir mais feliz e satisfeita com a vida, não é mesmo?

Quais hábitos ajudam a cultivar a gratidão no dia a dia?

Existem alguns hábitos simples que você pode incluir na sua rotina para começar a cultivar a gratidão. Entre eles:

Diário da gratidão

Que tal a partir de hoje, todos os dias, você reservar um tempinho para escrever pelo menos três coisas pelas quais você é grata?

Pode ser pela vida dos seus pais, pelo seu relacionamento, pelo seu trabalho, pela viagem que você sonhou e realizou, pela cama quentinha que você dorme todos os dias, pelo passeio com seu pet, pela sua saúde!

Assim, esse hábito vai te ajudar a manter o foco nas coisas boas que você tem na vida, mesmo nos dias mais difíceis. Além disso, reler o diário depois de algum tempo é uma ótima forma de perceber o quanto temos para agradecer.

Se preferir, você pode iniciar esse hábito na meditação. Porém, em vez de escrever no diário, você poderá se sentar em um lugar tranquilo, fechar os olhos, respirar fundo e mentalizar por todas essas coisas pelas quais você sente gratidão.

Seja grata no presente

A gratidão também pode ser cultivada no hoje, por meio de pequenos gestos. Então, agradeça às pessoas ao seu redor, como a pessoa que fez seu café delicioso ou a amiga que te ouviu e aconselhou em um momento difícil.

Acredite, essas pequenas demonstrações de gratidão não só melhoram o seu dia, mas também o de quem recebe. Dessa forma, você espalha boas energias e fortalece as conexões com quem está ao seu redor.

Reflexões antes de dormir

Quando já estiver na cama pronta para dormir, largue o celular de lado (a sua higiene do sono agradece) e separe alguns minutos para refletir sobre o seu dia e listar mentalmente as coisas boas que aconteceram.

Pode ser algo simples, como um elogio que você recebeu no trabalho, sua dedicação em fazer exercícios físicos ou o fato de ter conseguido resolver um problema que estava te incomodando.

Assim, você vai fechar o dia com uma sensação de plenitude e gratidão – o famoso “dever cumprido” – preparando a mente para um sono muito mais tranquilo.

Como cultivar a gratidão pode impactar nos relacionamentos?

Demonstrar gratidão para as pessoas que você convive pode fortalecer os laços e tornar as conexões muito mais significativas.

Por exemplo, agradecer ao parceiro(a) por algo que fez, reconhecer o esforço de um colega de trabalho ou até mandar uma mensagem carinhosa para uma amiga são atitudes que mostram o quanto você valoriza essas pessoas.

Além disso, cultivar a gratidão gera reciprocidade, incentivando os outros a serem também mais gratos e gentis.

Por fim, vale lembrar que tudo isso falado aqui é um processo contínuo, que exige prática e paciência. Não se cobre demais nos dias em que for difícil encontrar motivos para agradecer. Afinal, o importante é manter a intenção de cultivar esse hábito e estar aberta às transformações que ele pode trazer para a sua vida!

Foto de Capa: Giulia Bertelli na Unsplash/Reprodução.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: