Cúrcuma: benefícios para um estilo de vida mais saudável

Cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria que atua beneficamente em várias áreas do corpo humano, também a chamamos de açafrão-da-terra. É uma especiaria tipicamente utilizada na culinária indiana, e muito famosa pelos benefícios que proporciona ao corpo humano.

Fonte: unsplash/reprodução. Foto de: Tamanna Rumee.

A cúrcuma é um caule da família do gengibre, e é encontrada nos países asiáticos e utiliza-se essa espera no mundo todo para temperar carnes e vegetais.

É comum que as pessoas pesquisem e escolham alimentos para consumo pelas propriedades benéficas que eles causam ao corpo humano, então reunimos algumas informações à respeito dessa especiaria para te auxiliar.

Qual as propriedades da cúrcuma?

Para te ajudar a entender melhor os benefícios, separamos aqui algumas das propriedades da cúrcuma, sinalizando em quais contextos ela pode atuar. Em primeiro lugar, a sua maior característica é sua propriedade antioxidante.

Então, pode ser apresentada a dietas onde o objetivo seja prevenir inflamações no corpo e o estresse oxidativo. Além disso, estudos apontam que a cúrcuma tem proporciona uma recuperação celular mais rápida e com menos danos. Dessa forma, é a usamos também como suplementação por quem pratica exercícios físicos.

Há estudos que indicam também que a cúrcuma tem propriedades que ajudam na regulação da pressão arterial. E que é uma especiaria com propriedades anticancerígenas, isso porque, pode bloquear o crescimento acelerado de células cancerosas.

Como já mencionado, a cúrcuma pode regular e reduzir o estresse oxidativo e isso é excelente para o cérebro. Isso porque, o cérebro tem um atividade metabólica bem acelerada e uma vez que a cúrcuma é muito rica em oxidantes, ela ajuda a evitar produção excessiva de radicais livres.

Outros estudos também apontam outras diversos benefícios da cúrcuma, como por exemplo, seu poder de estimular a cognição e aumentar a capacidade cerebral. E também sua função antidepressiva.

Diversos estudos em andamento ainda buscam informações a respeito de outras propriedades positivas que podem causar melhoras no dia a dia de quem consome a raiz.

Cúrcuma e açafrão é a mesma coisa?

A cúrcuma também é conhecida pelo nome de açafrão-da-terra, mas não é a mesma coisa que o açafrão vermelho. Este último, possui aroma mais intenso e a cor bem mais vibrante.

Apesar de possuirem características muito semelhantes, não são a mesma coisa. A cúrcuma é uma raiz da mesma família do gengibre, já o açafrão vermelho, ou verdadeiro, é extraído de uma flor.

As propriedades de ambos são muito semelhantes. Inclusive, em relação aos benefícios para a saúde que ambos proporcionam.

Existem contraindicações para consumo?

Existem algumas condições em que a cúrcuma não deve ser ingerida. Por exemplo: pessoas que sofrem com problemas de úlceras gástricas, nao podem consumir o alimento.

Além disso, quem tem alergia a curumins também não deve ingerir. Bem como, grávidas, uma vez que seus efeitos no corpo podem ser de contração e levar ao aborto. Então, sempre consulte seu médico ou nutricionista antes de consumir e suplementar essa especiaria.

É muito importante lembrar que aumentar o uso de algum alimento por conta própria, nem sempre é positivo.

Por isso, é sempre importante buscar orientações de pessoas que realmente entendam do assunto e que vão te ajudar com uma dieta individualizada com base naquilo que você precisa.

Foto de capa: Unsplash/Reprodução. Foto de: Tina Witherspoon.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: