Dating burnout: você já se cansou de sair em busca por um novo amor?

Dating burnout

O dating burnout é uma realidade para muitas pessoas que estão sempre em busca de um novo amor. Afinal, convenhamos, esse cansaço emocional e físico causado por uma maratona de encontros pode ser bastante desgastante e desmotivador, não é?

Foto: Matt W Newman na Unsplash/Reprodução.

No entanto, é importante entender o que causa esse problema e como lidar com ele de maneira saudável. Assim, você vai conseguir superar esse ranço que pegou pelos dates e voltar a aproveitar a busca por um relacionamento de forma muito mais leve e divertida!

O que é dating burnout e como ele se manifesta?

O dating burnout pode surgir de várias maneiras, afetando tanto o nosso corpo, quanto a nossa mente. Então, será que você está sofrendo desse mal? Vem saber alguns dos principais sintomas e com qual deles você se identifica:

  • Cansaço emocional: você se sente exausta e desmotivada para conhecer novas pessoas?
  • Irritabilidade: ficar facilmente irritada ou frustrada com pequenos inconvenientes durante os encontros.
  • Perda de interesse: falta de vontade para marcar novos dates ou até mesmo cancelar compromissos já agendados – quem nunca? Rs.
  • Sensação de desesperança: acreditar que nunca vai conseguir encontrar alguém compatível.
  • Ansiedade: se sentir ansiosa ou nervosa antes dos encontros, com medo de ser mais um fracasso na conta e uma verdadeira perda de tempo.

Quais são as causas do dating burnout?

Para começar, os aplicativos de relacionamento são, sem dúvidas, um dos principais vilões quando o assunto é dating burnout. Afinal, mesmo eles sendo uma bela mão na roda para quem busca o amor – com a facilidade de nem precisar sair de casa -, ficar conectado por horas na tela pode causar exaustão mental e emocional.

Além disso, essa sensação de cansaço e preguiça de se relacionar pode vir também de fatores como o número alto de conversas com pessoas de diferentes gostos e personalidades ou a expectativa de encontrar o match perfeito rapidamente.

Outro ponto que também é muuuito desanimador é o famoso “ghosting”, onde a pessoa simplesmente toma um “chá de sumiço” da noite para o dia e nunca mais responde as mensagens. Então, essa rejeição constante pode acabar com a sua autoconfiança e motivação em se abrir para o próximo possível amor.

Sendo assim, é importante saber identificar o momento certo de fazer uma pausa nos encontros para evitar o temido dating burnout. Dessa forma, se você tem se sentido exausta, desinteressada e ido a encontros apenas por obrigação, é hora de parar para recarregar as energias e focar em si mesma.

Como recuperar a motivação para encontrar um novo amor?

Algumas estratégias simples podem ajudar você no processo de “se curar” dessa exaustão dos dates e voltar à busca por um novo amor com tudo. Olha só:

Autocuidado

Que tal investir tempo em atividades que você ama e que te fazem sentir bem? Isso pode incluir exercícios físicos, meditação, leitura ou qualquer outro hobby que te traga prazer e relaxamento.

Redefina suas expectativas

Entenda que encontrar um parceiro(a) ideal pode levar tempo e isso não costuma acontecer da noite pro dia. Portanto, ajuste suas expectativas e se permita curtir o processo sem pressa.

Desconecte-se

Tire um tempo longe dos aplicativos de namoro e redes sociais. Assim, você vai conseguir se concentrar melhor nas interações reais e realmente significativas com amigos e familiares.

Procure apoio

Sempre tenha alguém próximo e de confiança para conversar, seja amigos, familiares ou terapeutas. Afinal, falar sobre seus sentimentos e ouvir bons conselhos é fundamental para o seu bem-estar.

Exercite sua autoestima

Ter uma autoestima saudável pode ajudar você a lidar melhor com a rejeição e manter uma atitude positiva durante a busca por um novo amor.

Portanto, o dating burnout é uma experiência muito mais comum do que você imagina. Porém, com as estratégias certas, é possível superar essa exaustão e voltar a aproveitar o processo de se relacionar de forma bem mais saudável e equilibrada!

Foto de Capa: René Ranisch na Unsplash/Reprodução.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: