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O que fazer para conseguir mais definição muscular?

Definição muscular

Está em busca de um corpinho sarado para chamar de seu? Então já saiba que para uma melhora na sua definição muscular, você precisa estar atenta aos três pilares fundamentais: alimentação, treino e descanso.

Foto: CATHY PHAM na Unsplash/Reprodução.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas sobre eles para te ajudar a ganhar massa magra mais rápido! Bora?

O que comer para ajudar na definição muscular?

Se o objetivo é ficar com um corpinho bem-marcado e definido, não basta somente treinar na academia ou emagrecer. Afinal, a sua alimentação é o ponto mais importante e indispensável na sua busca pela definição muscular. Sim, considere ela como a sua melhor amiga!

Você deve seguir uma dieta balanceada e rica em nutrientes essenciais para a construção muscular. Priorize alimentos ricos em proteínas magras que ajudam a reparar e reconstruir os seus músculos, como:

  • Frango
  • Peixe
  • Tofu
  • Ovos
  • Carnes vermelhas
  • Lentilhas
  • Feijão

E atenção: a proteína é importante ser consumida ao longo de todo o dia, e não apenas após o exercício, ok? Sendo assim, distribua bem ela nas suas refeições (café da manhã, almoço, lanches e jantar).

Para os lanches, você pode comer também iogurtes e barrinhas proteicos, e até mesmo o whey protein, que costuma ser uma mão na roda se o dia está corrido.

Além disso, não ignore os carboidratos complexos, como grãos integrais, batatas, frutas e vegetais, que são perfeitos para fornecer energia durante os treinos. Ah, e lembre-se de também incluir gorduras saudáveis no seu dia, como abacate, nozes e azeite de oliva. Elas ajudam a suportar a função celular e hormonal adequada.

Qual treino fazer para aumentar a definição muscular?

Pratique exercícios físicos pelo menos 4x na semana, pois eles são o melhor estímulo para diminuir a sua gordura corporal e aumentar a taxa metabólica em repouso. Isso significa que, quando você se exercita, o seu organismo queima calorias por algumas horas – mesmo em repouso – e a energia utilizada para isso é a gordura.

Mas vamos ao que interessa: o treinamento de força é essencial para o desenvolvimento da sua definição muscular. Ao fazer exercícios de resistência, como levantamento de peso, treinamento com halteres e musculação, você vai estimular o crescimento e a tonificação dos seus músculos.

O ideal é você realizar diversos exercícios, para os diferentes grupos musculares. Assim, vai garantir um desenvolvimento equilibrado e proporcional do corpo. Não dá pra treinar perna sem treinar braço e vice-versa, né?

Outro ponto importante é aumentar progressivamente a intensidade e o volume dos seus treinos para continuar desafiando os seus músculos e promover o crescimento deles.

Pode fazer cardio quando o objetivo é definição muscular?

Pode, e deve! O treino de cardio ajuda a queimar gordura e aumentar o déficit calórico, fatores que fazem com que seus músculos fiquem mais aparentes. Por isso, combinar os exercícios de força com os de cardio, como corrida, caminhada, natação e ciclismo, é fundamental para favorecer a hipertrofia.

A qualidade do sono pode interferir na definição muscular?

O descanso adequado é fundamental para permitir que os seus tão desejados músculos se reparem e cresçam após os treinos.

Portanto, priorize um soninho de princesa de qualidade, pois é durante a noite que acontece a maior parte da recuperação muscular e liberação de hormônios importantes para o crescimento deles. O ideal é que você durma pelo menos de 7 a 8 horas por dia!

Considere também algumas técnicas como massagem, alongamento e ioga, para ajudar a relaxar os músculos e acelerar a recuperação.

E claro, para conquistar os melhores resultados na sua definição muscular, nada melhor do que as orientações de especialistas. Então, sempre que possível, converse com uma nutricionista e encontre um bom treinador para ajudar você a alcançar as suas metas ainda mais rápido!

Foto de Capa: John Arano na Unsplash/Reprodução.

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