Como desenvolver inteligência emocional no dia a dia

Inteligência emocional

Com certeza você já ouviu por aí sobre o assunto inteligência emocional, certo? Essa é uma habilidade essencial para lidar com as emoções de maneira saudável e equilibrada, tanto nas relações pessoais, quanto profissionais.

Foto: bruce mars na Unsplash/Reprodução.

E acredite, ela pode mesmo ajudar a transformar sua vida (ou grande parte dela), te dando um “empurrãozinho” para enfrentar desafios com mais calma e empatia. Mas, como exatamente podemos cultivar essa maravilhosa na nossa rotina?

O que é inteligência emocional?

Antes de mais nada, vamos entender de fato o que é a tal inteligência emocional. Basicamente, é a capacidade da gente reconhecer, entender e gerenciar as nossas próprias emoções, além de perceber e influenciar as emoções dos outros.

Então, isso envolve cinco componentes principais: autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais.

E por que isso é tão importante? Porque as pessoas tendem a ser mais resilientes, comunicativas e eficazes na resolução de conflitos. Tem motivo melhor?

Como posso reconhecer as minhas emoções?

Para conseguir desenvolver inteligência emocional, o primeiro passo é você reconhecer e “dar nome” para as suas emoções. Sendo assim, você pode se fazer algumas perguntas simples:

O que estou sentindo agora?

Em primeiro lugar, identifique as suas emoções no momento. Está feliz, triste, ansiosa ou irritada? Dar nome aos sentimentos vai ajudar você a entender melhor o que está acontecendo aí dentro.

Por que estou me sentindo assim?

Procure a causa das suas emoções. Por exemplo, alguma coisa aconteceu para desencadear essa reação em você?

Como minhas emoções estão influenciando meu comportamento?

Perceba como os seus sentimentos afetam todas as suas ações e decisões. Assim, isso vai e ajudar a ganhar controle sobre as suas reações.

Como praticar a autorregulação emocional?

Outro ponto importante é a autorregulação – que nada mais é do que a habilidade de gerenciar suas emoções de forma saudável.

Para colocar isso em prática no seu dia a dia, bastam algumas estratégias simples, como respirar fundo quando se sentir sobrecarregada até acalmar a mente, “contar até 10” antes de reagir impulsivamente e, claro, sempre cuidar de si mesma, física e emocionalmente.

Assim, você vai conseguir fortalecer a sua capacidade de lidar melhor com emoções difíceis – que infelizmente são inevitáveis. Parecem dicas bobas, mas são extremamente valiosas!

Como a empatia contribui para a inteligência emocional?

A empatia, ou a capacidade de entender e compartilhar os sentimentos dos outros, é uma parte fundamental do “pacote” inteligência emocional. Para desenvolver isso dentro de você, é preciso seguir alguns passos. Veja aqui abaixo:

  • Escutar, sempre: preste atenção de verdade quando alguém estiver falando com você. Isso mostra que você valoriza os sentimentos da outra pessoa.
  • Praticar a compaixão: tente se colocar no lugar do outro. Como você se sentiria na situação deles?
  • Evitar julgamentos: aceite as emoções dos outros sem julgar. Afinal, cada pessoa tem suas próprias experiências e formas de lidar com elas.

Além disso, trabalhar a sua empatia ajuda ainda no processo de melhorar suas habilidades sociais, onde você vai conseguir se comunicar com mais clareza e falar sobre seus sentimentos de forma honesta, investir tempo e esforço em construir relações positivas e, em vez de evitar conflitos, encarar eles de frente sem medo.

Como posso desenvolver minha inteligência emocional?

É um processo contínuo que vai te acompanhar por toda a sua vida.

Porém, para estar sempre evoluindo, você pode, por exemplo, buscar por feedbacks e perguntar para as pessoas de confiança como elas percebem suas habilidades de lidar com emoções e como você pode melhorar.

Além disso, estude sobre o tema. Existem diversos livros e cursos sobre inteligência emocional para você se aprofundar no assunto e aplicar boas estratégias na sua vida.

Por fim, pratique todos os dias: pense que quanto mais você exercitar, mais forte ela vai ficar!

Foto de Capa: Julien L na Unsplash/Reprodução.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: