Dia dos Namorados: por que a data é celebrada em junho no Brasil?

Dia dos Namorados

Dia dos Namorados, tem quem ame, tem quem não goste tanto assim, rs. No fim das contas, sem dúvidas é uma das datas mais aguardadas pelos casais, já que é um momento especial para celebrar o amor e, claro, trocar presentes.

Foto: Ben White na Unsplash/Reprodução.

No Brasil, a comemoração acontece no dia 12 de junho, diferente de outros países, onde a maioria celebra em 14 de fevereiro. Porém, você já se perguntou por que somos diferentões e a data é celebrada em junho aqui no Brasil? Bora descobrir!

Qual é a origem do Dia dos Namorados no Brasil?

Senta, que lá vem história: a origem do Dia dos Namorados no Brasil está ligada a uma estratégia de marketing.

Pois é, nos anos 1940, o publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo João Doria Jr., foi contratado por comerciantes paulistas para aumentar as vendas no mês de junho, que tradicionalmente era um período de baixas vendas. Então, inspirado pelo sucesso do Valentine’s Day nos Estados Unidos e Europa, ele teve a incrível ideia de criar uma data similar no Brasil.

Sendo assim, a escolha do dia 12 de junho não foi aleatória. Essa data antecede o Dia de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho. Para quem não sabe, Santo Antônio é conhecido como o “santo casamenteiro” e é tradicionalmente invocado por aqueles que desejam encontrar um parceiro ou abençoar seu relacionamento.

Dessa forma, associar a “nova celebração” a uma figura tão popular no Brasil ajudou – muito – a garantir o sucesso da iniciativa.

Como o Dia dos Namorados se tornou popular no Brasil?

A aceitação da campanha publicitária por aqui foi praticamente imediata. Afinal, ajudou a consolidar a data como um momento para celebrações românticas e trocas de presentes. Que atire a primeira pedra quem não ama ganhar um presentinho, não é mesmo?

Além disso, o slogan da campanha original era “Não é só com beijos que se prova o amor”, incentivando as pessoas a presentearem seus parceiros.

Vale dizer que a cultura brasileira facilitou demais que essa data se tornasse tão popular em tão pouco tempo, já que sabemos que ninguém melhor do que os brasileiros para abraçar festas e celebrações com vontade! Sendo assim, com o passar dos anos, a data se firmou no calendário nacional.

Quais são as tradições do Dia dos Namorados no Brasil?

Trocar presentes é uma das tradições mais comuns, com itens como flores, chocolates, perfumes e joias sendo os preferidos de muitas mulheres. Já para os homens, itens como relógios, sapatos, roupas ou eletrônicos também costumam fazer sucesso.

Além disso, muitos casais também aproveitam a data para jantar fora, escolhendo restaurantes com um ambiente bem romântico para celebrar o amor!

As viagens românticas são outra forma bem popular de comemorar o Dia dos Namorados. Sendo assim, alguns destinos como Campos do Jordão, Paraty e Monte Verde estão entre os favoritos dos casais.

Porém, muitas pessoas também preferem fugir da disputa por restaurantes lotados e preparar um jantar especial em casa, criando um ambiente mais íntimo e personalizado para o casal.

Por último, alguns casais também gostam de surpreender seus parceiros com gestos mais criativos, como escrever cartas de amor ou organizar piqueniques, por exemplo.

Portanto, o Dia dos Namorados é uma data superespecial que vai muito além do simples ato de trocar presentes. Afinal, é um momento para celebrar o amor, criar memórias e fortalecer os relacionamentos. Então, já sabe: neste mês, prepare algo especial para a pessoa amada e aproveite ao máximo essa data!

Foto de Capa: Mayur Gala na Unsplash/Reprodução.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: