Dia Internacional da Mulher: campanha Mulheres na Liderança

Hoje é o Dia Internacional da Mulher e claro que preparamos um conteúdo muito especial para a data. Antes de qualquer coisa, queremos parabenizar você, leitora, pelo nosso dia.

O que define ser mulher?

Podemos dizer que, ser mulher vai muito além de existir neste mundo, é se tornar várias versões de si mesma e aprender a amar todas elas. É um mergulho na coragem de ser quem a gente é. Um respiro em meio a agitação e a correria do dia a dia.

Ser mulher é a contrariedade verbalizada com gentileza, sentir muito e as vezes racionalizar muito também. É pensar em todos e ainda cuidar de nós mesmas, é um misto de emoções, mas não deixa de ser incrível.

Ser mulher, é desafiador e ao mesmo tempo gratificante. É poder vestir uma lingerie confortável, ter um momento só nosso, e tomar aquele vinho, sem perder a consistência, a seriedade e a responsabilidade que a vida exige. E isso nós fazemos muito bem.

E, ao falar sobre responsabilidade e consistência, voltamos ao assunto principal do texto de hoje: a campanha Mulheres na Liderança, organizada pela equipe HOPE.

Essa campanha tão especial, tem como objetivo primordial colocar em evidência grandes líderes do Grupo HOPE. Foi uma campanha pensada em trazer um pouco do que é trabalhar na HOPE para vocês e dar voz para aprendermos um pouco mais com essas grandes contribuintes da marca!

Quantas mulheres se tornam líderes nas empresas que trabalham?

O cenário que desencadeou a ideia da campanha foi a realidade de que, atualmente, apenas 39% dos cargos de liderança no Brasil são ocupados por mulheres – segundo pesquisa de 2023 da Grant Thornton. Apesar de já concretizado que mulheres possuem habilidades sociais com maior desempenho, assim como outras características relevantes como a autenticidade e criatividade, e estes diferenciais fazem com que empresas comandadas por mulheres possam ter uma margem de lucro maior e serem mais admiradas no mercado!

Aqui, na HOPE, nós representamos 76% das posições de liderança – o que é incrível e merece ser celebrado. E por isso, a campanha! São atitudes de posicionamento como essas que fazem sonhos tornarem realidade. Ao passo que esses números podem servir de exemplo para mudanças ainda mais expressivas no mercado de trabalho, quando o assunto é liderança e mulheres.

E isso, além de toda a representatividade, mostra um pouco dos valores e da essência conservada pelo grupo HOPE. Em uma realidade já tão evoluída, onde os avanços nesse assunto, apesar de existirem, não serem tão expressivos, ressalta a importância de grandes marcas pensarem no seu papel na sociedade.

Preocupar-se com essas questões tão relevantes, deve ser mais do que uma tendência de mercado e sim um propósito na estruturação dos valores dos negócios.

Por isso, nesse Dia Internacional da Mulher, gostaríamos de divulgar esses dados e evidenciar em nossas redes sociais algumas dessas mulheres que ocupam cargos majoritariamente masculinos no mercado.

Confira o vídeo da campanha na íntegra:

As líderes que trabalham no Grupo HOPE responderam algumas questões sobre assuntos relevantes como:

  • Qual o maior aprendizado que tiveram nesse tempo de atuação empresa
  • Qual conselho dariam para sua versão mais jovem
  • Como se sentem ocupando a posição que ocupam.

Confira um pouco das respostas e da trajetória de cada uma:

Campanha dia da mulher

Sandra Chayo – Sócia e Diretora do Grupo HOPE

Sandra, como líder, reforça o papel de tomar decisões de grande impacto todos os dias.

Ela conta que o seu principal aprendizado como líder é  perceber a capacidade que ela tem de influenciar as pessoas, de ser exemplo e inspirar outras pessoas a se tornarem sua melhor versão. 

Campanha dia da mulher

Joana Wichmann – Gerente de Expansão Internacional

Além de já ter trabalhado na gestão de outras áreas do Grupo, Joana ressalta com orgulho, que através de seu trabalho já teve oportunidade de negociar e estar em mais de 60 países no decorrer de quase 20 anos de carreira.

Um conselho que ela daria a si quando mais jovem é ter paciência, porque sempre que nos mantermos íntegros e focados no resultado da empresa, as recompensas vêm.

Joana também fala sobre a coragem e como ela foi fundamental no processo de alcançar seus objetivos. Defende seu principal aprendizado como líder, ao perceber que até nos momentos mais difíceis, sempre existe uma solução e são essas experiências que nos fazem crescer profissionalmente.

Em relação ao seu cargo, expressa sua gratidão, e diz se sentir forte, realizada e empoderada em sua profissão.

Campanha dia da mulher

Luciane Silva – Gerente de Logística e Administrativo de Vendas

Com 30 anos de trabalho no Grupo HOPE, explica um pouco sobre esse processo de logística e como ele funciona.

O maior aprendizado de Luciana é aprender a ler pessoas e conseguir decifrá-las, procurando colaborar com a evolução de cada um. Ressalta a importância de respeitar cada um como um todo, tornando os ambientes mais leves para que cada um possa se desenvolver e brilhar com aquilo que tem.

E admite que, por mais que goste da parte de gerir os processos, a de gerir pessoas é a que mais a encanta. Reconhece sua força de ter chegado onde chegou e realizado suas conquistas.

Quanto ao seu cargo, sente a grande responsabilidade em fazer o seu trabalho com primazia, eficácia e lisura. Ainda, fala sobre os preconceitos sofridos no início, por conta da logística ser uma área majoritariamente masculina mas que hoje se sente valorizada e reconhecida profissionalmente.

Campanha dia da mulher

Deixiane Sampaio – Coordenadora de Planejamento de Demandas, Inteligência de Negócios, Materiais e Merchandising

O seu maior aprendizado é conseguir entregar resultados juntamente com a equipe. Nesse sentido, é conseguir que cada um faça sua parte e chegue ao resultado desejado. E sua mensagem é sobre resiliência! Ela diz se sentir privilegiada, feliz e satisfeita com a confiança que sente da empresa em seu trabalho. 

Aline Almeida – Responsável pelo setor Jurídico e de Privacidade

Entre os seus maiores aprendizados ela evidencia a habilidade de ler as pessoas e situações, a fim de encontrar os melhores caminhos e soluções. 

Ao questionar Aline sobre qual mensagem daria para ela quando mais jovem, ela diz que o conselho seria não deixar nada passar, estar sempre atenta e observar as situações por vários ângulos. 

Além disso, Aline também  fala sobre o diferencial de trabalhar em uma empresa conduzida por mulheres e como se sente privilegiada e representada por fazer parte dessa estrutura. 

Julyane do Vale – Coordenadora de Sistemas (TI)

Ela considera lidar com as pessoas todos os dias o seu maior aprendizado. Entender as diferenças de cada é necessário. E as vezes pode ser complicado se você não tiver jogo de cintura, e ela acredita que este seja o maior desafio da liderança.

O seu principal conselho é não ter medo de arriscar coisas novas e, do mesmo modo, buscar aprendizados no que se propõe a fazer. Por outro lado, também demonstra o lado desafiador, ao ser uma mulher líder de 6 homens na área em que trabalha.

Além disso, fala também sobre a responsabilidade que vem de seu cargo, que consiste em manter o sistema utilizado por toda a empresa funcionando corretamente, uma vez que várias áreas dependem desse sistema.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: