Dormir bem pode transformar sua rotina

Mulher renovada ao acordar depois de dormir bem

Hello, hopers! Como vocês estão? Vamos falar hoje sobre dormir bem, um assunto que é muito importante para quem deseja ter uma rotina mais tranquila e saudável.

Mulher antes de dormir
Fonte: Unsplash/Reprodução. Foto de: Alexandra Gorn

Você sabia que a qualidade do seu sono pode influenciar em várias situações do seu dia a dia, como: seu humor, seu rendimento no trabalho e sua energia? Pois é!

Então separamos aqui algumas informações para te ajudar a entender porque seu descanso deve ser motivo de atenção. E também destacamos algumas dicas super fáceis de implementar em sua rotina. Vamos lá?

Quanto um adulto precisa dormir?

Antes de iniciarmos com as dicas, vamos para algumas dúvidas comuns quando o assunto é dormir. De acordo com o ODPHP – órgão ligado ao departamento de saúde dos Estados Unidos – o ideal que um adulto entre 18 e 60 anos tenha pelo menos 7 horas de descanso por noite.

Mas precisamos lembrar que, nesse caso, é importante que a qualidade do sono seja levada em consideração. É preciso que esse descanso seja realmente capaz de renovar as energias.

E, por isso, se você tem problemas para pegar no sono, dificuldade de dormir sempre no mesmo horário e sente que seu sono não está sendo restaurador, é importante procurar um profissional da saúde na área que possa te orientar.

Quais os benefícios de dormir bem?

Além de ser muito bom acordar e sentir que a sua noite foi capaz de te renovar para os desafios do dia, existem muitos outros benefícios de uma noite bem dormida.

Em primeiro lugar, dormir bem por um tempo adequado ajuda a regular a serotonina. Esse hormônio em níveis adequados melhora seu humor e ajuda a reduzir o estresse.

Outro benefício de um sono de qualidade é o fortalecimento do sistema imunológico. Isso acontece porque é durante o sono que o sistema imunológico recebe a atenção que precisa.

Enquanto estamos acordados, o corpo gasta energia para realizar as atividades básicas: andar, falar, pensar. E enquanto dormimos, os processos metabólicos se direcionam com mais intensidade a outros sistemas, como o sistema imune.

Além disso, quando dormimos bem, no dia seguinte conseguimos realizar as tarefas com muito mais foco e assim aumentamos nosso rendimento nas atividades.

Ainda mais para quem possui uma grande quantidade de tarefas no dia, estar com o sono em dia pode te ajudar a concluir tudo com mais agilidade e menos estresse.

Como melhorar a qualidade do sono?

Já destacamos os motivos para você dar uma atenção maior para a qualidade do seu sono, agora, vamos às dicas práticas:

Uma das principais dicas é se desligar um pouco do trabalho pelo menos 2 horas antes de deitar, e deixar o celular de lado! Nada de ficar nas redes sociais até pegar no sono.

O excesso de informações vai dificultar seu processo de pegar no sono, e fazer com que você demore mais para descansar completamente. Então tente deixar o celular de lado por esse período.

Evite também pensar nos problemas e nas tarefas do dia seguinte. Antes de deitar, se organize e anote tudo que precisa fazer no próximo dia. Assim, quando for para a cama, vai evitar que bata a ansiedade de lembrar de todos os compromissos.

Sua mente precisa entender que seu quarto é lugar de descanso e tranquilidade, então evite fazer outras atividades como assistir televisão e comer no quarto. Assim fica mais fácil de entender que aquele ambiente é de descanso.

Chás naturais podem te ajudar a pegar no sono mais rápido. A camomila, por exemplo, tem propriedades relaxantes que podem facilitar o processo de relaxar até dormir.

Criar uma rotina e segui-la, pode ser fundamental para melhorar a qualidade do seu sono. Chegar em casa, tomar um banho, ler um livro e deitar todos os dias no mesmo horário, por exemplo, vai fazer com que seu corpo se acostume com essas atividades diariamente.

E por hoje é isso. Espero que essas dicas te ajudem a dormir melhor!

Foto de capa: Unsplash/Reprodução. Foto de: Bruce Mars

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: