Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Dormir com maquiagem: por que evitar esse hábito?

dormir com maquiagem

Depois de um dia inteirinho na rua (ou madrugada inteirinha na festa) sabemos que a preguiça de se dedicar ao skin care quando chegamos em casa é máxima. Mas você sabia que dormir com maquiagem pode prejudicar, E MUITO, a saúde da sua pele?

Foto: Ahtziri Lagarde na Unsplash/Reprodução.

E não, não importa se os produtos que você usa são de marcas caras e de qualidade. Afinal, qualquer maquiagem pode causar diversos problemas se ficar por horas e horas na sua pele.

Então, bora conferir mais detalhe sobre isso para acabar de vez com esse péssimo hábito de ir para a cama sem remover a make?

Por que dormir com maquiagem faz mal para a pele?

Dormir com maquiagem no rosto, principalmente se isso acontece com bastante frequência, pode causar impactos negativos na sua pele a curto e longo prazo, como:

Obstrução dos poros

Os efeitos da maquiagem durante o sono fazem com que os poros da pele não respirem direito, já que entra pouco oxigênio.

Então, uma das consequências disso é a obstrução dos seus poros, que vai impedir que a pele elimine naturalmente as toxinas e o sebo produzido ao longo do dia. Além disso, esse “probleminha” pode levar ainda ao surgimento de cravos e espinhas.

Envelhecimento precoce

Dormir com maquiagem regularmente pode acelerar o processo de envelhecimento da sua pele.

Afinal, os produtos químicos presentes na maioria dos produtos podem causar danos à estrutura dela, podendo te trazer de “presentinho” as rugas e linhas finas. Então, se o objetivo é economizar na dermatologista, já sabe por onde começar, não é? Rs.

Irritação, alergias e mais sensibilidade

Alguns ingredientes presentes em itens de maquiagem podem causar irritação e sensibilidade na sua pele, especialmente se forem deixados por longos períodos de tempo. Dessa forma, isso pode levar a vermelhidão, coceira e até mesmo dermatite de contato.

Atrapalha a renovação da sua pele

Enquanto estamos dormindo, a nossa pele passa por um processo natural de renovação celular. Portanto, dormir com maquiagem pode interferir nesse processo, impedindo que a pele se regenere durante a noite, ficando propensa a ficar mais seca e com rugas.

A maquiagem pode prejudicar a saúde dos olhos?

Se você costuma dormir com delineadores, lápis ou máscaras para cílios, por exemplo, saiba que esse hábito pode prejudicar não só a sua pele, como também a saúde dos seus olhos.

Isso acontece porque eles podem provocar a queda dos pelos (cílios e sobrancelhas), além de facilitar o surgimento de problemas como terçol ou conjuntivites.

Portanto, na hora de retirar a maquiagem, tenha certeza de que não ficaram excessos dentro ou no canto dos olhos, passando um cotonete na região (com cuidado) após a limpeza do rosto.

Qual é a melhor rotina de skincare noturno para não dormir com maquiagem?

Agora que você já sabe as principais razões para não dormir com maquiagem, é hora de aprender como fazer a rotina de skincare para dormir com a pele limpa e saudável.

Use um bom demaquilante

Escolha um demaquilante suave e adequado para o seu tipo de pele, para remover a maquiagem de forma eficaz, sem causar irritação. Além disso, mesmo se a pele já parecer limpa nessa etapa, não se engane, o ritual de limpeza ainda precisa acontecer. Xô, preguiça!

Lave o rosto com sabonete específico para rosto

Após remover a maquiagem com o demaquilante, lave o seu rosto com um sabonete facial para garantir que todos os resíduos sejam removidos.

Aplique um tônico facial

Depois de lavar com o sabonete, é o momento do tônico entrar em cena para eliminar as impurezas que vão estar escondidas nas camadas mais profundas da sua pele. Além disso, ele vai ajudar a regular o pH e desobstruir os poros. Perfeito, sem defeitos!

Finalize com a hidratação

Quando o rosto estiver 100% limpinho, é hora de aplicar um hidratante (em creme ou gel) para manter a pele hidratada durante toda a noite e ajudar na sua recuperação.

Portanto, dormir com maquiagem pode até parecer tentador em um primeiro momento, mas os riscos para a saúde da sua pele não valem a pena, não é?

Então, da próxima vez que bater aquela preguiça, lembre-se do bem que está fazendo para você mesma ao remover a maquiagem. A sua pele agradece!

Foto de Capa: Victor Hughes na Unsplash/Reprodução.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: