Como criar um espaço de relaxamento em casa

Espaço de relaxamento

No meio da correria do dia a dia, ter um cantinho especial em casa para relaxar pode fazer toda a diferença no seu bem-estar. Além disso, um espaço de relaxamento não precisa ser grande ou todo chique, mas precisa apenas ser um lugar onde você se sinta bem e possa se desconectar do estresse. Mas, como criar esse refúgio sem complicações? É o que vamos descobrir!

Foto: L B na Unsplash/Reprodução.

Por que ter um espaço de relaxamento em casa?

Todo mundo merece um lugar para recarregar as energias, e ter um espaço de relaxamento em casa pode ser exatamente o que você precisa para isso. Então, você precisa entender a importância de ter o seu!

Em primeiro lugar, ele ajuda na desconexão do estresse: um cantinho só seu é perfeito para relaxar e ajuda a desconectar do cansaço do trabalho, das preocupações do dia a dia e das redes sociais. Sendo assim, é um lugar onde você pode respirar fundo e simplesmente estar presente.

Além disso, ter um espacinho para relaxar pode melhorar seu bem-estar físico e mental. Afinal, um ambiente tranquilo favorece momentos de introspecção, meditação, oração ou leitura – tudo que contribui para um estilo de vida muuuito mais equilibrado.

Outro ótimo benefício é o aumento da sua criatividade. Afinal, quando você se permite pausar e relaxar, novas ideias e soluções podem surgir de forma mais natural.

Qual o melhor lugar da casa para ser um espaço de relaxamento?

Agora que você já sabe por que ter um espaço de relaxamento é importante, a próxima pergunta é: onde eu devo criar esse cantinho especial pra chamar de meu?

Vamos às dicas de milhões:

Escolha um lugar silencioso

Se for possível, escolha um espaço da casa que seja mais silencioso e longe da agitação. Dessa forma, pode ser um canto da sala, do quarto ou até mesmo uma varandinha. O importante é que seja um lugar onde você se sinta tranquila e possa ficar em paz – mesmo que só por alguns minutos no dia.

Aproveite a luz natural

Se você puder, opte por um lugar que receba luz natural. Afinal, a luz do sol tem um efeito calmante e pode ajudar a melhorar o humor. Porém, se não conseguir, invista em uma iluminação mais suave e acolhedora, como abajures ou luzes de LED amarelados.

Adapte o seu espaço

Não se preocupe se você não tiver muito espaço disponível. Mesmo um cantinho pequeno pode se transformar em um lugar super acolhedor. Por exemplo, um tapete confortável, algumas almofadas e uma manta já são suficientes para criar um ambiente relaxante.

Quais elementos incluir no seu espaço de relaxamento?

Depois de escolher o lugar, é hora de pensar nos elementos que vão compor o seu espaço de relaxamento. Olha só algumas opções simples e acessíveis:

  • Plantas: As plantas são ótimas para trazer um pouco da natureza para dentro de casa e criar um ambiente mais sereno. Elas ajudam a purificar o ar e dão vida ao espaço. Porém, escolha plantas que sejam fáceis de cuidar, como suculentas, lavanda ou samambaias.
  • Aromaterapia: O uso de óleos essenciais pode transformar o ambiente. Por exemplo, lavanda, camomila e eucalipto são ótimas opções para promover relaxamento. Além disso, você pode usar difusores, velas perfumadas ou sprays aromáticos.
  • Música e sons da natureza: Criar uma playlist com músicas calmas ou sons da natureza pode fazer maravilhas pelo seu estado de espírito. Sons de chuva, ondas do mar ou canto dos pássaros são opções que ajudam a relaxar.

Portanto, criar um espaço de relaxamento em casa não precisa ser uma tarefa tão complicada, não é mesmo? Com algumas mudanças simples e elementos que trazem conforto, você pode transformar um cantinho do seu lar em um verdadeiro refúgio de paz e tranquilidade.

Foto de Capa: Shashi Chaturvedula na Unsplash/Reprodução.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: