Estilo minimalista: o que é e como apostar nessa tendência

Você já ouviu falar em estilo minimalista? Esse é um estilo de vida baseado em viver apenas com aquilo que é essencial, seja na alimentação, na decoração ou na moda.

Sim, tem como adotar o minimalismo na forma de se vestir! É justamente sobre isso que falaremos a seguir. Vamos te explicar tudinho sobre o estilo minimalista feminino e como aderir a essa tendência estilosa e consciente. Vem com a gente!

O que é estilo minimalista?

Quando falamos sobre o que é estilo minimalista, é preciso ter em mente que ele é encontrado em diferentes formatos. Na arte, por exemplo, trata-se de um estilo de pintura que privilegia formas geométricas simples, simétricas e puras. Na decoração, priorizam-se linhas retas e cores sóbrias, com poucos elementos decorativos no ambiente.

Já na moda minimalista, a ideia é ter no closet peças essenciais, de boa qualidade, duráveis e versáteis. Tudo isso seguindo a premissa do minimalismo: manter a simplicidade.

Mas calma! Não estamos falando para você tirar tudo o que tem no seu armário e ter só dez peças para usar. O objetivo do estilo minimalista é viver com aquilo que é essencial para a rotina.

É claro que isso é individual: o que é fundamental para uma pessoa pode não ser para outra. Porém, a ideia principal é comprar apenas o necessário para ter diferentes opções de roupas e looks para seus compromissos, apostando em peças coringas para ter mais possibilidades de combinações.

A importância da moda minimalista

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é estilo minimalista na moda, consegue perceber a sua importância, não é mesmo? Com a premissa de “menos é mais”, esse estilo de vida é uma forma de reduzir o consumo excessivo de roupas e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Quem nunca falou a frase “não tenho roupa para usar”, mesmo tendo diferentes opções no closet, que atire a primeira pedra! Ao adotar um estilo minimalista, mudando a nossa percepção do que é realmente necessário comprar e investindo em peças coringas e versáteis, conseguimos evitar desperdícios.

Estilo minimalista na moda: 4 dicas para quem quer começar

Ficou interessada nesse estilo de vida? Para te ajudar a dar os primeiros passos, separamos quatro dicas essenciais para criar looks minimalistas, elegantes e muito estilosos para diferentes ocasiões. Confira!

1. Aposte em peças simples e clássicas sem perder o estilo

Entre as sugestões para criar looks minimalistas femininos está apostar em peças simples e clássicas, porém estilosas. Afinal, queremos nos sentir lindas e poderosas, não é?

Para isso, a ideia é investir em peças que nunca saem de moda. Assim, você garante itens que harmonizam com qualquer época, estação e tendência. É o caso de casacos e calças de alfaiataria (para um visual mais formal), calças jeans (para algo mais casual), camisetas e blusas lisas, suéteres, saias longas e curtas em tons únicos.

Tem como aderir ao minimalismo na moda íntima também? É claro que sim! Modelos de calcinha e sutiã, como biquíni, tanga brasileira, fio-dental, push-up, meia-taça e top, são alguns dos exemplos que estão sempre em alta. Vale a pena colocar no seu closet!

2. Invista em peças versáteis para fazer diferentes combinações

Já que a ideia é ter apenas o essencial, nada melhor do que investir em peças de roupas coringas. Elas vão te ajudar a criar uma grande variedade de looks para diferentes ocasiões e estações.

O segredo para isso é apostar em itens em cores neutras, como o preto, branco, bege, azul-marinho e marrom. Esses são tons que vão bem com tudo, inclusive com outras peças coloridas. Também são perfeitos para criar visuais monocromáticos, como o all black e all white que tanto amamos.

Um exemplo de peça coringa para diversos looks é o body. Ele pode ser usado com saias, calças, shorts, jaquetas, casacos, em compromissos mais casuais e mais formais também. Dê uma conferida nas opções das coleções Happy, Love Stories Renda e Lovely Shape – Infinity, por exemplo!

3. Use itens coloridos que combinem entre si

Se você é fã de um look mais divertido e não tão sóbrio, também é válido apostar em peças coloridas, além dos tons mais neutros. O segredo para criar looks incríveis é combinar cores que harmonizem entre si.

Que tal apostar na tendência color block, unindo-a às premissas do minimalismo? Nessa trend, cores fortes e vibrantes são usadas para compor o look, misturando tons contrastantes ou complementares. Falamos mais sobre essa moda recentemente no blog, confira!

4. Aposte em tecidos que te deixam confortável

Uma das ideias do minimalismo é apostar em peças duradouras e que vão ser usadas em diferentes looks. Então, nada mais justo do que apostar em peças confortáveis. Por isso, invista em tecidos que vão te deixar confiante, segura e com a sensação de bem-estar tão merecida.

A microfibra é um ótimo exemplo. Esse é um tecido leve e com toque suave à pele, além de respirável, ou seja, que leva a umidade de dentro para fora. É possível encontrá-lo em diversas peças de roupas, incluindo calcinhas e sutiãs — dê uma olhadinha na coleção Touch.

Se você é fã de renda, apostar em lingeries, pijamas e bodies feitos desse tecido é uma boa sugestão. Além de te deixar confortável, você ainda conquista um look elegante e com um toque de sensualidade. Confira as opções da coleção Love Stories Renda para se inspirar!

Continue por dentro das últimas tendências de moda!

Gostou das nossas dicas para aderir ao estilo minimalista? Esperamos que te ajude a ter inspiração para criar seus novos looks! Para conferir as últimas tendências e lançamentos da HOPE, continue acompanhando o blog Loucas por Lingerie!

Por aqui, você também encontra vários conteúdos sobre comportamento feminino, amor, sexo e empoderamento. Chame as amigas e compartilhe seus conteúdos favoritos com ela!