Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Como evitar a acne adulta? Dicas para prevenir e tratar o problema

acne adulta

Apesar da acne ser muitas vezes associada à adolescência, infelizmente ela pode também afetar a pele dos adultos, conhecida como “acne adulta” ou “acne depois dos 30”. Não, o brasileiro não tem paz, rs.

Foto: engin akyurt na Unsplash/Reprodução.

Ela é uma condição comum, porém muitas vezes frustrante, que pode surgir devido a uma variedade de fatores. Então, se você está enfrentando esse problema, vem conferir o que pode estar causando isso e algumas dicas de como manter a sua pele linda e saudável.

O que pode causar a acne adulta?

A acne adulta pode ser causada por diversos motivos, incluindo alterações hormonais (como síndrome do ovário policístico), questões emocionais (como o estresse), predisposição genética, dieta desequilibrada, tabagismo, uso de produtos inadequados para a pele e, até mesmo, o uso excessivo de maquiagem.

Dessa forma, esses fatores podem provocar o aumento da produção de sebo, obstrução dos poros e proliferação bacteriana, resultando no surgimento de espinhas, cravos e lesões inflamatórias na sua pele.

Quais são as melhores estratégias para prevenir a acne adulta?

A sua pele precisa de todo o cuidado e atenção no dia a dia para evitar que a acne chegue. Vem conferir algumas dicas que podem ajudar:

Mantenha uma rotina de cuidados com a pele

Essa rotina de higiene é um hábito fundamental para prevenir a acne adulta.

O ideal é que você lave o rosto pela manhã e antes de dormir com um sabonete adequado ao seu tipo de pele, que ajude a controlar a oleosidade. Depois do sabonete, não se esqueça do tônico adstringente, que vai ajudar a finalizar a limpeza e “enxugar” a oleosidade.

Além disso, dermocosméticos com zinco, ácido salicílico e ácido lacto biônico em sua composição são ótimas opções, já que eles ajudam na redução do processo inflamatório, no controle da produção de sebo e na hidratação.

Outra dica é você evitar usar produtos e maquiagens pesadas e gordurosas, que podem obstruir os poros e o aumentar a oleosidade, levando à formação da acne.

Faça uma boa hidratação

Mesmo se você tiver pele oleosa, é importante fazer a hidratação dela corretamente e todos os dias.

Sendo assim, dê preferência por hidratantes livres de óleo e não comedogênicos, que ajudam a manter a umidade sem prejudicar a pele. Além disso, géis, séruns e outros produtos mais leves são os ideais para quem tem pele oleosa.

A hidratação adequada equilibra a produção de sebo e reduz a inflamação, prevenindo assim o surgimento da acne.

Evite toques excessivos na pele

Evite tocar ou espremer as espinhas, pois isso pode espalhar as bactérias e piorar – ainda mais – a inflamação. Além disso, evite apoiar o rosto nas mãos, já que isso pode transferir sujeira e óleo para a pele, aumentando o risco de surgirem espinhas.

Reduza o seu estresse ao máximo

Você sabia que viver estressada pode desencadear o surgimento da acne adulta? Pois é, é isso mesmo que você leu. Portanto, é importante encontrar maneiras saudáveis de gerenciar o estresse na sua vida.

Vamos para as dicas que parecem ser óbvias, mas muitas pessoas acabam deixando de lado no dia a dia?

Pratique técnicas de relaxamento, como meditação e yoga, ou simplesmente reserve um tempo para hobbies e atividades que você faz com prazer. Sobre praticar exercícios físicos com frequência, não precisamos nem dizer, né? São indispensáveis.

Pode acreditar, isso tudo vai ajudar a reduzir os níveis de estresse e melhorar a saúde da sua pele.

Como tratar a acne adulta?

Se você já está enfrentando a acne adulta, a boa notícia é que existem várias opções de tratamento disponíveis, incluindo medicamentos tópicos, orais, procedimentos dermatológicos e terapias complementares.

No entanto, é muito importante consultar um dermatologista para avaliar a gravidade da acne e determinar o melhor plano de tratamento para as suas necessidades individuais.

Quais alimentos incluir na dieta para ajudar a combater a acne adulta?

Consumir alimentos ricos em licopeno, vitamina C, zinco e B3, como espinafre e brócolis, faz com que a inflamação da acne seja reduzida. O chá verde também pode ser um grande aliado da sua pele devido ao seu alto poder antioxidante no organismo.

O óleo de peixe (ômega 3) também é uma substância essencial e deve ser consumido diariamente, pois sua ação anti-inflamatória tem um impacto positivo nas espinhas.

Além disso, consuma baixos níveis de carboidrato e invista em proteínas magras, grãos integrais, orgânicos, legumes, vegetais, frutas, feijões e lentilhas, pois eles podem amenizar o problema da acne adulta.

Porém, não se esqueça de que você precisa também evitar consumir alimentos ricos em açúcar, gorduras saturadas e laticínios, que podem desencadear inflamações e aumentar a produção de sebo na pele.

Lembre-se sempre de cuidar da sua pele com carinho e paciência, e não deixa de buscar ajuda profissional, sempre que necessário 😉

Foto de Capa: engin akyurt na Unsplash/Reprodução.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: