Como evitar o temido frizz nos cabelos em dias úmidos?
Postado 1 de março de 2025 em Beleza por Ana Beatriz Cardo

Você sai de casa com o cabelo incrível, mas basta dar alguns passos na rua e pronto: os fios começam a arrepiar, o volume foge do controle e o frizz dá as caras. Se essa cena te parece familiar, saiba que você não está sozinha! Afinal, o frizz nos cabelos é um dos maiores desafios da mulherada – principalmente nos dias úmidos.

No entanto, a umidade não precisa ser sua inimiga, já que existem truques simples e produtos certos que ajudam a manter o cabelo alinhado e livre do efeito arrepiado!
Por que o frizz nos cabelos aparece em dias úmidos?
O frizz nos cabelos dá as caras quando os fios absorvem a umidade do ar de forma descontrolada. Então, basicamente isso acontece porque:
- Cabelos ressecados tentam buscar hidratação no ambiente. Portanto, quanto mais seco o fio, mais ele absorve água e fica arrepiado.
- Fios porosos têm as cutículas abertas, o que facilita a entrada de umidade e gera o “efeito elétrico”.
- Eletricidade estática faz com que os fios fiquem desalinhados e se afastem uns dos outros.
Ou seja, o segredo para evitar o frizz nos cabelos está em manter os fios bem hidratados, protegidos e com as cutículas seladas.
Como evitar o frizz nos cabelos em dias úmidos?
Agora, vamos ao que interessa: como evitar o problema!
Aposte em produtos antifrizz
O primeiro passo para blindar os fios contra a umidade é escolher os produtos certos. Shampoos hidratantes, condicionadores nutritivos e máscaras capilares ajudam a manter a hidratação equilibrada. Além disso, finalize com um leave-in antifrizz para criar uma barreira contra a umidade.
Use óleos capilares para selar as cutículas
O óleo capilar é um aliado poderoso para manter os fios alinhados. Dessa forma, escolha opções como óleo de argan, coco ou abacate para nutrir os fios e criar um escudo protetor contra a umidade. Por exemplo, você pode aplicar algumas gotinhas depois de secar o cabelo ou ao longo do dia para manter o brilho e reduzir o frizz.
Evite pentear o cabelo seco
Pentear os fios secos pode causar eletricidade estática e intensificar o frizz. Então, se precisar ajeitar os cabelos ao longo do dia, prefira usar os dedos ou uma escova de cerdas naturais com um pouco de óleo ou leave-in.
Finalize com secador de ar frio
Agora, se você seca o cabelo com secador, finalize sempre com um jato de ar frio. Afinal, isso ajuda a selar as cutículas e evita que os fios fiquem desalinhados. Se possível, use um protetor térmico antifrizz antes de secar os cabelos.
Invista em hidratação regular
Cabelos bem hidratados sofrem menos com o efeito da umidade. Portanto, faça uma hidratação profunda pelo menos uma vez por semana com máscaras nutritivas e umectação com óleos vegetais.
Escolha tecidos certos para travesseiros e toalhas
Por fim, acredite ou não, o material do seu travesseiro pode influenciar no frizz nos cabelos! Sendo assim, dê preferência por fronhas de cetim ou seda, que reduzem o atrito e evitam o embaraço dos fios durante a noite. Além disso, ao secar o cabelo, evite esfregar a toalha – prefira tecidos de microfibra ou até mesmo uma camiseta de algodão.
O que evitar para não aumentar o frizz nos cabelos?
Além de seguir as dicas aqui de cima, é importante evitar alguns hábitos que podem piorar o frizz nos cabelos:
- Lavar o cabelo com água muito quente, pois resseca os fios e abre as cutículas.
- Exagerar no uso de chapinha e secador sem proteção térmica.
- Esquecer de aplicar finalizadores hidratantes antes de sair de casa.
- Usar pentes de plástico, que aumentam a eletricidade estática.
Viu só? Com pequenas mudanças na rotina é super possível manter os fios comportados e livres do tão indesejado frizz, mesmo nos dias mais úmidos! Agora, é só colocar as dicas em prática!
Foto de Capa: Yoann Boyer na Unsplash/Reprodução.