Geração Z: saúde e equilíbrio em pauta

Festas que acabam mais cedo, menos consumo de álcool, busca por empregos que preservem a saúde mental, a Geração Z parece estar cada vez mais em busca de uma vida mais saudável! 

Fonte: Unsplash/Reprodução. Foto de: Thought Catalog

As diferenças entre gerações foi um assunto em alta nos últimos tempos, dando inclusive, razão ao meme “cringe” julgando com esse adjetivo atitudes dos Millennials consideradas antepassadas pela Gen Z

Esse post pode te ajudar a compreender um pouco sobre essas gerações e como a Geração Z tem se destacado quando o assunto é saúde e equilíbrio.

Mas, afinal, quais são as gerações? 

Até o momento temos seis gerações! E aposto que você não sabia que existiam tantas 😂

Então, vamos falar um pouco sobre algumas dessas gerações que possuem características relevantes para o contexto, e trazer algumas informações sobre elas! 

As chamadas “gerações” são termos dados a alguns grupos vivendo em determinado momento social. Assim, essa classificação serve para tracar algumas características e compreender melhor cada grupo.

Nesse sentido, temos primeiro, a Baby Boomer! Em um contexto de  pós guerra, houve aumento significativo de bebês nascendo, por isso o termo boom. Uma das grandes características dessa geração é a estabilidade. De modo que, por conta dos conflitos recentes, buscavam paz e tranquilidade através da disciplina. Essa geração compreende os nascidos entre 1946 e 1954.

Depois disso temos a Geração X, que possui vários pontos que se parecem com a Baby Boomer. Buscavam encontrar o seu lugar e a liberdade. Assim, quem faz parte dessa geração nasceu até o ano de 1980, acompanhando já um avanço tecnológico. 

A Geração Y, ou os chamados Millennials, já cresceram em um período de grande transformação e evolução, estando, portanto, mas adaptáveis a mudanças! É uma geração que em termos de trabalho, já sofreu grandes reflexões e não possui mais os mesmos moldes de estabilidade que a Baby Boomer, por exemplo. 

E chegamos então na Geração Z! A primeira geração nascida com a internet! Ou seja, essa geração, literalmente, já nasceu conectada! Agilidade, dinamismo, rapidez e processamento rápido, essas são algumas características de quem nasceu a partir de 1997!

O que define a geração Z? 

Pelo fato de já terem nascido em um mundo governado pela tecnologia, essa geração consome muita informação! E diferente das gerações anteriores, a capacidade de processar essas informações e repassa-las, é ainda maior. 

Também podemos notar que a Geração Z possui uma preocupação social e ecológica! São assuntos que parecem já estar presentes em seu dia a dia desde muito novos.

A preocupação com a saúde é um fator que chama bastante atenção nessa geração! Parecem estar ligados com a responsabilidade de se cuidar desde jovens, evitando inclusive, alguns hábitos das gerações anteriores e buscando mudanças reais.

A alimentação saudável é uma de suas preocupações. Sucos detox, saladas, e  alimentação voltadas ao veganismo e vegetarianismo são muito vistas!

Outro assunto importante de notar, é a relação com sua saúde mental! Parecem estar muito mais engajados em atividades que elevam a forma como se sentem. Há um aumento de atividades como yoga, pilates e exercícios físicos no geral.

E ainda, um fator que é visível, é a mudança na forma de enxergar as relações de trabalho. Podemos perceber que as novas gerações vem questionando a ideia da estabilidade e buscando mais atividades de bem-estar e que cumpram realmente algum propósito.

Isso mostra que com o passar dos anos a tendência é que a flexibilidade dessas relações aumentem e que essa geração possa encontrar o verdadeiro equilíbrio entre vida pessoal, saúde e emprego! 

Como lidar com as diferentes gerações?

É interessante observarmos as diferenças geracionais com cuidado e buscar sempre o diálogo inter geracional! Isso porque, todas as gerações possuem muito a agregar e muito a aprender.

É certo que os Baby Boomers podem nos ensinar muito sobre a importância da disciplina e da responsabilidade, que a Geração X tem muito a agregar quando o assunto é buscar ideais, os Millenials com sua coragem ao questionar antigos padrões e a Geração Z, mostrando que o que querem é possível de ser alcançado, vivenciado várias realidade ao mesmo tempo.

Muito se fala sobre a preocupação com o uso excessivo da Internet pela geração Z, a dificuldade de concentração frente a tantas distrações, mas podemos também observar os avanços que vem sido construídos em cima dos valores criados.

Então, nada de se achar superior porque acredita que sua geração é a melhor. Todos podemos encontrar pontos a melhorar e a contribuir também. E você, sabia que existiam tantas gerações e que existiam tantas diferenças?

Foto de capa: Unsplash/Reprodução. Foto de: Bruce Mars

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: