Como criar hábitos financeiros saudáveis e poupar mais

Hábitos financeiros

Sabe aquela sensação de que o dinheiro some rapidinho e você mal percebe para onde ele foi? Pois é, não é só com você que isso acontece. Mas, acredite: organizar as finanças pode ser mais fácil do que parece, e o melhor, sem dor de cabeça! Para isso, basta você criar hábitos financeiros saudáveis – essenciais para economizar e ter mais tranquilidade na hora de lidar com o amado dimdim.

Foto: Vitaly Gariev na Unsplash/Reprodução.

Quais são os primeiros passos para criar bons hábitos financeiros?

Em primeiro lugar, que tal dar uma olhada de verdade nas suas despesas? Saber exatamente para onde seu dinheiro está indo é fundamental para começar. Então, anote tudo o que você gasta e veja onde pode dar aquela segurada. A boa e velha planilha ou apps de controle financeiro podem ser super úteis aqui.

Além disso, outro passo importante para ter bons hábitos financeiros é definir metas: o que você quer conquistar financeiramente? Uma viagem, um curso novo, ou talvez aquela reserva de emergência tão sonhada?

Assim, com um objetivo claro, fica mais fácil direcionar seus esforços e focar no que realmente importa, sem perder a motivação no caminho.

Como controlar os gastos do dia a dia?

Agora que você já sabe para onde o dinheiro está indo, é hora de segurar a onda nos gastos do dia a dia. Sabe aquele iFood que você sempre merece ou o Uber que custa só 20,00? Sim, tudo isso vai somando e vira uma bola de neve no final do mês.

Então, pare e pense se você realmente precisa ter esse gasto ou se não vale mais a pena comer o que já tem em casa, por exemplo.

Outra dica legal é separar uma quantia fixa para cada tipo de despesa – como lazer, alimentação e transporte. Dessa forma, você tem um controle maior e consegue ver com clareza onde está gastando mais do que deveria.

Como poupar mais dinheiro no mês?

Poupar dinheiro não precisa ser uma missão tão difícil, viu? Por exemplo, você pode começar definindo uma porcentagem do seu salário que será reservada todo mês para uma conta separada.

Para isso, muitos bancos hoje em dia já tem a opção de “caixinhas” ou “cofrinhos”. Assim, você vai criar o hábito de economizar sem nem sentir. E, claro, quanto antes você fizer isso, melhor!

Além disso, em dia de supermercado, por exemplo, faça uma lista no seu bloco de notas com todos os itens que devem ser comprados. Dessa forma, vai evitar colocar no carrinho compras desnecessárias – principalmente se você estiver com fome, rs.

Como montar uma reserva de emergência?

Sem dúvidas, um dos melhores hábitos financeiros é você criar um fundo de emergência. Afinal, ele serve para cobrir qualquer imprevisto sem atrapalhar seus planos de vida. Então, a dica de milhões aqui é: comece devagar, mas comece! Separe uma quantia todo mês até atingir um valor que cubra de três a seis meses das suas despesas.

Além disso, deixe esse dinheiro guardado em um lugar onde ele renda, mas que seja fácil de acessar caso precise. Isso vai garantir que ele esteja sempre disponível quando for necessário.

Como manter bons hábitos financeiros?

Por fim, manter a disciplina pode até ser desafiador, especialmente quando surge aquela tentação enorme de gastar. Mas, com foco e organização, dá para se manter no caminho certo com hábitos financeiros saudáveis. E se rolar um deslize de vez em quando, sem pânico! O importante é retomar o controle e seguir em frente.

Ah, e não esqueça de comemorar suas conquistas! Cada meta alcançada, seja conseguir economizar naquele mês ou bater uma meta maior, merece ser celebrada. Pequenos passos fazem toda a diferença quando o assunto é saúde financeira!

Foto de Capa: Kelly Sikkema na Unsplash/Reprodução.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: