Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Como se livrar de hábitos ruins: dicas práticas para viver melhor

Hábitos ruins

Os hábitos ruins podem se infiltrar nas nossas vidas sem que a gente nem perceba, detonando o nosso bem-estar, saúde e produtividade.

Foto: bruce mars na Unsplash/Reprodução.

Seja roer unhas, procrastinar, não fazer exercícios ou consumir alimentos que fazem mal em excesso, esses padrões podem prejudicar (muito) a nossa qualidade de vida.

Mas não se preocupe, porque existem algumas maneiras que podem ajudar você a se livrar desses hábitos e cultivar um estilo de vida bem mais positivo e saudável. Bora conferir algumas dicas práticas para superar esses maus hábitos de uma vez por todas?

Por que é difícil abandonar hábitos ruins?

Abandonar hábitos ruins pode ser um grande desafio, principalmente porque eles muitas vezes estão enraizados no nosso comportamento diário e são acionados por gatilhos específicos.

Além disso, esses padrões podem oferecer conforto temporário ou alívio do estresse, o que torna ainda mais difícil resistir à tentação de ceder a eles.

No entanto, reconhecer os motivos pelos quais é difícil abandonar esses hábitos é o primeiro passo para conseguir deixar eles de lado.

Como identificar quais são os meus hábitos ruins?

Antes de tudo, é importante que você entenda como funciona a estrutura de um hábito, que é muito bem definida. Em resumo, os hábitos são formados por um gatilho, uma rotina e uma recompensa. O gatilho é o que nos desperta para o hábito, a rotina é o que fazemos e a recompensa é o que ganhamos.

Por exemplo: a academia é o seu gatilho, ter aquele horário para praticar exercícios é a sua rotina e uma recompensa pode ser comer aquela deliciosa barra de chocolate sem o peso na consciência.

Outro exemplo simples: você já viu a cena de um cachorro todo feliz abanando o rabo quando o dono se aproxima com a coleira, certo? Isso acontece porque ele sabe que vai caminhar e pode aproveitar o ar livre para correr e se divertir com outros animais.

Sendo assim, a coleira é o gatilho, a caminhada com o dono é a rotina e a diversão com os outros animais é a recompensa. Para você conseguir mudar seus hábitos ruins, também precisa seguir essa estrutura.

Então, identifique quais são os seus gatilhos mais efetivos, a rotina e a recompensa. Para isso, tire um tempo para refletir sobre sua rotina e observe quais comportamentos podem estar prejudicando sua saúde, felicidade ou produtividade.

Quais estratégias podem ajudar na mudança de hábitos?

Depois de identificar os seus hábitos ruins, é hora de correr atrás para se livrar deles. Confira algumas dicas que podem ajudar:

Estabeleça metas claras

Defina metas específicas e mensuráveis para os novos hábitos que você deseja cultivar. Além disso, faça pequenas mudanças gradualmente.

Por exemplo, se a sua maior vontade é parar de roer unhas, estabeleça o objetivo de não roer nenhuma por uma semana inteira. Se o objetivo é se exercitar mais, tente começar com 3 vezes na semana. E por aí vai…

Identifique os gatilhos

Como já falamos ali em cima, é muito importante que você descubra quais situações ou emoções desencadeiam seus hábitos ruins. Dessa forma, vai conseguir buscar maneiras saudáveis de lidar com eles.

Se você costuma comer junk food quando está estressada, encontre alternativas como praticar exercícios físicos, cozinhar alimentos mais saudáveis (e ainda assim saborosos) ou até mesmo meditar para aliviar o estresse.

Substitua os hábitos ruins por alternativas saudáveis

Em vez de simplesmente tentar parar um hábito ruim, que tal trocar ele por um comportamento mais positivo? Por exemplo, se você tem a mania de passar horas nas redes sociais procrastinando, tente estabelecer um limite de tempo que vai ficar no celular e reserve o tempo restante para atividades mais produtivas ou relaxantes.

Busque o apoio das pessoas que você convive

Compartilhe os seus objetivos de mudança de hábito com amigos, familiares, mozões e todo mundo que estiver na sua vida. Ter o apoio dessas pessoas pode ser incrivelmente motivador e vai te ajudar a manter o foco.

Portanto, ficar livre de hábitos ruins pode ser desafiador, mas é totalmente possível com determinação, paciência e, claro, as estratégias certas. Nunca se esqueça de que cada pequeno passo na direção certa é uma conquista, e sempre celebre seu progresso ao longo do caminho!

Foto de Capa: Caleb George na Unsplash/Reprodução.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: