Lazy Girl Job: a nova tendência de trabalho da geração Z
Postado 4 de abril de 2024 em Comportamento por Júlia Miranda
Hello, hopers! Vocês já ouviram falar em Lazy Girl Job? Então calma que vamos te contar tudo sobre a nova tendência de trabalho que veio com tudo com a Geração Z.
Na tradução literal, é até perigoso o nome que essa modalidade de trabalho recebe, e vou te explicar porque. Traduzindo literalmente o nome seria: trabalho de menina preguiçosa, sim, você entendeu certo.
O que é o Lazy Girl Job?
Depois da pandemia, o home office tomou proporções não esperadas, surgindo como uma necessidade frente a esse momento tão delicado da nossa sociedade, mas que perdura até hoje, abrindo portas para novas modalidades de trabalho remoto.
Com isso, houve uma mudança na forma de enxergar o trabalho. E a nova geração que está começando a entender e fazer parte do mercado de trabalho tem visto essa relação de uma forma diferente. Para a geração anterior, dos seus 26 anos pra frente, o costume aprendido sobre o trabalho era literalmente fazer de tudo para conseguir um bom emprego. E depois de conseguir, batalhar muito para mantê-lo.
Além disso, ao iniciar no mercado de trabalho se deparavam com trabalhos presenciais, com atividades durante todo o dia, para a grande maioria. Então, é uma realidade totalmente diferente do que a enfrentada por essa nova geração.
Isso porque, quem está começando a se encontrar e buscar um emprego agora, encontra um ambiente de trabalho, geralmente, bem mais informal e leve do que era antigamente. E ainda, com flexibilidade antes não existentes.
Ou seja, essa forma de enxergar o trabalho não funciona mais como era anos atrás e isso muda muito a forma com que as pessoas pensam sobre isso. Dito tudo isso, vamos aos fatos, essa nova geração busca empregos menos cansativos fisicamente e emocionalmente.
Além disso, buscam oportunidade flexíveis com as quais possam equilibrar outras coisas que valorizam, como a prática de exercícios físicos, o autocuidado, viagens, e qualquer outra coisa que atue a favor de seu bem-estar.
Será que buscar uma realidade de trabalho flexível, é ser preguiçoso?
Mas a pergunta é: seria essa busca, uma busca por oportunidades de trabalho preguiçosas? Podemos compreender essa consequente mudança de uma forma menos dura, e buscar um equilíbrio e harmonia entre os diferentes pensamentos. Trabalhar, ter senso de responsabilidade, nos preocupar financeiramente com o futuro, são sim, coisas muito importantes.
Mas a verdade é que também temos muito a aprender com quem tem essa fluidez e vontade de buscar por oportunidades que permitam viver também outras coisas importantes da vida.
Além disso, um ponto muito importante a ser destacado, é que hoje, o trabalho remoto ainda não é uma oportunidade de fácil acesso à todos. Mas é interessante pensar, se essa tendência irá ser democratizada e ampliada, sendo o trabalho remoto e flexível a nova forma de trabalhar?
Ainda que muitas pessoas prefiram a flexibilidade no trabalho e um trabalho remoto, não são todas as profissões e área que comportam essa modalidade. Então, é um pouco improvável que uma forma de trabalho substitua a outra.
Mas podemos levar esses debates e conhecimentos sobre essas questões para compreendermos melhor a forma de pensar da nova juventude, e pensar em aprender também, outras formas de viver. Isso, sem deixar de repassar nossos valores, conhecimentos e tantas experiências.
E você, é do time do Lazy Girl Job?
Foto de capa: Unsplash/Reprodução. Foto de: Daria Pimkina.