Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Maio é o mês das noivas: descubra os motivos da tradição

mês das noivas

Você já deve ter ouvido falar que maio é o mês das noivas, né? O casamento sempre foi um daqueles momentos mais esperados nas sociedades antigas e, por isso, a cerimônia é carregada de tradições e simbolismos até hoje. Mas, você sabe de onde surgiu essa associação com o mês de maio?

Foto: Nikki Gibson na Unsplash/Reprodução.

Por que maio é o mês das noivas?

A escolha do mês não foi por acaso: estação, clima e até religião foram essenciais para o quinto mês do ano se tornar o mais tradicional quando se trata do tema “casamentos”. Por isso, agora é a hora de você conhecer alguns dos motivos (e teorias) para isso:

Primavera no Hemisfério Norte

Uma das principais teorias sobre o mês das noivas é a de que essa tradição iniciou lá no hemisfério norte, onde maio é marcado pelo início da primavera.

A estação é considerada importante dentro dos costumes populares, onde a chegada do mês é celebrada com plantas e flores.

Com o tempo, elas foram sendo associadas às cerimônias de casamentos, e acabaram se tornando elementos importantes – e indispensáveis – nos buquês e decorações tradicionais.

Religião católica

Um fator importante que também contribuiu para que maio ganhasse o título de mês das noivas vem do catolicismo.

Isso porque, de acordo com a Igreja Católica, maio é o mês oficial de homenagens à Maria, mãe de Jesus Cristo. Por isso, a data também é conhecida como o “mês das mães”.

Além disso, a ideia da maternidade era muito associada aos casamentos, e se casar em maio era sinal de sorte, pureza, compromisso e fé.

Idade média

Essa é outra teoria muito curiosa sobre a escolha de maio ser o mês das noivas.

Por conta dos dias frios, as pessoas evitavam tomar banhos durante o outono e inverno. Dessa forma, o primeiro banho do ano costumava acontecer somente em maio, época da primavera, com temperaturas já mais altas. E já que todos estariam limpos nesse período – inclusive os noivos – muitos casais escolhiam o mês para se casar.

Inclusive, dizem por aí que a principal função do buquê de noiva, hoje visto como amuleto da sorte, era muito mais do que decorativa, e servia mesmo era para disfarçar o mau cheiro. Eu, hein! Rs.

Quais são as vantagens de se casar no mês das noivas?

Se você está em dúvidas se deve se casar ou não no mês das noivas, vem com a gente, que vamos te contar algumas das vantagens:

  • Maio é o mês das flores, especialmente das flores do campo, como o girassol e a lavanda, que deixam a decoração do casamento ainda mais bonita e romântica.
  • Uma viagem de lua de mel em maio pode ser bem mais econômica, já que é baixa temporada em vários lugares do Brasil e do mundo.
  • Por não ser um mês tão concorrido como dezembro, janeiro e fevereiro, é mais fácil encontrar fornecedores disponíveis para o seu casamento em maio.
  • O clima do mês é bem agradável, com baixo volume de chuvas e temperatura bem amena. Portanto, muito mais agradável para os noivos e convidados.
  • Maio também costuma trazer uma linda luminosidade durante o dia e noites estreladas. Além disso, o cenário natural fica demais nas fotos do casamento!

Mas afinal, quais são os melhores meses para se casar no Brasil?

A verdade mesmo é que não existem melhores ou piores meses para se casar. Afinal, no fim das contas, a escolha da data vai estar ligada ao perfil do casal e estilo de festa que pretendem fazer.

No Brasil, por exemplo, meses como setembro, outubro e novembro são considerados alguns dos preferidos pelos casais por conta da primavera. No entanto, maio permanece na preferência de casamentos realizados no interior do país, onde a tradição do mês das noivas ainda é muito forte, especialmente pelo fator religioso.

Além disso, por questões financeiras, os casamentos brasileiros costumam acontecer com mais frequência durante os meses de dezembro e janeiro. Ou seja, no período das férias coletivas das empresas, e junto com a chegada do 13º salário ou bônus salariais. Errados não estão, né?

E para as noivinhas de plantão que estão de casamento marcado, seja para o mês das noivas ou qualquer outra estação, a boa notícia é que na HOPE você encontra peças incríveis para aproveitar o melhor momento da sua vida elegante e confortável:

Sutiãs para noivas

Calcinhas para noivas

Camisolas para noivas

Foto de Capa: Marius Muresan na Unsplash/Reprodução.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: