Manchas na pele durante a gravidez: como evitar esse problema?

Manchas na pele

As manchas na pele durante a gravidez são uma preocupação comum para muitas mulheres. Essas alterações pigmentares, conhecidas também como melasma ou cloasma gravídico, podem acontecer devido às mudanças hormonais e ao aumento da produção de melanina durante a gestação.

Foto: Arren Mills na Unsplash/Reprodução.

Então, pensando em facilitar a vida das futuras mamães, vamos trazer algumas dicas simples que podem ajudar a prevenir essas manchas no rosto e no corpo durante a gestação. Assim, você vai garantir uma pele o mais saudável e radiante possível durante esse período tão especial.

Como aparecem as manchas na pele das grávidas?

Mesmo com alguns cuidados diários como passar cremes hidratantes e retirar a maquiagem, as manchas na pele podem aparecer de formas variadas e em lugares diferentes do corpo, junto com outros probleminhas básicos, como acne, estrias e produção de suor em excesso.

Locais como o centro da barriga e as auréolas das mamas, por exemplo, são os mais comuns, porém as manchinhas podem surgir também na pele do rosto, colo e braços. Além disso, é comum também nesse período ocorrer o escurecimento das suas pintas e sardas.

O que causa as manchas na pele durante a gravidez?

Alguns fatores podem fazer com que as manchas apareçam por aí no período da sua gestação. Entre eles:

Alterações hormonais

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por uma série de mudanças hormonais, incluindo um aumento nos níveis de estrogênio e progesterona.

Essas alterações podem estimular a produção de melanina, levando ao surgimento de manchas escuras na pele.

Exposição solar

Essa é para quem ama ficar esticada no sol como se não houvesse o amanhã com o objetivo de pegar um bronze: isso pode agravar bastante as manchas na pele durante a gravidez, uma vez que os raios UV também estimulam a produção de melanina.

Por esse motivo, as mulheres grávidas são aconselhadas a evitar a exposição excessiva ao sol e, claro, a usar protetor solar diariamente para proteger a pele.

Predisposição genética

Sim, infelizmente algumas mulheres têm uma predisposição genética para desenvolver as temidas manchas na gestação.

Se você tem histórico familiar de melasma ou cloasma gravídico, é importante já saber desse fator de risco e tomar medidas preventivas junto com a sua médica.

Como evitar e tratar as manchas na pele na gestação?

Como já antecipamos ali em cima, para prevenir o surgimento de manchas na pele, o primeiro e mais importante passo é o uso do filtro solar, todos os dias, além de evitar grandes exposições ao sol.

Você pode também tentar utilizar produtos naturais que possuem ativos clareadores – e claro, que sejam permitidos na gravidez e autorizados pela sua médica ou dermatologista.

Outra boa dica para evitar o problema é não fazer depilação com cera quente, que pode causar manchas e escurecer mais ainda as regiões sensíveis, como o buço.

Ah, hidratar a pele diariamente com loções ou cremes suaves também podem ajudar muito a manter a barreira de hidratação da pele e minimizar a secura e a irritação.

Já o tratamento para as manchas deve ser iniciado somente após a amamentação, e ele vai depender do tipo e grau da sua mancha. Algumas alternativas como peelings, sessões de laser, cremes e óleos são as mais indicadas no combate às manchas.

Mas lembre-se de nunca fazer nada sem antes conversar com um profissional da sua confiança, combinado?

As manchas na pele durante a gravidez podem ser frustrantes, mas felizmente existem essas diquinhas que você pode colocar em prática para prevenir e, ao menos, minimizar seu aparecimento. Siga uma boa rotina de cuidados e sempre priorize cuidar de você mesma, para aproveitar esse momento especial da vida da melhor forma possível!

Foto de Capa: freestocks na Unsplash/Reprodução.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: