Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Medo de deixar ir? Entenda porque é tão difícil sair de uma relação

Termino de relação

Já esteve em uma relação em que você sentiu que o melhor a fazer era deixar o outro seguir o seu caminho? Mas junto com esse sentimento, vários outros tomam conta: a apego pelo conforto de vários anos juntos, o medo de ficar sozinha, e o excesso de preocupação sobre essa decisão ser a mais correta.

Talvez você esteja vivendo isso agora mesmo. Então, esse post é para te ajudar a entender porque esse medo de deixar as coisas fluirem no ciclo natural, que as vezes acaba sendo a melhor opção.

Por que tenho medo de terminar o relacionamento?

O medo de sair de um relacionamento pode vir acompanhado de vários motivos, e nem sempre é fácil reconhecê-los. Então vamos citar alguns desses motivos para te ajudar a compreender melhor o que pode estar acontecendo.

Primeiro, o mais comuns dos problemas enfrentados por mulheres na hora de terminar uma relação, é o medo de se sentir sozinha. Pense um pouco, qual foi a última vez que você ficou sozinha? Se você está em uma relação há muitos anos, a quantidade de tempo pode ser assustadora.

Mas é comum esse sentimento de desconforto em estar com nossa própria companhia, porque muitas vezes não nos reconhecemos mais, nem sabemos do que gostamos e o que realmente pensamos.

Se o relacionamento não foi construído em uma dinâmica saudável em que você se sentisse ouvida, respeitada e continuasse cultivando suas vontades e valores, pode ser que grande parte dessas características suas tenham se perdido.

O fato, é que, ainda que dê medo, essa jornada de reencontro pode ser muito confortante, e se você não está decidida a terminar seu relacionamento, buscar se aproximar de você mesma pode inclusive melhorar essa relação.

Outro ponto muito comum que traz esse medo de terminar um relacionamento é o apego. Muitas vezes estamos tão acostumadas a estar nessa relação que o apego à rotina, à pessoa e à vida que vocês levam, pode tornar muito mais difícil de deixar tudo isso pra trás.

Como ter segurança para sair de uma relação?

O primeiro ponto é para te tranquilizar. Calma, você não é a primeira pessoa ao se encontrar nessa situação. Muitas mulheres já sentiram isso algum desses sintomas, antes de terminar um relacionamento.

E muitas vezes, principalmente para mulheres que carregam a maior parte das responsabilidades de uma relação, pode acabar sentindo que estão falhando algo. Mas, é preciso que você abandone essas crenças e permita-se se ouvir.

Isso porque, envoltas nesse sentimento, é possível que você não esteja enxergando com clareza as causas dessa vontade de sair dessa relação. E abrir os olhos para as coisas como realmente são, pode facilitar esse processo.

Então as vezes quando estamos diante de uma decisão, a acabamos romantizando e idealizando algumas coisas que na realidade não são bem assim. Então tente separar a realidade, daquilo que você imagina que é.

Outro passo muito importante, caso você esteja decidida a deixar essa relação pra trás e tomar de fato essa decisão, é procurar ajuda de um terapeuta. A terapia pode te ajudar a se fortalecer e melhorar sua relação com você mesma.

Outra coisa que pode te ajudar é aproximar-se de pessoas que te amam e querem seu bem. Esse é um apoio que pode te dar muito mais estabilidade e segurança para seguir com sua decisão sabendo que terá todo o super necessário.

E por fim, mas não menos importante: aproxime-se de você durante esse processo. Lembre-se de que você deve ser a pessoa mais importante de sua vida e deve se priorizar. Aposte em atividades que te façam bem, comece outras e ocupe seu tempo como coisas que elevam seu bem-estar.

Foto de capa: Unsplash/Reprodução. Foto de: Kelly Sikkema.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: